Led´s R1 e Condensador

Bruno Valente
Curioso
Curioso
Registado: 16 dez 2009, 15:39

Led´s R1 e Condensador

Mensagem por Bruno Valente »

Boa noite a todos, como já não participo a algum tempo, vou faze-lo agora, como tenho preguiça de ir aos cadernos vim aqui :twisted:
Então é assim, tenho num comboio miniatura dois Led´s ligados em série para reproduzir os faróis do comboio. É muito simples, dois Led´s em série com uma resistência de 100 Ohms alimentados através da tensão de saída que são os carris. Tensão máx. 18 V, funciona em modo analógico, regulado pelo transformador, como se fosse um potenciómetro. A minha ideia é esta, meter uma capacidade de forma a que esta carregasse e evitasse os "pisca pisca" dos Led´s em zonas mais isoladas no carril. Compreendem? Fiz pela Lei de Ohm o cálculo, para saber o valor da resistência a meter, sabem-me dizer qual a fórmula para fazer o mesmo mas com o Condensador?
Já agora, é possivel usar algum material para estabilizar sempre a corrente nos Led´s, de forma a que estes estejam sempre acesos?
Obrigado a todos.
Um abraço.
Imagem
Imagem
Imagem
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Led´s R1 e Condensador

Mensagem por nelmindo »

Um qualquer condensador de 470uF e 25V ou mais serve para o piscares entre emendas da linha.
Se queres que eles se mantenham acessos, mesmo a linha tenha valores de tensão diferentes, por causa da velocidade, tens que usar uma pequena pilha recarregável, que será carregada com a tensão disponível na linha e manterá o LED a funcionar com corrente constante. Depois usas um transístor para detectar tensão na linha, para ligar quando anda e desligar quando está parado.
Bruno Valente
Curioso
Curioso

Obrigado carro colega, tudo compreendido, mas já agora haverá algum esquema?
O condensador basta liga-lo aos dois fios não é? O + e o - e agora onde ligo o transistor? e já agora dê-me pf uma referência, o mais conhecido por mim é o BD 137, será que dá?
Bruno Valente
Curioso
Curioso

Aliás nem precisa de desligar quando faço uma paragem, pode tar sempre ligado, apenas se desliga quando tiro fora a carruagem. É possivel na mesma com o que foi referido atras?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Como não sei a escala que usa, e geralmente o espaço é pouco, uma pilha recarregável serve bem, nem precisa do condensador.
Uma resistência em série de 1,2Kohm (1/2W) com a pilha, ligados aos carris deve dar para carregar ou carregar aos poucos.
Um circuito semelhante a este, deve dar para colocar os LEDs a funcionar, porque a tensão de uma pilha só, não dá chega, principalmente quando as pilhas recarregáveis só dão 1.2V:
http://bigclive.com/joule.htm
Bruno Valente
Curioso
Curioso

Fiz este esquema, vejam pf se está bem e já agora digam-me os valores das peças a usar pf.
Obrigado.
Imagem
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O circuito está mal, quando o transistor entra em condução o colector fica ao (-) e há curto circuito

Experimenta colocar uma Resistência de Colector RL--------I=(Vcc-Vce)/Rl
Bruno Valente
Curioso
Curioso

Ou seja, o emissor vai ao + correcto? Só isso? Eu para saber os valores vou usar a lei de Ohm, quero saber o valor da resistência calculo a tensão a dividir pela intensidade, mas onde vou buscar o valor da intensidade? da ultima vez que fiz não fiz assim, só que ja não me lembro. Da ultima vez calculei o valor dos Led´s em série e o Umáx permitido pelo transformador, que são 18 volts.
Como faço? Pois a intensidade não preciso...
Obrigado!
Bruno Valente
Curioso
Curioso

Estive a pensar e é assim, como já tenho isto feito, como podem ver nas imagens, sem querer alterar nada e andar com calculos e mais calculos, é possivel só meter um condensador em série no circuito? Como o que o colega referiu de 470 mF e para 25 Volts? É possível sem ter que mexer em nada?
jobela
Curioso
Curioso
Registado: 21 set 2008, 22:45

Mensagem por jobela »

O condensador é sempre metido em paralelo com a alimentação.

Já pensou em usar um regulador de tensão? 7818, 7815, 7812, 7810, 7809, 7806... :wink:
Bruno Valente
Curioso
Curioso

Ou seja, mas tambem depende dos condensadores uns têm polaridade outros não, mas seguindo essa lógica, o positivo do condensador chanta na linha positiva e o mesmo para a negativa correcto?
Neste caso o que faz o regulador de tensão aplicaod desta maneira?
Bruno Valente
Curioso
Curioso

Um regulador de tensão é um dispositivo, geralmente formado por semicondutores, tais como diodos zener e circuitos integrados reguladores de tensão, que tem por finalidade a manutenção da tensão de saída de um circuito elétrico. Sua função principal é manter a tensão produzida pelo gerador/alternador dentro dos limites exigidos pela bateria e pelo sistema elétrico que esta alimentando. Por exemplo: Se ele estiver sendo utilizado em um motor de automóvel, deverá manter a saida para o veiculo entre 12,5 e 14,5 volts, sendo um valor normal 13,6 volts. Normalmente os valores retirados da bateria variam, como quando se acendem as luzes, a tendência é a tensão da bateria cair, ja que o consumo aumentou. O regulador detecta esta queda e aumenta a sua tensão de saida para compensar a descarga da bateria.
Isso?
Se for isso tudo bem, tou a entender, mas consegue-me arranjar algum esquema disto e a referência do melhor regulador de tensão. Neste caso tinha que ser o 7818, para 18 volts, mas nao ficará mesmo no limite, eles normalmente aquecem bem e se nao tiverem dissipador pior ainda... :|
jobela
Curioso
Curioso
Registado: 21 set 2008, 22:45

Mensagem por jobela »

Vá a datasheets.org e procure por "7818". Irá ser disponibilizado um link em pdf, onde irá encontrar numa das páginas, a montagem. Deverá ser com un condensador de 25V 0.33uF na entrada e outro de 25V 0.1uF na saída. Isto não invalida que à entrada tenha de lhe adicionar um condensador de 10uF à entrada para comer a maior parte dos pisca-pisca. É que a maior parte das pessoas pensa que o regulador de tensão é de ligação directa, e depois desiludem-se.
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

se o problema é apénas o pisca pisca, então usa um condensador de grande capaçidade...tipo 10000uf com uma voltagem de trabalho acima da tensão do comboio.

para manter dois leds a funcionar não vejo qual a necessidade de utilizar reguladores de tensão quando a sua função é exactamente regular e não fazer backup de energia...

em pequenas fontes de alimentação que construo uso regularmente os lm317 ou os 7812/15 etc ou simplesmente um diodo zener, 1 volt acima da voltagem que pretendo obter.

basicamente o zener faz o mesmo trabalho que o regulador mas de forma fixa, enquanto que o regulador pode ser ajustado por uma resistençia variavel.

o que interessa neste caso é que é necessaria uma corrente residual quando por instantes a ela falha...

ora das duas uma...
ou se usa um sistema tipo backup, pouco prático ou como se trata de dois simples leds, um bom condensador resolve o problema.
Bruno Valente
Curioso
Curioso

Exactamente, obrigado caros colegas pela vossa ajuda, realmente é só para parar com aquele pequeno pisca pisca que não tem jeito nenhum!! :)
Um abraço!
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”