DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 ago 2010, 10:38
DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL
Olá a todos.
Sou Técnico de Segurança e, numa auditoria a uma obra, deparei-me com a seguinte inscrição no disjuntor do quadro geral da obra: ATENÇÃO DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL!
Pedia que alguem me esclarecesse acerca de eventuais implicações que este aparelho possa ter na protecção de pessoas, uma vez que as normas referem claramente que o disjuntor deve ser diferencial com a sensibilidade de 30 mA.
Agradeço toda e qualquer colaboração.
M/Cumprimentos.
Pedro Sousa
Sou Técnico de Segurança e, numa auditoria a uma obra, deparei-me com a seguinte inscrição no disjuntor do quadro geral da obra: ATENÇÃO DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL!
Pedia que alguem me esclarecesse acerca de eventuais implicações que este aparelho possa ter na protecção de pessoas, uma vez que as normas referem claramente que o disjuntor deve ser diferencial com a sensibilidade de 30 mA.
Agradeço toda e qualquer colaboração.
M/Cumprimentos.
Pedro Sousa
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL
"uma vez que as normas referem claramente que o disjuntor deve ser diferencial com a sensibilidade de 30 mA."
A normas nunca referem que o disjuntor deve ser diferencial. Apenas referem que deve ser feita a protecção diferencial usando um equipamento de alta sensibilidade (mas não sei de que norma está a falar, até estou com curiosidade para podermo-nos orientar na ajuda). Pode ser feito por um interruptor, disjuntor ou relé. No seu caso deve estar a ser feito po meio de outro equipamento que não esse em particular. Verifique.
Tire fotos e publique aqui ou peça ajuda a um electrotécnico em caso de dúvida.
A normas nunca referem que o disjuntor deve ser diferencial. Apenas referem que deve ser feita a protecção diferencial usando um equipamento de alta sensibilidade (mas não sei de que norma está a falar, até estou com curiosidade para podermo-nos orientar na ajuda). Pode ser feito por um interruptor, disjuntor ou relé. No seu caso deve estar a ser feito po meio de outro equipamento que não esse em particular. Verifique.
Tire fotos e publique aqui ou peça ajuda a um electrotécnico em caso de dúvida.
Quais normas?barrosdesousa Escreveu:Olá a todos.
À partida essa instalação é regulada pelas RTIEBT.
Dependendo do circuito que está a falar, ele pode ter um interruptor diferencial à cabeça ou não, dispensando (em caso afirmativo) a utilização de um disjuntor diferencial.
Se possuir interruptor diferencial+disjuntor "não diferencial" protege contra contactos indirectos (podendo ser de 500, 300, 30mA ou ainda mais sensível, consoante a aplicação) e curto-circuitos. Caso contrário apenas protege contra curto-circuitos.
Trabalhando eu num sitio onde constantemente somos auditados pela APCER e por (pseudo)técnicos de segurança, recomendo que perca um tempinho a conhecer as RTIEBT, para não cometer os mesmos erros que muitos fazem.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos e boas auditorias.
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
O que o colega barrosdesousa esta a falar parece-me que é do limitador da edp que agora são não diferênciais, e já não têm protecção contra contactos indirectos.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "barrosdesousa"
1º Preenche o perfil "profile"
Não batendo nos TSH, o que se passa é que onde está a dizer "ATENÇÃO DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL! " não é o quadro geral da obra, mas sim o "Disjuntor limitador de potencia" da "EDP", que pode ficar junto ou perto do quadro geral da instalação.
No quadro geral da instalação é que tem que cumprir com as normas "conforme o local" sobre a protecção diferencial.
Cump.
Mário
1º Preenche o perfil "profile"
Não batendo nos TSH, o que se passa é que onde está a dizer "ATENÇÃO DISJUNTOR NÃO DIFERENCIAL! " não é o quadro geral da obra, mas sim o "Disjuntor limitador de potencia" da "EDP", que pode ficar junto ou perto do quadro geral da instalação.
No quadro geral da instalação é que tem que cumprir com as normas "conforme o local" sobre a protecção diferencial.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Em certas instalações, existem quadros que devem verificar a classe II de isolamento (quadros de Frio, por exemplo).
Quando não se pode corresponder com a Classe II de isolamento, tem-se que ter disjuntores diferenciais no quadro de entrada.
Talvez não seja este o caso.
Quando não se pode corresponder com a Classe II de isolamento, tem-se que ter disjuntores diferenciais no quadro de entrada.
Talvez não seja este o caso.
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Prezado Barrosdesousa!
Durante o meu periodo de férias, estive uma semana a ajudar os meus pais, que são agricultores. Num dos campos que cultivam, há uma baixada que alimenta um motor de rega. Foi com espanto que - à semelhança do que referiste no teu post inicial - lá encontro, no lugar do disjuntor diferencial, um disjuntor com a indicação "Atenção Disjuntor Não Diferencial", da marca GE.
Realmente não consegui perceber a razão da existência do mesmo. Será que a marca não produz disjuntores diferenciais?
Cumps,
Electro 99.
Durante o meu periodo de férias, estive uma semana a ajudar os meus pais, que são agricultores. Num dos campos que cultivam, há uma baixada que alimenta um motor de rega. Foi com espanto que - à semelhança do que referiste no teu post inicial - lá encontro, no lugar do disjuntor diferencial, um disjuntor com a indicação "Atenção Disjuntor Não Diferencial", da marca GE.
Realmente não consegui perceber a razão da existência do mesmo. Será que a marca não produz disjuntores diferenciais?
Cumps,
Electro 99.
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Boas..Electro 99 Escreveu:Prezado Barrosdesousa!
Cumps,
Electro 99.
Sim claro que fabricam limitadores de corrente diferênciais mas os custos para a EDP são bem mais elevados sendo diferêncial e a EDP não é obrigada a por equipamentos com protecção diferêncial, isso é da responsablidade do proprietário.
Pedro Mendes