Tensão reduzida no condutor fase 230V

Responder
_boss_
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 set 2010, 19:11

Tensão reduzida no condutor fase 230V

Mensagem por _boss_ »

Boas!

Estive a criar mais um circuito no quadro eléctrico, pelo que passei dois condutores H07V-U (fase e neutro) de 2,5mm2 desde o respectivo até ao destino. O novo circuito está protegido com disjuntor de 16A no quadro eléctrico. Os fios passam por tubagem, já um pouco "cheia" e partilhada com 2 circuitos de iluminação e 1 de tomadas.
O que se passa é o seguinte, actualmente o circuito ainda não tem nenhuma carga ligada, e com o disjuntor desse circuito desligado, no final do circuito e também num ponto intermédio (onde tive de interromper o cabo e colocar ligadores) aparece uma tensão de cerca de 33V. No entanto se desligar 1 disjuntor de um dos circuitos de iluminação que passam pela mesma canalização, fico com cerca de 11V e se desligar o outro com cerca de 20V. Essa tensão desaparece quase por completo, desligando esses dois disjuntores, ficando apenas com 2V, esses 2V só desaparecem quando desligo o disjuntor do circuito de tomadas que partilha alguns troços de tubagem com este novo circuito.
De referir que esta tensão apenas surge no condutor de fase, pois durante estes testes o neutro estava ligado ao barramento (provavelmente se o desligar de lá, também deve aparecer a respectiva tensão...). De notar que praticamente não existiam cargas ligadas a estes circuitos que partilham a tubagem.
A mim parece-me um problema do isolamento destes condutores (marca Miguélez) ou então será normal devido a existirem muitos condutores por tubagem (existem alguns troços onde chegam a passar 7 condutores e o tubo julgo ser de 16mm)?
Tenho algum receio que isto possa não ser normal, e gostava de tirar a limpo, pois este circuito vai ser importante, dado que irei ligar uma placa de indução.

Agradeço a vossas contribuições
Obrigado
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Tensão reduzida no condutor fase 230V

Mensagem por ohmico »

Boas,

pelo que descreve não tem uma instalação eléctrica mas sim uma molhada, (tubos com sete condutores?).

O que deveria fazer era contratar um técnico para verificar o estado da sua instalação, pois não pode andar a enfiar mais circuitos nas canalizações já

existentes.

Só respeitando algumas condições e se o tubo estivesse sobre-dimensionado o poderia fazer.

ohmico
oalentejano
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2008, 00:02
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por oalentejano »

Isso é tensão "fantasma", criada por indução electromagnética, desligue os dois circuitos que estão a passar no mesmo tubo que esse, verifique que a tensão já desapareceu. É a magia da electricidade.
Cumprimentos do Alentejo.
_boss_
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 set 2010, 19:11

Mensagem por _boss_ »

Boas!
Conforme referi no post, ao desligar os circuitos que partilham a mesma tubagem, a tensão desaparece... no entanto, de referir que não existiam cargas significativas "penduradas" nesses circuitos (julgo que na altura, na pior das hipóteses, 100W...) daí a minha "surpresa".
Para além de um eventual aquecimento nos condutores, no caso de ligar cargas elevadas, que outras consequências posso ter com esta instalação?
Obviamente tenho consciência que são demasiados condutores numa tubagem, pois a instalação ainda é do tempo que os circuitos das tomadas partilhavam as caixas de derivação da iluminção.

Obrigado

oalentejano Escreveu:Isso é tensão "fantasma", criada por indução electromagnética, desligue os dois circuitos que estão a passar no mesmo tubo que esse, verifique que a tensão já desapareceu. É a magia da electricidade.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”