Boas
"Aliás, alguém conhece um artifício mecânico para aumentar a potência oferecida por um motor? "
1- redutor de velocidade mecânico
2- variador de velocidade (vsd) a 400Hz (quanto maior os Hz mais pequeno é o motor (em tamanho não em potencia)).
3-motor passo a passo.
4-??
Cump.
Mário
Motores electricos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Motores electricos
Mário Escreveu:Boas
"Aliás, alguém conhece um artifício mecânico para aumentar a potência oferecida por um motor? "
1- redutor de velocidade mecânico
2- variador de velocidade (vsd) a 400Hz (quanto maior os Hz mais pequeno é o motor (em tamanho não em potencia)).
3-motor passo a passo.
4-??
Cump.
Mário
Salvo erro, há aqui um ou outro conceito que está ser mal empregue. Com um mesmo motor parece-me que não é possível aumentar a potência de um motor sem mexer no mesmo ou aumentar a tensão. Não estarão a confundir com binários ou "torques"?
Muito obrigado a todos, foi uma explicação mais do que boa.
Em resposta ao Mário, vou agora para o segundo ano, este ano foram apenas disciplinas muito gerais como química, programação, desenho, essas coisas.
vou então fazer as continhas, quando tiver resultados mostro aqui
Em resposta ao Mário, vou agora para o segundo ano, este ano foram apenas disciplinas muito gerais como química, programação, desenho, essas coisas.
vou então fazer as continhas, quando tiver resultados mostro aqui

Bem como é suposto o motor rodar entre 0.5 RPM e 1 RPM, isto permite-me com um motor de pouca potencia conseguir uma boa força de torção.
tenho é de fazer uma valente desmultiplicação.
Outra dúvida, se eu tiver um sem-fim a fazer rodar uma engrenagem, ao modificar o passo do "dente" do sem fim modifico também a velocidade que estou a passar para a engrenagem, certo?
Outra dúvida, se eu tiver um sem-fim a fazer rodar uma engrenagem, ao modificar o passo do "dente" do sem fim modifico também a velocidade que estou a passar para a engrenagem, certo?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Ex. Se tiveres um motor electrico com 100W a 1.000Rpm e depois se acoplares um redutor seja de, sem-fim, helicoidal, ou outro, e a relação de entrada/saida for de 100/1, no ex. acima passas a ter 10Rpm na saida e de potencia 10.000W na saida (isto não contando com as percas).
Cump.
Mário
Procura num ferro velho de automóveis por um motor do limpa vidros, são a 12Vcc e serve para experiência e têm caixa redutora mecânica.Namekuso Escreveu:Bem como é suposto o motor rodar entre 0.5 RPM e 1 RPM, isto permite-me com um motor de pouca potencia conseguir uma boa força de torção.
Ex. Se tiveres um motor electrico com 100W a 1.000Rpm e depois se acoplares um redutor seja de, sem-fim, helicoidal, ou outro, e a relação de entrada/saida for de 100/1, no ex. acima passas a ter 10Rpm na saida e de potencia 10.000W na saida (isto não contando com as percas).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."