Duvidas

paldeia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 abr 2009, 10:30

Duvidas

Mensagem por paldeia »

Boas,
A um ano atrás comprei a minha moradia nova (construção 2009) e tenho tido não uns problemas mas antes umas chatices com o electricista pelo fraco trabalho feito la em casa.
Vou expor aqui as minhas duvidas:

1- O quadro eléctrico principal está totalmente ocupado ou seja se eu precisar de colocar mais qualquer coisa (disjuntor, temporizador etc) não tenho espaço. Não é obrigatório por lei deixar 20 ou 30% do quadro principal desocupado? ou entra para esses cálculos o quadro (secundário) que tenho no 2º andar?

2- Nesse mesmo quadro principal é normal estar no mesmo disjuntor as luzes exteriores (corredor de acesso a garagem) juntamente com as luzes interiores?

3- As luzes exteriores são embutidas na parede e quando chove com mais intensidade (inverno passado) não era raro um ou outra lâmpada fundir, será isolamento deficiente? (o electricista queria por silicone no vidro para não deixar passar agua mas eu recusei pois se a caixa tem borracha é para vedar e com o vidro colado a silicone eu facilmente o partiria ao tenta-lo remover se a lâmpada fundisse)

Não me quero alongar mais.
Aos poucos vou colocando as restantes duvidas.
Abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Duvidas

Mensagem por nelmindo »

paldeia Escreveu:Boas,
A um ano atrás comprei a minha moradia nova (construção 2009) e tenho tido não uns problemas mas antes umas chatices com o electricista pelo fraco trabalho feito la em casa.

1- O quadro eléctrico principal está totalmente ocupado ou seja se eu precisar de colocar mais qualquer coisa (disjuntor, temporizador etc) não tenho espaço. Não é obrigatório por lei deixar 20 ou 30% do quadro principal desocupado? ou entra para esses cálculos o quadro (secundário) que tenho no 2º andar?
não há legislação que obrigue a isso.

2- Nesse mesmo quadro principal é normal estar no mesmo disjuntor as luzes exteriores (corredor de acesso a garagem) juntamente com as luzes interiores?
é possivel, não há legislação que impeça. Se é correcto tecnicamente, é discutivel

3- As luzes exteriores são embutidas na parede e quando chove com mais intensidade (inverno passado) não era raro um ou outra lâmpada fundir, será isolamento deficiente? (o electricista queria por silicone no vidro para não deixar passar agua mas eu recusei pois se a caixa tem borracha é para vedar e com o vidro colado a silicone eu facilmente o partiria ao tenta-lo remover se a lâmpada fundisse)
Aqui pode ser muitas outras razões ou até mesmo azar, tire uma foto e publique aqui, para podermos ter mais conclusões. A humidade pode estragar as lâmpadas economizadoras, por causa da electrónica, mas costumam ser bastante resistentes.

Abraço
paldeia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por paldeia »

Obrigado nelmindo pela sua resposta. Terei que esperar por um dia mais chuvoso para então tirar uma foto para vermos a estanqueidade das caixas.

Aproveitando o espaço para duvidas..

Tenho um portão de abertura automática (Mhousekit MG2) e queria se possível adicionar-lhe um botão (de pressão visto só possuir comandos a distancia) dentro de casa aproveitando o botão de serviço auxiliar (vago neste momento) do vídeo porteiro (Elvox 637G).
Quando forem accionados (tanto por comando como dentro de casa) acender as luzes exteriores durante um determinado tempo (1 minuto ou 2) somente quando o justifique (ao anoitecer) sem entrarem em conflito com o interruptor independentemente de este estar ligado ou não.

Nao sei se consegui passar bem a minha ideia!

cumps
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Sim, isso é possível, no entanto no seu caso não sei se tem que acrescentar um módulo especial para isso, já não trabalho com intercomunicadores há algum tempo. Tente informar-se com o electricista
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Been thanked: 1 time

Mensagem por gatobravo »

paldeia Escreveu:Boas,

Abraço
Boa noite.

Apesar de já estarem esclarecidas as dúvidas, não posso deixar de dar a minha opinião.
De facto, parece ter alguns problemas com a sua instalação eléctrica.
Permita-me uma pergunta...por acaso, quando ao construir a sua casa pediu orçamentos para a instalação eléctrica? Muito provavelmente, sim. E quando na hora de escolher a quem entregar o serviço, escolheu o mais barato? Provavelmente, sim.
Pois...agora o resultado está à vista. De facto, na altura de pagar, custa um pouco escolher o mesmo serviço por um preço mais caro. Mas também temos de ser conscientes na hora da escolha. Não é por acaso que certas empresas cobram um pouco mais caro. É apenas o preço de um serviço bem feito.
paldeia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por paldeia »

Apesar de já estarem esclarecidas as dúvidas, não posso deixar de dar a minha opinião.
Permita-me uma pergunta...por acaso, quando ao construir a sua casa pediu orçamentos para a instalação eléctrica? Muito provavelmente, sim. E quando na hora de escolher a quem entregar o serviço, escolheu o mais barato? Provavelmente, sim.
Pois...agora o resultado está à vista. De facto, na altura de pagar, custa um pouco escolher o mesmo serviço por um preço mais caro. Mas também temos de ser conscientes na hora da escolha. Não é por acaso que certas empresas cobram um pouco mais caro. É apenas o preço de um serviço bem feito.[/quote]

Boas Gatobravo,
a tua opinião seria valida se fosse eu a ter feito esta moradia, mas não, a moradia foi comprada nova e já construída.
Eu costumo ponderar o preço mas também exijo saber tudo ao pormenor e tento saber mais de que um orçamento.
Aconteceu o que dizes mas foi com o construtor, quem lhe fez o orçamento mais baixo é que ficou com a obra.... e como isto foi tb o resto: carpinteiro, canalizador etc., com o carpinteiro ainda tenho chatices.
Com o electricista ja me aconteceu ter algumas coisas ligadas (maq lavar loiça, forno, placa e ferro de engomar) e o quadro nao ir abaixo mas começar a deitar fumo porque o disjuntor diferencial nao disparou mas colou e derreteu, por pouco nao me incendiou a casa.
É por isso que ultimamente tenho andado um pouco mais em cima da instalação eléctrica.

Cumps
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

paldeia Escreveu:Apesar de já estarem esclarecidas as dúvidas, não posso deixar de dar a minha opinião.
Pois...agora o resultado está à vista. De facto, na altura de pagar, custa um pouco escolher o mesmo serviço por um preço mais caro. Mas também temos de ser conscientes na hora da escolha. Não é por acaso que certas empresas cobram um pouco mais caro. É apenas o preço de um serviço bem feito.

Boas Gatobravo,
a tua opinião seria valida se fosse eu a ter feito esta moradia, mas não, a moradia foi comprada nova e já construída.
Eu costumo ponderar o preço mas também exijo saber tudo ao pormenor e tento saber mais de que um orçamento.
Aconteceu o que dizes mas foi com o construtor, quem lhe fez o orçamento mais baixo é que ficou com a obra.... e como isto foi tb o resto: carpinteiro, canalizador etc., com o carpinteiro ainda tenho chatices.
Com o electricista ja me aconteceu ter algumas coisas ligadas (maq lavar loiça, forno, placa e ferro de engomar) e o quadro nao ir abaixo mas começar a deitar fumo porque o disjuntor diferencial nao disparou mas colou e derreteu, por pouco nao me incendiou a casa.
É por isso que ultimamente tenho andado um pouco mais em cima da instalação eléctrica.

Cumps
[/quote]

Esta de derreter, é estranho, mas tenho visto coisas a mais e começo a ver que é normal. Já não é a primeira vez que vejo casas com o Interruptor diferencial (que deve ser o seu caso, porque é raro ter à cabeça do quadro disjuntores diferenciais) com o calibre inferior ao da potencia contratada. E em casas após terem sido certificadas pela Certiel. Com muita facilidade um electricista depois da obra ter sido certificada, substitui o dif de 63 ou 40 por um de 25A que é mais barato...
E como é um problema que costuma estar longe no tempo, às vezes passa a garantia e ele ainda não "estourou". Quando for a substituir, o cliente paga o dif. correcto...
paldeia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por paldeia »

nelmindo Escreveu: Esta de derreter, é estranho, mas tenho visto coisas a mais e começo a ver que é normal. Já não é a primeira vez que vejo casas com o Interruptor diferencial (que deve ser o seu caso, porque é raro ter à cabeça do quadro disjuntores diferenciais) com o calibre inferior ao da potencia contratada. E em casas após terem sido certificadas pela Certiel. Com muita facilidade um electricista depois da obra ter sido certificada, substitui o dif de 63 ou 40 por um de 25A que é mais barato...
E como é um problema que costuma estar longe no tempo, às vezes passa a garantia e ele ainda não "estourou". Quando for a substituir, o cliente paga o dif. correcto...

Acredito que assim seja.
Quando o chamei para ele substituir o interruptor diferencial ele disse que a razão de ter acontecido tal coisa foi por estar mal apertado!! ... e tive que insistir com ele para substituir a secção de cabo eléctrico derretida porque por ele a que estava lá ainda estava boa!!
- " Ah e tal! O isolamento está um pouco deformado devido ao calor mas ainda tem as propriedades isoladoras!! dizia ele.
Enfim, sem comentários, não é?
O que tenho que fazer agora é chamar alguém da minha confiança para verificar toda a instalação!

Cumprimentos
paldeia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por paldeia »

Outra duvida (peço desculpa por ser tão chato)
Depois destes episódios e talvez mais alguns que agora não me lembro estou com pé atrás com a electricidade da minha casa.

Onde e como posso saber quais as normas ou directrizes a serem seguidas numa instalação eléctrica numa moradia.
Ou seja: secção mínima dos cabos eléctricos, normas dos quadros, etc...
Queria com isso ver se a minha instalação viola alguma norma e corrigi-la ainda dentro da garantia, pois ainda tenho até junho de 2011 para o fazer!

Cumprimentos.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

se a sua casa foi alvo de inspecção da CERTIEL, eu não me preocupava muito com essa sua inspecção pessoal... aquilo que procura já foi visto antes de si pela CERTIEL.

contudo, toda a informação que pretende está nas RTIEBT
Learning is the goal!!
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

gemini Escreveu:se a sua casa foi alvo de inspecção da CERTIEL, eu não me preocupava muito com essa sua inspecção pessoal... aquilo que procura já foi visto antes de si pela CERTIEL....
Boas.
Embora esta afirmação possa estar correcta, poderá também estar errada. Em duas vivendas que fiz, a CERTIEL passou o certificado sem sequer virem ao local.
Ou nestas questões também gosto de ser como S. Tomé, ver para crer.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que pode pedir uma inspecção (reinspecção )na certiel, ou pode chamar uma empresa certificada para um Checkhouse à habitação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paldeia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por paldeia »

Obrigado pelas opiniões e pelos vossos comentários.

Ontem estive como o meu colega electricista e estivemos a ver como está a instalação e na opinião dele a mesma não está má, só um ou outro pormenor que ele alteraria. Já fico mais descansado.

Ainda estivemos a estudar aquela ideia que tenho de acender as luzes exteriores com a abertura do portão eléctrico (mas só ao escurecer).
O problema com que nos deparamos foi que a central do portão emite um sinal intermitente (FLASH) 12V durante a abertura e o fecho com cerca de +/- 30 seg cada, será possível aproveitar esse mesmo sinal para colocar um relé que comande as luzes? ou o facto do sinal ser intermitente irá danificar o relé (obrigando-o a estar constantemente a atracar e desatracar)?

Sugestões serão bem vindas.

Cumps
S Brás
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 14:56

Mensagem por S Brás »

paldeia Escreveu:Obrigado pelas opiniões e pelos vossos comentários.

Ontem estive como o meu colega electricista e estivemos a ver como está a instalação e na opinião dele a mesma não está má, só um ou outro pormenor que ele alteraria. Já fico mais descansado.

Ainda estivemos a estudar aquela ideia que tenho de acender as luzes exteriores com a abertura do portão eléctrico (mas só ao escurecer).
O problema com que nos deparamos foi que a central do portão emite um sinal intermitente (FLASH) 12V durante a abertura e o fecho com cerca de +/- 30 seg cada, será possível aproveitar esse mesmo sinal para colocar um relé que comande as luzes? ou o facto do sinal ser intermitente irá danificar o relé (obrigando-o a estar constantemente a atracar e desatracar)?

Sugestões serão bem vindas.

Cumps
Esse é o sinal para acender um pirilampo de aviso de abertura/fecho do portão, mas também pode ser ser utilizado para acender uma lâmpada utilizando um temporizador. Assim que acontecesse o primeiro pulso do sinal o temporizador faria ligar a lâmpada por, digamos, 5 minutos, ignorando os outros pulsos.
Outra possível solução seria ter um sensor de movimento (género os dos holofotes de halogéneo) apontado ao portão, para que cada vez que o portão abrisse as luzes acendessem
paldeia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por paldeia »

É isso mesmo que me interessa, dar ordem para abrir o portão e acender as luzes exteriores e com a ajuda de uma célula crepuscular isso só acontecer ao anoitecer.
Agora uma pergunta mesmo burra:
Existem relés que recebem sinal de 12V para abrir um circuito de 230V?
Não haverá problema ele estar constantemente a receber sinal durante 30 seg?
Onde coloco a célula crepuscular? no circuito das lâmpadas, certo? Esta célula serve? Theben LU 110 001.020.110

Obrigado
Cumps
Responder

Voltar para “Dúvidas”