Motores electricos

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Motores electricos

Mensagem por Mário »

Boas

"Aliás, alguém conhece um artifício mecânico para aumentar a potência oferecida por um motor? "

1- redutor de velocidade mecânico
2- variador de velocidade (vsd) a 400Hz (quanto maior os Hz mais pequeno é o motor (em tamanho não em potencia)).
3-motor passo a passo.
4-??

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

"Aliás, alguém conhece um artifício mecânico para aumentar a potência oferecida por um motor? "

1- redutor de velocidade mecânico
2- variador de velocidade (vsd) a 400Hz (quanto maior os Hz mais pequeno é o motor (em tamanho não em potencia)).
3-motor passo a passo.
4-??

Cump.
Mário

Salvo erro, há aqui um ou outro conceito que está ser mal empregue. Com um mesmo motor parece-me que não é possível aumentar a potência de um motor sem mexer no mesmo ou aumentar a tensão. Não estarão a confundir com binários ou "torques"?
Namekuso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 set 2010, 22:21

Mensagem por Namekuso »

Muito obrigado a todos, foi uma explicação mais do que boa.

Em resposta ao Mário, vou agora para o segundo ano, este ano foram apenas disciplinas muito gerais como química, programação, desenho, essas coisas.

vou então fazer as continhas, quando tiver resultados mostro aqui :wink:
Namekuso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Namekuso »

Bem como é suposto o motor rodar entre 0.5 RPM e 1 RPM, isto permite-me com um motor de pouca potencia conseguir uma boa força de torção.

tenho é de fazer uma valente desmultiplicação.

Outra dúvida, se eu tiver um sem-fim a fazer rodar uma engrenagem, ao modificar o passo do "dente" do sem fim modifico também a velocidade que estou a passar para a engrenagem, certo?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Namekuso Escreveu:Bem como é suposto o motor rodar entre 0.5 RPM e 1 RPM, isto permite-me com um motor de pouca potencia conseguir uma boa força de torção.
tenho é de fazer uma valente desmultiplicação.
Outra dúvida, se eu tiver um sem-fim a fazer rodar uma engrenagem, ao modificar o passo do "dente" do sem fim modifico também a velocidade que estou a passar para a engrenagem, certo?
Procura num ferro velho de automóveis por um motor do limpa vidros, são a 12Vcc e serve para experiência e têm caixa redutora mecânica.

Ex. Se tiveres um motor electrico com 100W a 1.000Rpm e depois se acoplares um redutor seja de, sem-fim, helicoidal, ou outro, e a relação de entrada/saida for de 100/1, no ex. acima passas a ter 10Rpm na saida e de potencia 10.000W na saida (isto não contando com as percas).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Namekuso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Namekuso »

obrigado;)

vou entao ver se encontro um desses motores.
Responder

Voltar para “Dúvidas”