A história da Electricidade

Bloqueado
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4740
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 123 vezes
Agradecimento recebido: 140 vezes
Contacto:

A história da Electricidade

Mensagem por admin »

A história da descoberta do fenómeno da electricidade remonta à antiga civilização grega. O termo electricidade deriva da palavra grega âmbar. Diz-se que Tales de Mileto foi um dos seus pioneiros que, ao experimentar, repetidamente, a fricção do âmbar, descobriu o fenómeno da electricidade evidenciado pelo efeito da atracção dos corpos. Desde então, o engenho sonhador do homem, impulsionado pela curiosidade do fenómeno, não mais parou de procurar os seus efeitos e de aproveitar as suas virtualidades. No entanto, desde a descoberta de Tales de Mileto, passaram muitos séculos para que o fenómeno da electricidade fosse totalmente conhecido e que dele se retirassem as utilidades que iriam revolucionar o desenvolvimento das civilizações contemporâneas.

A partir do século XVI, o estudo do fenómeno da electricidade sofreu um enorme incremento na Europa e nos Estados Unidos da América. Nomes como William Gilbert, Otto von Guerike, Stephen Gray, Charles Dufay, Benjamin Franklin, Joseph Priestley, Luigi Galvani, George Simon, Joseph Henry, James Prescott Joule, Alessandro Volta, Thomas Edison, Nikola Tesla e Charles Proteus Steinmetz ficaram na história da electricidade. O domínio da electricidade, primeiro na forma estática e depois na forma corrente, abriu decisivamente o caminho da revolução industrial iniciado no século XIX.

Na Europa, as primeiras aplicações da electricidade tiveram lugar na Europa do Norte e na Europa Central, precisamente onde começou a revolução industrial. O efeito dinamizador da electricidade, sobretudo pela sua utilização na maquinaria, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento económico e industrial desses pontos da Europa.

Os primeiros fornecimentos públicos de energia eléctrica começaram pela iluminação pública. Ainda sob os auspícios do liberalismo, os conselhos das cidades contratavam com as empresas privadas o fornecimento de energia eléctrica, que assumiram, simultaneamente, o compromisso do estabelecimento das instalações eléctricas e da sua manutenção.

Na Inglaterra, onde se verificou a experiência mais importante na contratação pública da utilização da energia eléctrica, o primeiro fornecimento público teve lugar em Godalming, uma pequena cidade do Sul, no Outono de 1881. Para o efeito, o conselho da cidade celebrou um contrato com uma empresa privada para a iluminação pública. Esta empresa oferecia o fornecimento de energia eléctrica a quem o desejasse. Poucas pessoas aceitaram esta oferta e, devido a dificuldades económicas, esta empresa, passado pouco tempo, foi obrigada a encerrar a actividade.

Passado algum tempo depois da falhada experiência de fornecimento de energia eléctrica em Godalming, apareceram outras empresas pelas diversas cidades inglesas, nomeadamente em Londres e em Brighton. As primeiras modalidades para o exercício da actividade de distribuição de energia eléctrica ao público assentaram em contratos de concessão, celebrados entre os conselhos das cidades e as empresas privadas fornecedoras.

À semelhança do que aconteceu em Inglaterra, todos os países da Europa, sobretudo a França, Itália e Alemanha, foram tocados pelo desenvolvimento das actividades de produção, distribuição e fornecimento de energia eléctrica, que teve a sua expressão concretizadora no século XX com a plena electrificação dos países, através do desenvolvimento sistemático e interligado das actividades de produção, transporte e distribuição de energia eléctrica.

fonte: http://www.erse.pt/vpt/entrada/electricidade/
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Darknesse
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 23 out 2007, 21:20

Re: A história da Electricidade

Mensagem por Darknesse »

Muito bom mesmo
Bloqueado

Voltar para “Artigos”