União de Tubos VD

manolo19720075
Curioso
Curioso
Registado: 16 set 2010, 00:56
Been thanked: 1 time

União de Tubos VD

Mensagem por manolo19720075 »

caros colegas
gostaria de saber se existe alguma não conformidade, unindo dois tubos vd, através da aplicação de calor num deles ou seja, fazendo o encaixe de um tubo no outro, aquecendo a ponta do tubo exterior ?
Obrigado pela vossa ajuda.
"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Re: União de Tubos VD

Mensagem por g20 »

manolo19720075 Escreveu:caros colegas
gostaria de saber se existe alguma não conformidade, unindo dois tubos vd, através da aplicação de calor num deles ou seja, fazendo o encaixe de um tubo no outro, aquecendo a ponta do tubo exterior ?
Obrigado pela vossa ajuda.

Na minha opinião, salvaguardando alguns casos especiais (bem especiais), existe sim várias não conformidades relacionadas com brio profissional.... Desculpe a frontalidade! É a minha opinião
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times

Mensagem por vecm1956 »

Boa tarde,

Em minha opinião deve usar uma união normalizada para tubo VD.

Cumprimentos

VM
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

Se não se importam gostava de saber qual a diferença, se bem executada.

ohmico
xtemas
Curioso
Curioso
Registado: 03 set 2007, 16:19

Mensagem por xtemas »

Estou completamente de acordo com o G20 o brio profissional é muito importante na nossa profissão, e analisando bem a situação a aquisição de uma união fica mais barata que a mão de obra e energia consumida no sistema de união por calor.
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Estou completamente de acordo com o G20 o brio profissional é muito importante na nossa profissão, e analisando bem a situação a aquisição de uma união fica mais barata que a mão de obra e energia consumida no sistema de união por calor.

Viva,

Confesso que adorei esta explicação :lol: !!!

Cumprimentos
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Cá para mim se for tubagem á vista tem de ser com união, se for em roço que seja o que Deus quizer.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, em colunas montantes a verdade é que já poucos sabem fazer abocardos ou curvas no tubo VD com maçarico, sem fazerem uma fornalha ou deixarem o tubo todo enrugado e queimado, já na altura quem não tinha esse "dom" era mais fácil comprar uniões, curvas e batentes para que a tubagem fica-se decente!!
Última edição por Varejo em 17 set 2010, 01:40, editado 2 vezes no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
manolo19720075
Curioso
Curioso
Registado: 16 set 2010, 00:56

Mensagem por manolo19720075 »

Caros Colegas
Não ponho em causa o brio profissional ou forma técnica, o que eu gostaria de saber qual a não conformidade, é claro que utilizando uniões o trabalho fica mais perfeito.
"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

CAOR Escreveu:Cá para mim se for tubagem á vista tem de ser com união, se for em roço que seja o que Deus quizer.

lol
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

manolo19720075 Escreveu:Caros Colegas
Não ponho em causa o brio profissional ou forma técnica, o que eu gostaria de saber qual a não conformidade, é claro que utilizando uniões o trabalho fica mais perfeito.

pelo antigo regulamento, o de 74, é o art 417º Concepção das instalações - que fala basicamente do brio profissional.
Nas regras técncias pode ler a partir do 132.....
Cordialmente
g20

xtemas
Curioso
Curioso
Registado: 03 set 2007, 16:19

Mensagem por xtemas »

Fico na dúvida se o post de J.Vieira é pura ironia ou se concorda mesmo com a minha opinião.
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,

Em abono da verdade concordo plenamente com o colega XTEMAS, permita-me aquela ousadia porque achei que em poucas palavras foi explícito, tecnicamente correcto e criativo.
Mas em abono da verdade por vezes uso a técnica do maçarico (dentro da construção), mas impera sempre o bom senso em termos de trabalho/profissionalismo. Numa situação à vista aplicaria uma união sem dúvida.
Na verdadeira situação da não conformidade deste caso, penso que por vezes também se peca por excesso de zelo, excluindo claro uma visível deformação anormal do poli cloreto de vinil.

Cumprimentos,

J.Vieira
Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Mensagem por Luisgomes »

Varejo Escreveu:Boas, em colunas montantes a verdade é que já poucos sabem fazer abocardos ou curvas no tubo VD com maçarico, sem fazerem uma fornalha ou deixarem o tubo todo enrugado e queimado, já na altura quem não tinha esse "dom" era mais fácil comprar uniões, curvas e batentes para que a tubagem fica-se decente!!
olha um conselho e acredita que ficam tão pergeitas como as curvas compradas em vez de utilizares um maçarico e desde que tenhas electricidade existem umas pistolas de calor que fazem as mesmas veses do maçarico e não deixam o tubo queimado, consegues encontra-las em qualquer loja de bricolage e a preços muito acessiveis
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Luisgomes Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, em colunas montantes a verdade é que já poucos sabem fazer abocardos ou curvas no tubo VD com maçarico, sem fazerem uma fornalha ou deixarem o tubo todo enrugado e queimado, já na altura quem não tinha esse "dom" era mais fácil comprar uniões, curvas e batentes para que a tubagem fica-se decente!!
olha um conselho e acredita que ficam tão pergeitas como as curvas compradas em vez de utilizares um maçarico e desde que tenhas electricidade existem umas pistolas de calor que fazem as mesmas veses do maçarico e não deixam o tubo queimado, consegues encontra-las em qualquer loja de bricolage e a preços muito acessiveis

Boas, eu falei no tempo que andava como electricista em prédios novos, isto á cerca de 12 anos e na altura eram colunas tudo a VD e preferia fazer tudo com maçarico, sei que hoje a malta já metem praticamente tudo a corrugado!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”