Tenho que ligar uma máquina e fazer o acionamento por contator com rele termico com uma chave botoeira com um contato (nc) e outro (no) e estou apanhando deles, quando é só a contadora faço sem duvidas agora com o protetor termico fiquei enrrolado. Alguem pode me ajudar.
Obrigado.
ligação de contator com rele termico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 ago 2010, 02:18
Re: ligação de contator com rele termico
Não percebi bem o que pretende mas a ver:
se o objectivo é intercalar um contactor com rele termico num circuito trifásico:
L1 alimentação ->L1 (contactor->rele termico) -> L1 da carga
mesmo para L2 e L3
No circuito do solenoide de actuação do contactor liga o neutro (num dos polos) e uma das fases comutada pela botoneira (na saida NO) (ao outro polo).
É isto que pretende?
Obviamente se tiver um dijuntor magnotermico e a jusante um contactor (um circuito típico para uma bomba de água) as ligações são semelhantes.
se o objectivo é intercalar um contactor com rele termico num circuito trifásico:
L1 alimentação ->L1 (contactor->rele termico) -> L1 da carga
mesmo para L2 e L3
No circuito do solenoide de actuação do contactor liga o neutro (num dos polos) e uma das fases comutada pela botoneira (na saida NO) (ao outro polo).
É isto que pretende?
Obviamente se tiver um dijuntor magnotermico e a jusante um contactor (um circuito típico para uma bomba de água) as ligações são semelhantes.
-
- Curioso
- Registado: 09 ago 2009, 01:47
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Re: ligação de contator com rele termico
Para o comando da bobine utilizar uma série de:
Contacto fechado do relé termico
Contacto aberto da botoneira de arranque (NO) em paralelo com retorno de marcha da máquina
Contacto fechado da botoneira de paragem (NC)
Esta série alimenta a bobine a accionar (o retorno de marcha acima pode ser um contacto deste relé)
A botoneira de arranque provoca o fecho momentâneo do circuito que será depois mantido pelo retorno de marcha.
A botoneira de paragem ou relé térmico interrompem o circuito e param a máquina.
Será isto?
Contacto fechado do relé termico
Contacto aberto da botoneira de arranque (NO) em paralelo com retorno de marcha da máquina
Contacto fechado da botoneira de paragem (NC)
Esta série alimenta a bobine a accionar (o retorno de marcha acima pode ser um contacto deste relé)
A botoneira de arranque provoca o fecho momentâneo do circuito que será depois mantido pelo retorno de marcha.
A botoneira de paragem ou relé térmico interrompem o circuito e param a máquina.
Será isto?