Bom dia,
Desde já peço desculpa caso este assunto já se encontre referido noutro topico, mas realizei uma pesquisa no forum e nao encontrei bem aquilo que pretendia saber.
Sou relativamente novo nesta profissão e gostaria que me pudessem ajudar sobre quais os criterios a ter em conta para estabelecer o preço de um projecto de iluminação publica e um projecto de rede electrica exterior para um terreno com cerca de 20 moradias.
Apenas estou a ter em conta o numero de horas de trabalho ( e nem sei bem ao certo qual o valor médio por hora) e o custo das impressões.
Agradeço desde já a todos,
Cumprimentos
Preço de Projecto de IP e Rede Electrica
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 abr 2010, 10:12
-
- Registado: 18 mai 2010, 22:52
Re: Preço de Projecto de IP e Rede Electrica
Boa tarde.
Li o seu post e verifico que compartilho a mesma questão.
Embora ainda não tenha ocorrido a oportunidade de fazer projectos, uma das coisas que também me prende de procurar faze-lo é não saber como se calculam os honorários.
Já li em alguns locais que depende (como é obvio) do tipo de projecto... mas nunca se chega a promenores...
No entanto, penso que quem já trabalha nesta área deveria dar uma ajuda, para o nosso bem e para o bem deles, pois se ninguem nos ajudar, corremos o risco (ainda que involuntariamente) de "estragar" o mercado.
Cumprimentos
Li o seu post e verifico que compartilho a mesma questão.
Embora ainda não tenha ocorrido a oportunidade de fazer projectos, uma das coisas que também me prende de procurar faze-lo é não saber como se calculam os honorários.
Já li em alguns locais que depende (como é obvio) do tipo de projecto... mas nunca se chega a promenores...
No entanto, penso que quem já trabalha nesta área deveria dar uma ajuda, para o nosso bem e para o bem deles, pois se ninguem nos ajudar, corremos o risco (ainda que involuntariamente) de "estragar" o mercado.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
podem efectuar uma tabela onde indicam o vosso preço por fracção, fogo, ou área (m2).
Podem acrescentar se têm algum "desconto" caso façam 1, 2 ou mais especialidades em conjunto.
Neste caso tens:
- 20 fogos
- 2 especialidades (IP + energia)
Tendo em conta que temos de pagar o nosso tempo, licenças de material que utilizamos, as impressões, contactos e visitas a obra, acho que neste caso não seria descabido um preço balizado entre 100 e 200euros por fogo.
Logo, dará qq coisa como 2000 a 4000euros.
Acrescidos de IVA, claro..
Não sei se é um bom preço, se é um mau preço, nem se está dentro dos valores de mercado... mas era um preço entre aqueles que eu daria (balizado naqueles valores).
Podem acrescentar se têm algum "desconto" caso façam 1, 2 ou mais especialidades em conjunto.
Neste caso tens:
- 20 fogos
- 2 especialidades (IP + energia)
Tendo em conta que temos de pagar o nosso tempo, licenças de material que utilizamos, as impressões, contactos e visitas a obra, acho que neste caso não seria descabido um preço balizado entre 100 e 200euros por fogo.
Logo, dará qq coisa como 2000 a 4000euros.
Acrescidos de IVA, claro..
Não sei se é um bom preço, se é um mau preço, nem se está dentro dos valores de mercado... mas era um preço entre aqueles que eu daria (balizado naqueles valores).
Learning is the goal!!
-
- Curioso
- Registado: 18 out 2009, 01:01
Então o coeficiente de simultaneidade para determinar as potências também serve para os orçamentos ?, mais do que uma fracção com traçados diferentes, dão mais trabalho do que varias iguais, o coeficiente de simultaneidade é para as potências não para o trabalho, ou será que o electricista também aplica o referido coeficiente para fazer as ligações,colocação de tubagens, etc. não me parece.Duzia12 Escreveu:Falta o coeficiente de simultaneidade nos preços 2000 Euros x 20= 3000 x coefiiente (0,43)=1720+IVA Euros
Sem ited
cumprimentos
Cumprimentos
Nelson
Nelson
-
- Registado: 17 abr 2010, 10:12
Boas,
Queria agradecer a todos os que responderam ao este post pois assim consegui ter uma melhor noçao dos valores de mercado, no entanto lamento que tenham sido poucas respostas.
Julgo sinceramente que ficamos todos a perder senao partilharmos algumas informações, pois que não tem noçao desses valores (como e o meu caso) acaba sempre por fazer demasiado barato, porque esta no inicio da profissao e nao quer perder os poucos contactos que tem.
Queria agradecer a todos os que responderam ao este post pois assim consegui ter uma melhor noçao dos valores de mercado, no entanto lamento que tenham sido poucas respostas.
Julgo sinceramente que ficamos todos a perder senao partilharmos algumas informações, pois que não tem noçao desses valores (como e o meu caso) acaba sempre por fazer demasiado barato, porque esta no inicio da profissao e nao quer perder os poucos contactos que tem.