sistema sunlite
sistema sunlite
boas tenho um problema com um sistema sunlite, gostaria de saber um pouco mais do funcionamento do sistema , se alem da pequena caixa á saída do computador existe alguma outra caixa de distribuição ? o sistema trabalha em dmx mas tudo interligado a pingar um no outro ? existe documentação em português ?
Obrigado
Obrigado
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: sistema sunlite
Boas.
Sobre o sistema sunlite não tenho conhecimentos, mas se procurar por "dmx protocol" no Google, vai encontrar o modo de funcionamento desse protocolo.
Por norma, depois do interface dmx, circulam 3 fios(2 linhas e eventual malha) que percorrem todos os equipamentos a comandar(até esgotar os canais de bus)
A instalação por norma é feita em sequência,ligando uns equipamentos aos outros, mas julgo que pode funcionar também em estrela.
Importante para o bom funcionamento desses equipamentos, é ter a terminação de linha no último dispositivo ligado ao bus dmx.
Mais que isto, só conhecendo o problema e o modo como está feita a instalação é que poderei adiantar possíveis causas do problema.
Abraço
Sobre o sistema sunlite não tenho conhecimentos, mas se procurar por "dmx protocol" no Google, vai encontrar o modo de funcionamento desse protocolo.
Por norma, depois do interface dmx, circulam 3 fios(2 linhas e eventual malha) que percorrem todos os equipamentos a comandar(até esgotar os canais de bus)
A instalação por norma é feita em sequência,ligando uns equipamentos aos outros, mas julgo que pode funcionar também em estrela.
Importante para o bom funcionamento desses equipamentos, é ter a terminação de linha no último dispositivo ligado ao bus dmx.
Mais que isto, só conhecendo o problema e o modo como está feita a instalação é que poderei adiantar possíveis causas do problema.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
boas, obrigado por a informação eu nem sei como o sistema esta montado como não fui eu a montar lógico um gajo fica á pesca.
Pelo que vejo ( e ainda não fui bem ver a situação ) nem todas as luzes ligadas ao sistema teem protocolo dmx como é o caso dos par normal de lâmpada ou as luzes negras, que nesse caso deve ter um adaptador para o sistema, ou então existe uma caixa distribuidora de malhas não sei.
Logo que tenha mais informação comunico , também gostava de saber se existe algum manual para o sunlite em português ?
Um abraço
Pelo que vejo ( e ainda não fui bem ver a situação ) nem todas as luzes ligadas ao sistema teem protocolo dmx como é o caso dos par normal de lâmpada ou as luzes negras, que nesse caso deve ter um adaptador para o sistema, ou então existe uma caixa distribuidora de malhas não sei.
Logo que tenha mais informação comunico , também gostava de saber se existe algum manual para o sunlite em português ?
Um abraço
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas novamente.
O sistema DMX tem várias possibilidades:
-Controlo directo de canal no equipamento
-Controlo por conversores para linha de 0~10V(EX:Para lâmpadas fluorescentes reguláveis não DMX)
-Controlo por conversores para linha de 4~20mA
-Controlo por conversores dimmer(para regulação directa de projectores PAR não DMX)
Já que a comunicação é baseada em RS485, está menos sujeita a erros, mesmo passando junto de linhas de perturbação(ex: cabos eléctricos)
O ideal é fazer um diagrama da instalação. Seguindo os cabos de comando, localizando todos os equipamentos e endereços dos mesmos. É sempre útil para resolução de problemas e avarias.
Depois, é ir desligando os equipamentos até a avaria desaparecer.(a avaria poderá ser um driver avariado em algum equipamento)
Abraço
O sistema DMX tem várias possibilidades:
-Controlo directo de canal no equipamento
-Controlo por conversores para linha de 0~10V(EX:Para lâmpadas fluorescentes reguláveis não DMX)
-Controlo por conversores para linha de 4~20mA
-Controlo por conversores dimmer(para regulação directa de projectores PAR não DMX)
Já que a comunicação é baseada em RS485, está menos sujeita a erros, mesmo passando junto de linhas de perturbação(ex: cabos eléctricos)
O ideal é fazer um diagrama da instalação. Seguindo os cabos de comando, localizando todos os equipamentos e endereços dos mesmos. É sempre útil para resolução de problemas e avarias.
Depois, é ir desligando os equipamentos até a avaria desaparecer.(a avaria poderá ser um driver avariado em algum equipamento)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 ago 2010, 11:54
Eu não percebi muito bem a dúvida, eu trabalho com o SUNLITE, é realmente um sistema DMX, e, quando quero trabalhar com os sistemas antigos utilizo um conversor DMX analógico 0-10V
Boas obrigado pela explicação, fiquei com uma ideia do sistema, ate porque assim já sei que para sistemas antigos que não tenham dmx temos que ter conversores próprios. o que andava a procura é de um manual do sunlite em português para poder calibrar o programa
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Been thanked: 2 times
boas, caro amigo eu trabalho com esses sistema, e alem de outros com DMX com o protocolo de 1990.gamarras Escreveu:boas tenho um problema com um sistema sunlite, gostaria de saber um pouco mais do funcionamento do sistema , se alem da pequena caixa á saída do computador existe alguma outra caixa de distribuição ? o sistema trabalha em dmx mas tudo interligado a pingar um no outro ? existe documentação em português ?
Obrigado
diz-me do que precisas que te explico, em relaçao ao manual em portugues nao o temos, mas somos nos em portugal que representamos a sunlite
nao sei se posso por aqui o endereço da empresa mas se pretenderes mais informaçoes contactame em privado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Been thanked: 2 times
para ligar esses equipamentos usamos canais de dimer ou switch, e sao comandados por DMX.gamarras Escreveu:boas, obrigado por a informação eu nem sei como o sistema esta montado como não fui eu a montar lógico um gajo fica á pesca.
Um abraço
ter em atençao que nao deves ter mais do que 32 equipamentos pendurados na mesma linha, se precisares de ligar mais do que isso, ou usar cabos compridos, precisaras de um spliter de DMX.
rock em rio, usa DMX, tenho a discoteca mercado em bragança toda controlada pelo sunlite, a antiga chic no porto ate as florescen~tes e os leds embutidos no chao eram controlados pelo sunlite
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 out 2010, 03:10