Que potencia de disjuntor ?

Responder
jcarlosj
Curioso
Curioso
Registado: 17 ago 2010, 00:35

Que potencia de disjuntor ?

Mensagem por jcarlosj »

Boas noites, eu pretendo substituir o quadro eléctrico de minha casa, que ainda é dos antigos, apenas tem 3 disjuntores em baquelite prêta e um interruptor geral.
Ou seja vou manter estes três e vou criar mais dois circuitos, a duvida está no disjuntor diferencial, qual sera a melhor potencia, de maneira que este não " dispare por tudo e por nada. :?:

Obrigado.
"Alguém hoje esta sentado á sombra, porque outro alguém, há muitos anos, se lembrou de plantar uma árvore."WB
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Que potencia de disjuntor ?

Mensagem por nelmindo »

Independentemente de ter jeito para bricolage, esse trabalho deveria ser feito por profissionais. é a minha opinião para garantir segurança da instalação, segurança nas pessoas e qualidade no funcionamento.
Esta é a minha humilde opinião, não leve a mal.
luisestrela
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 dez 2009, 15:10

Mensagem por luisestrela »

boas" jcarlosj"

O ideal seria substituir os disjuntores e o interruptor geral antigos por novos, mas se optar por os manter é necessario saber a potência dos cinco disjuntores e da potência contratada à edp para se poder escolher o
disjuntor diferencial mais indicado.Pode ainda ter que pedir um aumento de potência,uma vez que vai criar mais dois circuitos.

espero ter ajudado.
elstar
Tiago2010
Curioso
Curioso
Registado: 02 set 2010, 00:44
Has thanked: 1 time

Mensagem por Tiago2010 »

boas,

De facto, trocar o material antigo por novo seria uma soba solução, uma vez que estes ao longo do tempo perdem qualidades. em relação ao que pretende, é fundamental conhecer a potência (máxima) prevista para os circuitos pendurados no diferencial e ajustar para um calibre com alguma margem. nao esquecer que o diferencial não protegue contra curto-circuitos. apenas por passagens a terra, e deste modo tem que se jogar com a sensibilidade do diferencial. se estiver sempre a desligar existe passagem a terra.

Mas o melhor e falar a proficionais na área.

Boa sorte
Cumprimentos
Tiago Santos
Com os melhores cumprimentos,
Engº. Tiago Santos
jcarlosj
Curioso
Curioso

Mensagem por jcarlosj »

Obrigado pelos vossos conselhos.
Eu já estive registado na DGE, e podia assinar termos de responsabilidade de prédios ate 3 pisos , sem elevador, e esta hein ? Isto já foi há uns anitos.
Na altura trabalhava apenas como ajudante de electricista da construção civil, trabalho que adorei.
Em relação ao curso que tirei, que é o 11º ano de Radiotécnia na Escola Sec. Fonseca Benevides em Alcântara, deu ou agora não sei se dá equivalência a carteira de electricista, ( vou procura-la ).
A potência que eu tenho contratada é de 3,45 Kva.
O aparelho que vai consumir mais potência será o forno, a maquina de lavar roupa já existe,e no Inverno os 2 aquecedores a óleo, estes sempre regulados para uma potência média / baixa.
Eu aqui tenho o prazer de estar sempre a aprender.

Cumprimentos

Jcarlos
"Alguém hoje esta sentado á sombra, porque outro alguém, há muitos anos, se lembrou de plantar uma árvore."WB
luisestrela
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 dez 2009, 15:10

Mensagem por luisestrela »

boas
É bom não esquecer que os outros eletrodomesticos, embora menos também consomem energia e devem ser somados ao consumo total.
Para uma escolha mais correta da proteção a utilizar .

cumprimentos
elstar
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "jcarlosj"

"Eu já estive registado na DGE, e podia assinar termos de responsabilidade de prédios ate 3 pisos , sem elevador, e esta hein ? Isto já foi há uns anitos.
Na altura trabalhava apenas como ajudante de electricista da construção civil, trabalho que adorei."

Se estavas inscrito na DGE (definitivo) não volta atrás, a não ser que tivesses algum processo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso se tiver espaço é colocar um interruptor fiferencial de 2x40A-0.03 A

10 A para iluminação
16 A para tomadas

para o fogão deixar estar como está 20 A para secção de 2,5 mm^2 ---25 A para 4 mm^2 e 32 A para 6 mm^2
jcarlosj
Curioso
Curioso

Mensagem por jcarlosj »

Mário Escreveu:Boas "jcarlosj"

"Eu já estive registado na DGE, e podia assinar termos de responsabilidade de prédios ate 3 pisos , sem elevador, e esta hein ? Isto já foi há uns anitos.
Na altura trabalhava apenas como ajudante de electricista da construção civil, trabalho que adorei."

Se estavas inscrito na DGE (definitivo) não volta atrás, a não ser que tivesses algum processo.

Cump.
Mário
Caro Mario, eu dei baixa da actividade, e penso eu que a carteira de electricista tinha um prazo de validade.
Mas vou vêr se me informo acerca do estado da mesma.

Cumps
jcarlosj
Curioso
Curioso

Mensagem por jcarlosj »

Duzia12 Escreveu:Isso se tiver espaço é colocar um interruptor diferencial de 2x40A-0.03 A

10 A para iluminação
16 A para tomadas

para o fogão deixar estar como está 20 A para secção de 2,5 mm^2 ---25 A para 4 mm^2 e 32 A para 6 mm^2
Caro Duzia12, para o fogão não pode ser um disjuntor de 16 A ?

Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Poder pode, desde que só tenha um disco a trabalhar de cada vez, o que não é prático...
jcarlosj
Curioso
Curioso

Mensagem por jcarlosj »

nelmindo Escreveu:Poder pode, desde que só tenha um disco a trabalhar de cada vez, o que não é prático...
Caro nelmindo, o fogão é apenas um forno, a placa é a gaz.

Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Se a potência agora chega deixa estar o circuito do forno.

Se for a 6,9KVA ..30 A já para o forno mínimo 25 A---4mm^2

Quanto à sensiblididade eu em minha casa tenho um geral de 2x40A e dois diferenciais, um de 2x40 A- 30mA e outro de 2x25 A-10 mA nunca tive problemas
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”