motor sem boia
-
- Electricista de 3ª
- Registado: 17 ago 2010, 23:41
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 1 time
motor sem boia
tenho um motor de tirar agua onde liga e desliga apenas pondo ou tirando a ficha da alimentação. É possível colocar um sensor ou algo parecido para que pare quando nao tiver mais agua(neste caso um "chupador" na ponta do tubo). Já agora é possivel colocar um interruptor no motor? obrigado
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
-
- Electricista de 3ª
Re: motor sem boia
É um motor simples(monofasico) está enfiado num buraco, tem um tubo preto até ao fundo, quando preciso de tirar água vou ligo a ficha á tomada e ele arranca. Como vai para a rua ele nao pode ligar de qualquer maneira tenho que ser eu a ligar/desligar.
obrg
je
obrg
je
vecm1956 Escreveu:Bom dia,
Explique melhor a configuração da sua instalação de bombagem?
Cumprimentos
vm
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
-
- Electricista de 3ª
Parece que não, nao sei...então não dá é isso?
vecm1956 Escreveu:Boa noite,
Pela sua descrição o motor não está protegido contra sobrecargas nem contra curto-circuitos.
Cumprimentos
VM
joedualmar
Aprender até morrer...
Aprender até morrer...
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
Bom dia,
Se quiser proteger o motor da sua bomba contra curto-circuitos, sobregargas e falta de água deve montar um automatismo com essas funções.
Se não está habilitado a fazer esse serviço consulte um electricista credenciado.
Cumprimentos
VM
Se quiser proteger o motor da sua bomba contra curto-circuitos, sobregargas e falta de água deve montar um automatismo com essas funções.
Se não está habilitado a fazer esse serviço consulte um electricista credenciado.
Cumprimentos
VM
depende daquilo que queres gastar....
na minha area de residençia encontras com facilidade quadros já feitos para protecção a motores e bombas submersiveis...
ultimamente apareceu no mercado um pequeno quadro que se presta exactamente para aquilo que precisas....
informa-te numa boa casa de ferragens ou de electricidade e se não conseguires fazer a ligação, certamente existem bons electricistas na tua zona...
na minha area de residençia encontras com facilidade quadros já feitos para protecção a motores e bombas submersiveis...
ultimamente apareceu no mercado um pequeno quadro que se presta exactamente para aquilo que precisas....
informa-te numa boa casa de ferragens ou de electricidade e se não conseguires fazer a ligação, certamente existem bons electricistas na tua zona...
Boas.joedualmar Escreveu:tenho um motor de tirar agua onde liga e desliga apenas pondo ou tirando a ficha da alimentação. É possível colocar um sensor ou algo parecido para que pare quando nao tiver mais agua(neste caso um "chupador" na ponta do tubo). Já agora é possivel colocar um interruptor no motor? obrigado
Penso que o precisa é um interruptor de fluxo.
è um equipamento q se coloca na tubagem da água. A alimentação vai directamente a esse equipamento que por sua vez alimenta o motor.
Este equipamento faz ligar/desligar o motor sempre que houver variação de fluxo na tubagem. Tem associado tambem um pressostacto que tambem faz disparar o motor quando a pressão excede o valor programado.
O preço rondará cerca de 50Eur.
Espero que ajude.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
Esse interruptor de fluxo deve ser montado na aspiração ou na compressão da bomba?kintas_80 Escreveu:Boas.joedualmar Escreveu:tenho um motor de tirar agua onde liga e desliga apenas pondo ou tirando a ficha da alimentação. É possível colocar um sensor ou algo parecido para que pare quando nao tiver mais agua(neste caso um "chupador" na ponta do tubo). Já agora é possivel colocar um interruptor no motor? obrigado
è um equipamento q se coloca na tubagem da água. A alimentação vai directamente a esse equipamento que por sua vez alimenta o motor.
Este equipamento faz ligar/desligar o motor sempre que houver variação de fluxo na tubagem. Tem associado tambem um pressostacto que tambem faz disparar o motor quando a pressão excede o valor programado.
Espero que ajude.
Cumprimentos.
VM
Boas.vecm1956 Escreveu:Esse interruptor de fluxo deve ser montado na aspiração ou na compressão da bomba?kintas_80 Escreveu:Boas.joedualmar Escreveu:tenho um motor de tirar agua onde liga e desliga apenas pondo ou tirando a ficha da alimentação. É possível colocar um sensor ou algo parecido para que pare quando nao tiver mais agua(neste caso um "chupador" na ponta do tubo). Já agora é possivel colocar um interruptor no motor? obrigado
Espero que ajude.
Cumprimentos.
VM
O ideal será colocar na aspiração, porque uma vez que tras uma válvula de retenção a pouca água em pressão no corpo da bomba mantem-se na bomba e não regressa ao tanque/poço.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2007, 00:29
- Contacto:
Código: Selecionar todos
O ideal será colocar na aspiração, porque uma vez que tras uma válvula de retenção
Para ligar o motor so quando há agua em deposito é necessario sondas e respectivo rele de nivel, existem uns quadros que nao tem sondas, funcionam por consumo, atraves do consumo do motor é assumido uma situação de falta/presença de agua.
pic's on the rocks
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Boas.PauloMalas Escreveu:pelo que sei esse equipamento (presso control) apenas dá para instalar na compressao isto se for o equipamento mencionado anteriormente.Código: Selecionar todos
O ideal será colocar na aspiração, porque uma vez que tras uma válvula de retenção
Para ligar o motor so quando há agua em deposito é necessario sondas e respectivo rele de nivel, existem uns quadros que nao tem sondas, funcionam por consumo, atraves do consumo do motor é assumido uma situação de falta/presença de agua.
O termo que usa, presso control, dá ideia de pressostacto, o que é totalmente diferente do interruptor de fluxo. Como o nome diz, interruptor de fluxo, há uma comuntação no interruptor quando varia o fluxo do liquido, dai ter uma válvula de retenção para a bomba não ligar quando houvesse fluxo em sentido contrario.
Tem um pressostacto associado sim para desligar, porque se a tubagem for de 3bar e a bomba de 10bar, a bomba nunca vai desligar porque a tubagem não iria aguentar e o fluxo seria sempre continuo.
Espero ter ajudado.
Abraço.