Electro_PT Escreveu:Até à data, faltas de Neutro em instalações monofásicas que me tenham aparecido devem-se ao facto de que os apertos mecânicos dos parafusos tanto nas tomadas como nos disjuntores não estejam bem apertados.credo Escreveu:Por acaso aqui está uma questão que eu
gostaria de ver bem esclarecida.
Expliquem-me lá como é que uma falta de neutro pode
queimar recptores de satélite e relés de nivel
partindo do princpio que são monofásicos ( não conheço recptores
de satélite trifásicos).
Na minha perespectiva quando falta o neutro
excluindo motores ou maquinas trifásicas acabou
falta a corrente e nada funciona, o que é diferente de
um neutro mal apertado onde vai e vem a corrente e com esses picos queimar alguns componentes electronicos dos ditos.
Agora gostava que mais alguem desse outra opinião
porque já ouvi histórias onde a falta de neutro deu origem a
entrar 400 V na instalação (instalação monofasica) o que eu axo
absurdo, salvaguardando claro situações onde por avaria e ou engano
se metem duas fases onde deveria ser fase e neutro.
Cumps![]()
Aconteceu-me ontem uma situação dessas, o múltimetro acusava num circuito de tomadas cerca de 150 Volts entre Fase e Neutro. Ao apertar o parafuso do disjuntor no Neutro, o contacto passou a ficar ok, o múltimetro já me acusava os 220 Volts.
![]()
Agora o que eu acho curioso é que por sistema de quem monta todo o tipo de aparelhagem e/ou quadros eléctricos nas instalações eléctricas, parece que têm medo de apertar os parafusos ou então sou muita bruto porque comigo, normalmente os ditos parafusos ainda dão sempre mais uma volta (sempre me ensinaram que o aperto mecânico deve ficar sempre bem apertado)
Um abraço
estou plenamente de acordo, com o bom aperto dos parafusos, alias e aconselhavel em instalaçoes electricas que estejam sujeitas a bibraçoes apertar bem os parafusos de vez em quando.....pois estes desapertam-se mais facilmente...abraços