Boas pessoal, tenho uma duvida e queria a vossa opinião.
Estou a electrificar um quadro, com parte de potencia alimentado pela rede (400V), e os comandos (230V) são alimentados por uma UPS. Ora em muitos quadros que já elaborei e em outros de outros fabricante que já vi, usei fio de cor LARANJA para contacto #livre de tensão", ou seja de fonte externa, mas o dono de obra deste quadro pediu-me que usa-se o fio de cor LARANJA para os comandos a 230V da UPS, argumentando que se tratava de uma FONTE EXTERNA. Mas o quadro tambem recebe outras tensões que vêm ao quadro fazer aquisição de sinais, então como vou destinguir estas TENSÕES??????? Se um tecnico fizer uma intervenção no quadro, desliga a UPS que alimenta os comandos e deduz que não tem mais condutores activos porque todos os os fios LARANJA seram 230V da UPS que estará desligada. Qual a vossa opinião sobre a cor de fio a utilizar para os 230V da UPS, eu sempre usei fios de cor vermelho para os 230V depois de transformador ou UPS. A norma maquina diz "Encravamentos Externos Laranja". muito vago, como a UPS fica no exterior do quadro, será considerado "EXTERNO"????
-- Outra duvida é: O corte geral do quadro não corta a saida da UPS mantendo os comandos com tenão socorrida mesmo com o geral desligado. A instalação tem uma botoneira de emergencia que activa uma bobine MX para corte geral da instalação, e os comandos neste caso têm sempre 230V, o que eu não acho correcto, mas "quem manda pode". No meu entender acho que quando se desliga o corte geral, corta todas as partes vivas da instalação, utilizando a UPS apenas quando haja interrupção do fornecimento da EDP.
Por favor agradecia a vossa opinião, pois no meu ver tecnico acho que estou a cometer um grande erro e até a por em causa a segurança de pessoas.
cores de fios quadro electrico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 set 2010, 11:02
-
- Curioso
- Registado: 08 abr 2009, 19:29
Re: cores de fios quadro electrico
Boas,
Atenção à regulamentação em vigor!!!
Todas as situações estão não conformes.
Atenção à regulamentação em vigor!!!
Todas as situações estão não conformes.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 set 2010, 11:02
boas,.
Pois.... Qual regulamento???? É que estou farto de pesquisar e nao encontro nada de possa ajudar.

Pois.... Qual regulamento???? É que estou farto de pesquisar e nao encontro nada de possa ajudar.

Boa tarde,
Frequento outro forum sobre automação e controlo e lá apareceu um tópico que sugeria as seguintes ligações:
1. Power - Black
2. Neutral - Light blue
3. Protection - green-yellow
4. Control volts 220V Ac-Red
5. Control Volts 24V AC-Red
6. Control Volts 24 V DC- dark blue
7. Analog Input - White
8. Analog output - Violet
9. Digital Input - Brown
10.Digital Output - Grey
11.External voltage(dry contact signals)-orange
11.Ex -i/d -blue (separated)
Also the terminal blocks are to be grouped as follows.
1. Power - X1
2. Protection - ground bus The ground bus is insulated from the panel back plate and back plate separately earthed to the busbar.
3. Control volts 220V Ac-X2
4. Control Volts 24V AC- X2
5. Control Volts 24 V DC-X3
6. Digital Input - X41
7. Digital Output - X42
8. Analog Input - X43
9. Analog output - X44
10.External voltage (dry contact outputs)- X5
11.Ex -i/d - X6 (separated)
Poderá não responder à sua dúvida mas fica registada a informação.
Cumprimentos
Frequento outro forum sobre automação e controlo e lá apareceu um tópico que sugeria as seguintes ligações:
1. Power - Black
2. Neutral - Light blue
3. Protection - green-yellow
4. Control volts 220V Ac-Red
5. Control Volts 24V AC-Red
6. Control Volts 24 V DC- dark blue
7. Analog Input - White
8. Analog output - Violet
9. Digital Input - Brown
10.Digital Output - Grey
11.External voltage(dry contact signals)-orange
11.Ex -i/d -blue (separated)
Also the terminal blocks are to be grouped as follows.
1. Power - X1
2. Protection - ground bus The ground bus is insulated from the panel back plate and back plate separately earthed to the busbar.
3. Control volts 220V Ac-X2
4. Control Volts 24V AC- X2
5. Control Volts 24 V DC-X3
6. Digital Input - X41
7. Digital Output - X42
8. Analog Input - X43
9. Analog output - X44
10.External voltage (dry contact outputs)- X5
11.Ex -i/d - X6 (separated)
Poderá não responder à sua dúvida mas fica registada a informação.
Cumprimentos