Faleceu um trabalhar de soldadura a 48 V

Nefelim

Faleceu um trabalhar de soldadura a 48 V

Mensagem por Nefelim »

Olá

Muito recentemente faleceu um trabalhador pelo contacto com um electrodo de solda de 48 V, devido a que se encontrava em um recinto muito condutor com uma forte presença da humidade e sudação Supõe-se que a impedância interna equivalente seria de de uns 300 Ohms

Logo I=48/300=0, 16 A logo 160 mA mortais.

Um abraço
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Re: Faleceu um trabalhar de soldadura a 48 V

Mensagem por admin »

Sera impensavel vai la vai :cry:
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

Não me lembro bem agora dos valores, mas acho que 150 mA são suficientes para provocar a paragem cardíaca. Não nos vamos esquecer que o coração é um músculo e que funciona por impulsos eléctricos, basta um pequeno pulso errado para estragar a sincronia toda, ou mesmo provocar a paragem.

Lamento imenso este tipo de acidentes.
duartini
Curioso
Curioso
Registado: 07 jun 2007, 03:35

Mensagem por duartini »

Essas maquinas de soldadura que trabalham a 48V tem uma corrente da ordem das centenas de amperes.
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Isso que tem centenas de amperes sei eu

Mas o que o matou foram para aí 12 Ampéres

Um abraço
ruisantos
Curioso
Curioso
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Been thanked: 1 time

Mensagem por ruisantos »

12 Amp ?!!!!!! :shock: :shock:
Aposto que aquele fííííto verde e amarelo nao estava correctamente ligado(é o costume :lol: ),e claro que o diferencial da instalacao devia ser o famoso 300mA.
Já vi por aí uma tabela que demonstra as consequencias Vs corrente. Qdo encontrar posto.
Nao querendo mentir acho que uma passagem de 10 mA já provoca serios danos.
ruisantos
Curioso
Curioso

Mensagem por ruisantos »

De salientar que,mm com o aparelho em perfeitas condiçoes, pode haver uma factalidade pois mm a 48 V é possivel levar um xoke(experiencia propria :evil: :D )e varia de pessoa para pessoa,pois mm que exista uma passagem à massa (neste caso claro que hà :D )nao faz disparar o diferencial pois esta tensao é isolada da rede (secundario do transformador).
malaguti
Curioso
Curioso
Registado: 03 jan 2008, 14:33

Mensagem por malaguti »

O meu técnico de makinas é mm bom!

Xiii xiii o meu Ruizito! :D
Imagem
nuno17718
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 dez 2007, 17:08

Mensagem por nuno17718 »

Que tipo de contacto foi efectuado??DIRECTO, INDIRECTO?? directo bipolar, directo unipolar ? indirecto entre massa/solo não isolante/parede etc.... a mim parece-me que foi um contacto directo unipolar, ou seja, o acidentado estabeleceu contacto entre um elemento em tensão e a terra (não isolado)

Grupo I - Correntes até 25mA
Não há perigo de morte directa. Efeitos secundários (quedas,…)
I(mA) Reacções fisiológicas
0.05 mA- Formigueiro apenas perceptível na língua
0.1 mA- Formigueiro perceptível ao contacto dos dedos
1 mA- Limiar de sensibilidade
1 - 10 mA- Insensibilidade da mãoLigeira sensação de retesamento da mão e do antebraço Crispação da mão e do antebraço (um condutor seguro na mão pode não ser libertado)
10 - 25 mA - Aumento da tensão arterial com o aumento de I
Crispação da mão e do antebraço (um condutor seguro na mão não
pode ser libertado pelos próprios meios) Aumento cada vez mais acentuado da tensão arterial

Grupo II - Correntes entre 25mA e 80 mA
Já há perigo de electrocussão
25-80 Aumento da tensão arterial e do ritmo cardíaco, que se torna
irregular. Paragem cardíaca, podendo no entanto o coração ser reanimado
Crispação dos músculos pulmonares e paragem da respiração

Grupo III - Correntes entre 80 mA e 5000 mA
Elevada probabilidade de ocorrer a morte
80-5000 Fibrilação ventricular função da duração do contacto.

Ou seja, dependendo da resistencia do corpo humano q é variavel devido á concentração de agua no corpo, (750 - 1500 Ohms), as correntes q podem provocar Fibrilação ventricular logo a aritmia e consequentemente paragem cardiaca são insignificantes, e é a corrente q mata e não a tensão como alguns pensam.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ruisantos Escreveu:12 Amp ?!!!!!! :shock: :shock:
Aposto que aquele fííííto verde e amarelo nao estava correctamente ligado(é o costume :lol: ),e claro que o diferencial da instalacao devia ser o famoso 300mA.
Já vi por aí uma tabela que demonstra as consequencias Vs corrente. Qdo encontrar posto.
Nao querendo mentir acho que uma passagem de 10 mA já provoca serios danos.
em qualquer uma das situações descritas, mesmo se estivessem bem executadas como especifica, não livra d electrocutar uma pessoa. De notar que os aparelhos de soldar, os "pesados", são apenas um tranformador. A corrente e a tensão gerados na outra extremidade (enrolamento secundário), continuam a ser perigosos, se a corrente que percorre o circuito corporal ultrapassar determinasdos valores. Meio ampere já é mais do que suficiente para provocar paragem cardiaca. Assim sendo se as condições forem propicias à passagem de corrente com valores dessa grandeza, não acho estranho esse acidente. O diferencial nunca iria considerar isso uma fuga, porque o circuito é diferente. O condutor terra, não iria resolver nada. Provávelmente iria ainda facilitar a electrocussão.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Muitas vezes o soldador por arco electrico está em cima da peça que está a soldar, e (há sempre um e ou um mas) quando muda de electrodo a luva de pele pode estar humida da transpiração do corpo e das condições ambientais, e aí ele em cima da peça onde está o negativo e no electrodo está o positivo (se for alternada não temos a polaridade) é um consumidor directo.
Há máquinas que a tensão em vazio atinge os 80 Voltes e com algumas centenas de "amperítos".

Tive um amigo soldador (já faleceu mas de morte natural) que uma vez a soldar em cima de uma caldeira de vapor que estava em reparação, a máquina era das rotativas (corrente continua) e ao substituir o electrodo aconteceu o acidente. Foi parar ao hospital onde esteve 8 dias em coma, de repente acordou e diz "quem é que apagou a m*** das luzes" os dentes ficaram todos pretos e um fio de ouro que usava ao pescoço ficou preto também.

Eu costumo dizer que quem "mexe" na electricidade tem sempre 3 tentativas,
A primeira
A unica
E a ultima

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ruisantos
Curioso
Curioso

Mensagem por ruisantos »

Mário Escreveu:Boas

Muitas vezes o soldador por arco electrico está em cima da peça que está a soldar, e (há sempre um e ou um mas) quando muda de electrodo a luva de pele pode estar humida da transpiração do corpo e das condições ambientais, e aí ele em cima da peça onde está o negativo e no electrodo está o positivo (se for alternada não temos a polaridade) é um consumidor directo.
Há máquinas que a tensão em vazio atinge os 80 Voltes e com algumas centenas de "amperítos".

Tive um amigo soldador (já faleceu mas de morte natural) que uma vez a soldar em cima de uma caldeira de vapor que estava em reparação, a máquina era das rotativas (corrente continua) e ao substituir o electrodo aconteceu o acidente. Foi parar ao hospital onde esteve 8 dias em coma, de repente acordou e diz "quem é que apagou a m*** das luzes" os dentes ficaram todos pretos e um fio de ouro que usava ao pescoço ficou preto também.

Eu costumo dizer que quem "mexe" na electricidade tem sempre 3 tentativas,
A primeira
A unica
E a ultima

Cump.
Mário

Essas maquinas rotativas sao "mta" fixes,costumo reparar algumas do quartel,e aquilo derrete...derrete.... 8)
LuisAngola
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2008, 08:09

Mensagem por LuisAngola »

Boas,

Este acidente deu-se na zona de Agueda/Aveiro?

Cumprimentos,

Luís
Nefelim Escreveu:Olá

Muito recentemente faleceu um trabalhador pelo contacto com um electrodo de solda de 48 V, devido a que se encontrava em um recinto muito condutor com uma forte presença da humidade e sudação Supõe-se que a impedância interna equivalente seria de de uns 300 Ohms

Logo I=48/300=0, 16 A logo 160 mA mortais.

Um abraço
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Sobre os riscos da electricidade junto um ficheiro k pode ser útil.
Mas não acredito que tenha sido apenas isso. O homem já devia ser mt fraco do coração. Ou foi coincidência. Não é necessario tirar conclusões precipitadas. Uma avaria pode ter causado o acidente. Quem conhece o ambiente de trabalho, soldadura, serralharia etc... constata k, na maior parte das vezes, as máquina e cabos ñ se encontram nas melhores condições.
Anexos
Riscos_da_Electricidade.pdf
(1.86 MiB) Transferido 192 vezes
sasso13
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 mai 2009, 14:56

Mensagem por sasso13 »

Em primeiro gostaria de salientar que a resistência do corpo humano varia entre valores das centenas de milhares até milhões de ohms. O que significa que tanto os 300 ohms como os (750-1500), aqui já referidos, estão fora de questão por completo mesmo em situações de grande humidade ou alterações corporais que diminuam a resistência.
Por isso a situação da morte desse funcionário terá de ter outra explicação melhor.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”