Circuito de Tomadas alimentadas a 20A

jmfarinha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 set 2007, 17:39

Circuito de Tomadas alimentadas a 20A

Mensagem por jmfarinha »

Ola

Eu dou ja aqui uma resposta, nao pode ser aplicado dijuntores de 20A para circutos de tomadas.... digam onde ha a venda tomadas monofasicas que suportem 20A? Pelo cabo nao ha problema...mas sim nas tomadas....
Nefelim

Re: Circuito de Tomadas alimentadas a 20A

Mensagem por Nefelim »

Olá

Tens razão

Um abraço
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

jmfarinha Escreveu:Ola

Eu dou ja aqui uma resposta, nao pode ser aplicado dijuntores de 20A para circutos de tomadas.... digam onde ha a venda tomadas monofasicas que suportem 20A? Pelo cabo nao ha problema...mas sim nas tomadas....

Desculpa discurdar totalmente

Vamos por fases

1º O objectivo do disjuntor é proteger a secção de cabo e não a capacidade da tomada, pois o circuito pode ter 25A e estar a alimentar 6 ou 7 tomdas, não é normal, mas é tecnicamemte viavel.

2º Não fui verificar o catalogo, mas tenho quase a certeza que a Legrand tem tomadas com capacidade de 20A na serie Mosaic 45 e penso que tb existem na electroceramica.

3º Caso encontres tomadas para 20A ou queiras reforçar um circuito que alimenta várias tomadas, não te esqueças de verificar a dimensão do cabo (para 20A deverá ser de 4mm)

Um abraço
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Se há tomadas para 20 A já se pode aplicar disjuntir de 20 A e dispor por circuito de 20x230V=4600 W 4,6 KW

Um abraço
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

OLá

Eu não sei se há ou não

Mas os guias técnicos recomendam 16 A
Isso fica para os projectistas esclarecer

Um abraço
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

Olá a todos,
Como eng. projectista, afirmo o seguinte:
- só podemos aplicar disjuntores de 20A quando todos os elementos do circuito estão dimensionados para suportar no mínimo os 20A, logo, as tomadas terão de estar homolegadas pelo fabricante para os 20A.
-se há tomadas que suportem essa corrente?.... claro que há... como exemplo fica a refª 232c6 ( 2P+T) da ABB (suporta 32A).
- como informação, fica aqui também a referência de uma tomada que suporta 125A (3P+N+T) refª. 4125C6W da ABB-

Como viram, há tomadas que suportam 20A e até mais, e podemos ter disjuntores de 20A a proteger as ditas.

alguma dúvida?
Nefelim Escreveu:OLá

Eu não sei se há ou não

Mas os guias técnicos recomendam 16 A
Isso fica para os projectistas esclarecer

Um abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, como em tomadas de serviço se pode colocar até 8 tomadas no mesmo circuito, o que se vê as vezes em casa das pessoas são 3 e 4 aquecedores no mesmo circuito a consumir cerca de 6kva, e siga que o resto é musica!! :twisted:

P.s o topico é para tomadas do tipo schuko, por isso a questão dos 16A ou se existiam do tipo schuko com 20A, e não de tomadas industriais que todos sabemos que existem, nem que seja quando vamos ás oficinas fazer as revisões ou mudar pneus ao carro!!! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Obrigado pela DICA de tomadas para 20 A é que eu próprio electrifiquei todo o quadro eléctrico e só tenho dois circuitos de tomadas se as mudar para 20 A posso ter mais potência
Tenho mais circuitos mas poucos

Tenho tudo de disjuntores de 20 A

Um abraço
mirandes
Curioso
Curioso

Mensagem por mirandes »

Olá, se o topico é para topmadas do tipo schuko, devia mensionar no assunto...
assim, é geral...

agora se falam do tipo schuko.....é outra conversa!

que eu conheça não há tomadas desssas de 20A... mas há alternativas...

sse for para colocar em circuito dedicado a aquecimento,...coloca-se uma caixa de bornes no local da tomada e fica contornado o problema...

Fiquem bem...
Varejo Escreveu:Boas, como em tomadas de serviço se pode colocar até 8 tomadas no mesmo circuito, o que se vê as vezes em casa das pessoas são 3 e 4 aquecedores no mesmo circuito a consumir cerca de 6kva, e siga que o resto é musica!! :twisted:

P.s o topico é para tomadas do tipo schuko, por isso a questão dos 16A ou se existiam do tipo schuko com 20A, e não de tomadas industriais que todos sabemos que existem, nem que seja quando vamos ás oficinas fazer as revisões ou mudar pneus ao carro!!! :mrgreen:
mirandes
Curioso
Curioso

Mensagem por mirandes »

ATENÇÃO À SECÇÃO DOS CONDUTORES DOS CIRCUITOS DE 20A. E SE FOREM TOMADAS TIPO SCHUKO DE EMBUTIR, NÃO CONHEÇO TOMADAS COMPATIVEIS... POR ISSO, NÃO USAR DISJUNTORES DE 20A, EM CIRCUITO DE 2,5mm2 COM TOMADAS DE 16A POIS A CERTIEL NÃO APROVA!
Nefelim Escreveu:Olá

Obrigado pela DICA de tomadas para 20 A é que eu próprio electrifiquei todo o quadro eléctrico e só tenho dois circuitos de tomadas se as mudar para 20 A posso ter mais potência
Tenho mais circuitos mas poucos

Tenho tudo de disjuntores de 20 A

Um abraço
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Fernando »

O mirandes é capas de ter toda a razão

Na verdade tenho a certeza que em tempos já comprei tomadas Schuko para 20A, mas foi dar uma olhadela nos catálogos e não existe nada, possivelmente não foram certificadas e retiraram-nas de produção.

Cps
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Cabecinha pensadora.

Se ele diz que há tomadas de 20 A se há, é porque há, e nesse caso já se pode instalar disjuntores de 20A

Um abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Nefelim Escreveu:

Cabecinha pensadora.

Se ele diz que há tomadas de 20 A se há, é porque há, e nesse caso já se pode instalar disjuntores de 20A

Um abraço
Boas, não conheço tomadas do tipo schuko de 20A!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Já agora uma pergunta

O que se passou com a Electroceramica que mencionei a traz, não encontro nada desta marca á venda.

Em tempos era a minha primeira opção em aparelhagem para habitação.

Abraços
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Fernando Escreveu:Já agora uma pergunta

O que se passou com a Electroceramica que mencionei a traz, não encontro nada desta marca á venda.

Em tempos era a minha primeira opção em aparelhagem para habitação.

Abraços

Boas

A antiga electroceramica é agora GE - General Electric
Cpt

Rebelo Cruz
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”