NP 1272 e NP 1272
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
NP 1272 e NP 1272
boas tardes caros colegas... mas uma vez venho recorrer a vossa ajuda!!!
gostaria de saber se alguem me pode arranjar estas duas normas
NP 1271 Quadros para instalações eléctricas. Quadros de colunas para
instalações colectivas de edifícios
NP 1272 Quadros para instalações eléctricas. Caixas de colunas para
ja tentei procurar na net e não as consigo arranjar... por favor se alguem me podesse ajudar ficaria muito agradecido.
abraço João Silva
ja tentei procurar na net e não as consigo arranjar... por favor se alguem me podesse ajudar ficaria muito agradecido.
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: NP 1272 e NP 1272
Publicamente será muito dificil alguém arranjar o que que seja, devido à questão legal da coisa.eng_jersilva Escreveu:boas tardes caros colegas... mas uma vez venho recorrer a vossa ajuda!!!
abraço João Silva
- eng_jersilva
- Velha Guarda
pois ja tou a ver que sim... mas então vou ter que por o problema de outra forma...
tudo isto tem a ver com o facto de umas não conformidades em projecto que a certiel verificou...
- caixa de protecção de saidas eu coloquei a PB 1x100 que só tem pelos uma saida e eu tenho duas saidas... alguem me pode confirmar se a PC é de duas saidas!????
- Caixa de Coluna, eu coloquei em projecto a CBD que pelos visto so da pa duas saidas( isto de facto não sabia, pensava que tinha de verificar apenas a intensidade estipulada) duas saidas e eu tenho 4*40 A... alguem me pode dizer ou arranjar alguma coisa por onde me possa guiar qual a referencia da caixa correcta a utilizar... ou então as normas que coloqeui anteriormente..
obrigado
abraço joão silva
tudo isto tem a ver com o facto de umas não conformidades em projecto que a certiel verificou...
- caixa de protecção de saidas eu coloquei a PB 1x100 que só tem pelos uma saida e eu tenho duas saidas... alguem me pode confirmar se a PC é de duas saidas!????
- Caixa de Coluna, eu coloquei em projecto a CBD que pelos visto so da pa duas saidas( isto de facto não sabia, pensava que tinha de verificar apenas a intensidade estipulada) duas saidas e eu tenho 4*40 A... alguem me pode dizer ou arranjar alguma coisa por onde me possa guiar qual a referencia da caixa correcta a utilizar... ou então as normas que coloqeui anteriormente..
obrigado
abraço joão silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
eng_jersilva Escreveu:pois ja tou a ver que sim... mas então vou ter que por o problema de outra forma...
obrigado
abraço joão silva
Sim a caixa tipo "PC" tem duas saídas de 100A.
A caixa de coluna tem de ser designada tipo "CBQ"
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- eng_jersilva
- Velha Guarda
amigo amoreira obrigado pela ajuda... se me permite onde consegui ver essas informações!?? não me pode facultar nada para que para uma póxima vez ja esteja prevenido!??
a CBQ esta projectada para que intensidade!??
abraço João Silva
a CBQ esta projectada para que intensidade!??
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Veja as tabelas em anexo.
- Anexos
-
- tab_entradas.rar
- (364.44 KiB) Transferido 396 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- eng_jersilva
- Velha Guarda
amigo amoreira.. muito muito obrigado.. isto realmente vai me dar uma grande ajuda.. agradeço uma vez mais a VOSSA prontidão em ajudar.
abraço João Silva
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
Caros colegas,
Estas duas normas (NP 1271 e NP 1272) foram anuladas?
http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid ... &ncert=235
http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid ... &ncert=236
Acho muito estranho, porque ainda a semana passada recebi um pedido de correcções de um projecto que submeti para aprovação e uma das não conformidades era precisamente não ter referido no projecto que os Quadros de Colunas e as Caixas de Colunas deviam obedecer a estas normas.
Já agora aproveito para esclarecer uma coisa que não me pareceu que estivesse muito explícita na discussão acima:
As caixas de colunas são uma coisa e os fusíveis que estão lá dentro são outra. A corrente estipulada da caixa indica a corrente máxima dos fusíveis que lá podem ser instalados. Ex: Uma fracção que tenha S=10.35kVA (45A monofásico) deve ter a montante uma caixa de coluna CBD (2 saídas) ou CBQ (4 saídas), que têm uma corrente estipulada de 63A, mas deve ter um fusível de 50A.
Não estou enganado, pois não?
Estas duas normas (NP 1271 e NP 1272) foram anuladas?
http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid ... &ncert=235
http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid ... &ncert=236
Acho muito estranho, porque ainda a semana passada recebi um pedido de correcções de um projecto que submeti para aprovação e uma das não conformidades era precisamente não ter referido no projecto que os Quadros de Colunas e as Caixas de Colunas deviam obedecer a estas normas.
Já agora aproveito para esclarecer uma coisa que não me pareceu que estivesse muito explícita na discussão acima:
As caixas de colunas são uma coisa e os fusíveis que estão lá dentro são outra. A corrente estipulada da caixa indica a corrente máxima dos fusíveis que lá podem ser instalados. Ex: Uma fracção que tenha S=10.35kVA (45A monofásico) deve ter a montante uma caixa de coluna CBD (2 saídas) ou CBQ (4 saídas), que têm uma corrente estipulada de 63A, mas deve ter um fusível de 50A.
Não estou enganado, pois não?
amoreira Escreveu:Veja as tabelas em anexo.
Qual é a fonte?
Faz parte das regras deste fórum colocar a fonte!!!!
Cordialmente
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Para complementar:
(Fonte: Guia Técnico das Instalações Eléctricas; Autores: Josué Lima Morais e José Marinho Gomes Pereira; Edição da CERTIEL)
(Fonte: Guia Técnico das Instalações Eléctricas; Autores: Josué Lima Morais e José Marinho Gomes Pereira; Edição da CERTIEL)
- Anexos
-
- Caixas de coluna.jpg (36.63 KiB) Visto 1864 vezes
-
- caixas de protecção de saídas.JPG (45.35 KiB) Visto 1864 vezes
-
- caixas de barramento.JPG (41.62 KiB) Visto 1864 vezes
-
- caixas de corte geral.jpg (42.93 KiB) Visto 1864 vezes
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
Alguém sabe dizer se a noerma foi revogada.
É que na niorma NP 1271 e 1972
tinha um artigo que permitia dispensar o barramento se o número de saídas fosse igual ou inferior a 2-
Fazia-se com ligadores como nas caixas de coluna.
tinha um artigo que permitia dispensar o barramento se o número de saídas fosse igual ou inferior a 2-
Duzia12 Escreveu:Alguém sabe dizer se a noerma foi revogada.
Esse artigo a que se refere existia no regulamento de 74 e passou para as regras tecnicas e é usado sistematicamente por qualquer electricista que diz basicamente que no mesmo borne so deverá ser feito dois apertos para condutores de secção superior a 4 mm^2 e 4 para secções inferiores..... mas não dispensa a leitura das normas como é obvio
Cordialmente
g20
g20