Protecçao Terra (sem terras)
Protecçao Terra (sem terras)
Boas pessoal
Tenho uma vivenda ja com alguns anos, e tenho um problema grave nao tenho terras .
Este fim de semana o meu termoacumulador começou a escorrer agua pelas resistençias, o quadro nao disparou nem o aparelho que o proprio termoacumulador tem.
Apos isto, vou colocar terra para o termoacumulador . Peço entao a vossa ajuda para tal .
A ideia é como o termoacumulador esta na garagem , fazer um furo no chao e colocar o electrodo de terra .
A minha duvida é como meço se a terra esta boa-? nao tenho nenhum aparelho para tal .
Se nao tiver boa como a posso corrigir?
vou tambem instalar um disj dif 30 mA (sera o suf? ) ou coloco um de 25A tambem
Material a comprar :
electrodo terra CU
condutor terra CU 10 mm
Ligador terra roscado para condutor CU 10mm
Barramento e caixa para barramento terra
disj dif 30 mA (unipolar ou bipolar?)
Obrigado
Tenho uma vivenda ja com alguns anos, e tenho um problema grave nao tenho terras .
Este fim de semana o meu termoacumulador começou a escorrer agua pelas resistençias, o quadro nao disparou nem o aparelho que o proprio termoacumulador tem.
Apos isto, vou colocar terra para o termoacumulador . Peço entao a vossa ajuda para tal .
A ideia é como o termoacumulador esta na garagem , fazer um furo no chao e colocar o electrodo de terra .
A minha duvida é como meço se a terra esta boa-? nao tenho nenhum aparelho para tal .
Material a comprar :
electrodo terra CU
condutor terra CU 10 mm
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Protecçao Terra (sem terras)
No seu caso, recomendaria solicitar ajuda, a um técnico especializado e ponderar em colocar terra de protecção, já no quadro electrico e a distribuir pelo resto da instalação.
Boas.pestynha Escreveu:Boas pessoal
Material a comprar :
electrodo terra CU
condutor terra CU 10 mm
Obrigado
Consegue ter acesso a alguma peça estrutural da casa, nomeadamente uma viga ou pilar onde aceda facilmente ao ferro?
Se sim, com uma abraçadeira fazer a ligação do ferro a um cabo de cobre e muito importante, voltar a tapar com cimento muito bem para não oxidar o ferro. Se na altura da construção todo o ferro estiver interligado terá uma terra muito boa.
Para medir, só mesmo com o medidor de terra (Mega-ohmimetro).
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
kintas_80 Escreveu:Boas.pestynha Escreveu:Boas pessoal
Material a comprar :
electrodo terra CU
condutor terra CU 10 mm
Obrigado
Consegue ter acesso a alguma peça estrutural da casa, nomeadamente uma viga ou pilar onde aceda facilmente ao ferro?
Se sim, com uma abraçadeira fazer a ligação do ferro a um cabo de cobre e muito importante, voltar a tapar com cimento muito bem para não oxidar o ferro. Se na altura da construção todo o ferro estiver interligado terá uma terra muito boa.
Cumprimentos.
Boas,
esta solução é boa, só peca pelos riscos.
Desde quando é que a armadura do betão funciona como terra?
Não será exactamente o contrário: a armadura é que deve ser ligada à terra.
ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
Que eu saiba o betão é condutor. Apesar disso, o que o kintas sugeriu foi de ligar o ferro ao cobre do eléctrodo.
Na minha empresa antes tínhamos uma terra má, mas após a termos ligado à estrutura do pavilhão melhorou drasticamente. Faz um efeito tipo gaiola de Faraday.
Mega-ohmimetro serve para medir resistência de isolamento, ou seja, a resistência de passagem à terra de equipamentos.
Cumps,
Bruno
Que eu saiba o betão é condutor. Apesar disso, o que o kintas sugeriu foi de ligar o ferro ao cobre do eléctrodo.
Na minha empresa antes tínhamos uma terra má, mas após a termos ligado à estrutura do pavilhão melhorou drasticamente. Faz um efeito tipo gaiola de Faraday.
Mega-ohmimetro serve para medir resistência de isolamento, ou seja, a resistência de passagem à terra de equipamentos.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Bom dia,
Conheço uma vivenda muito antiga que também não tinha terra, neste caso a solução utilizada foi colocar um electrodo de terra e ligar ao quadro geral da vivenda e daí derivar para os diversos circuitos.Neste caso como não quiseram abrir um roço na parede fizeram uma instalação à vista com tubo VD do eléctrodo até ao quadro.
De certeza que há aqui colegas que já fizeram muitas remodelações deste género e podem dar outras ideias.
Cumprimentos
VM
Conheço uma vivenda muito antiga que também não tinha terra, neste caso a solução utilizada foi colocar um electrodo de terra e ligar ao quadro geral da vivenda e daí derivar para os diversos circuitos.Neste caso como não quiseram abrir um roço na parede fizeram uma instalação à vista com tubo VD do eléctrodo até ao quadro.
De certeza que há aqui colegas que já fizeram muitas remodelações deste género e podem dar outras ideias.
Cumprimentos
VM
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Boa questão "ohmico"ohmico Escreveu:kintas_80 Escreveu:Boas.pestynha Escreveu:Boas pessoal
Material a comprar :
electrodo terra CU
condutor terra CU 10 mm
Obrigado
Cumprimentos.
Boas,
esta solução é boa, só peca pelos riscos.
Desde quando é que a armadura do betão funciona como terra?
Não será exactamente o contrário: a armadura é que deve ser ligada à terra.
ohmico
Já vi uma empresa instaladora muito credenciada fazer uma terra assim, e a certiel aprovou, mas é discutível???Gostava de ouvir mais opiniões???
VM
eu comprei a casa em "segunda-mao" .
Nao tenho plantas de localizaçao dos pilares .Mas posso analisar o caso .
Mas posso ligar a estrutura e tambem colocar um electrodo de terra .
O meu grande problema é que a ano passado pintei a casa por fora e por dentro exepto a garagem , dai nao querer partir as coisas ...
Nao tenho plantas de localizaçao dos pilares .Mas posso analisar o caso .
Mas posso ligar a estrutura e tambem colocar um electrodo de terra .
O meu grande problema é que a ano passado pintei a casa por fora e por dentro exepto a garagem , dai nao querer partir as coisas ...
o termoacumulador esta na garagem
Duzia12 Escreveu:Liga á banheira da casa de banho
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
pestynha Escreveu:o termoacumulador esta na garagemDuzia12 Escreveu:Liga á banheira da casa de banho
A banheira e não só é obrigatório ligar ao fio de terra
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Been thanked: 80 times
Boas,
é evidente que dificilmente se descobre uma terra aldrabada, isto é feita exclusivamente à custa de uma ligação à armadura do betão.
Não há CERTIEL que lhe valha.
É por isso que todas as obras deviam ser acompanhadas desde o início com verificações e medições nas diversas fases de execução.
Penso que é um erro continuarem a insistir que a armadura pode ser a terra de protecção. Esta deve ser ligada àquela.
Num acidente com electrocussão ocorrido há anos, num prédio sem terra de protecção, verificou-se que o mesmo foi provocado por um candeeiro com
deficiência de isolamento que se encontrava pendurado no ferro da armadura. Ora, a ser verdade o que sugerem, tal não devia ter acontecido.
ohmico
é evidente que dificilmente se descobre uma terra aldrabada, isto é feita exclusivamente à custa de uma ligação à armadura do betão.
É por isso que todas as obras deviam ser acompanhadas desde o início com verificações e medições nas diversas fases de execução.
Penso que é um erro continuarem a insistir que a armadura pode ser a terra de protecção. Esta deve ser ligada àquela.
Num acidente com electrocussão ocorrido há anos, num prédio sem terra de protecção, verificou-se que o mesmo foi provocado por um candeeiro com
deficiência de isolamento que se encontrava pendurado no ferro da armadura. Ora, a ser verdade o que sugerem, tal não devia ter acontecido.
ohmico
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Uma das coisas mais importantes em qualquer instalação eléctrica é a ligação à terra e o mais incrível é que esta parte da instalação é a que menos pessoas de importam, qualquer coisa serve!!! As pessoas deviam meter na cabeça e começar a fazer as terras como deve ser não é como já vi muitas vezes no projecto estar previsto um anel de terras e quando chegam os electricistas à obra esta já está no "ar", ou seja, não vai haver anel de terras para ninguém mas neste caso a culpa não é só dos electricistasohmico Escreveu:Boas,
Estou plenamente de acordo com estas verificações ao longo da obra.
ohmico