Olá a todos e desde já agradeço a todos a atenção dispensada.
Quando pretendia retirar um cabo coaxial que se encontra dentro dum tubo de electricidade liso de 16 mm de diâmetro, deparei-me com o facto do mesmo se encontrar preso dentro do tubo. Inadvertidamente utilizei demasiada força numa das extremidades e acabei até por o partir.
Creio que este cabo deve estar instalado há uns 30 anos, e pelo que li noutros posts aqui, provavelmente terão utilizado sabão ou similares menos próprios para o passar, o que o deverá ter feito ficar preso no tubo.
A minha questão é "como é que se retira um cabo nesta situação?"
Imagino que não serei o primeiro a ter tido este problema, mas sinceramente não me ocorrem ideias como o retirar.
Agradeço vossas sugestões ou soluções.
Obrigado,
Nelson
Retirar cabo coaxial preso em tubo liso de electricidade
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 ago 2010, 19:09
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Retirar cabo coaxial preso em tubo liso de electricidade
Boas!
Em princípio está entalado! no entanto tente retirar o cabo pela outra ponta mas tem de saber a força que pode fazer, marque com um marcador o cabo na ponta que vai tentar puxar, para ver se este sai algum bocado, se não terá que arranjar outra solução, que poderá ser a passagem do cabo pelo exterior colado ou aplicado em calha técnica.
Cumpr.
Em princípio está entalado! no entanto tente retirar o cabo pela outra ponta mas tem de saber a força que pode fazer, marque com um marcador o cabo na ponta que vai tentar puxar, para ver se este sai algum bocado, se não terá que arranjar outra solução, que poderá ser a passagem do cabo pelo exterior colado ou aplicado em calha técnica.
Cumpr.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim, porque geralmente quando um cabo como o coaxial fica dentro do tubo (mesmo puxando pelo outro lado), é porque o tubo está danificado algures. Ficando lá dentro, o tubo irá ficar inutilizado, porque desconheço técnicas para o retirar.
No entanto pode experimentar com uma guia formado por arame de aço, introduzir o mais que se puder e começar a torcer a guia, com a esperança que fique enrolada no cabo, em espiral. Depois é tentar rebocar o cabo usando esta técnica. Mas como digo, se ele ficar lá dentro, o tubo fica inutilizado e terá que fazer como o colega anterior sugeriu, arranjar outro caminho.
No entanto pode experimentar com uma guia formado por arame de aço, introduzir o mais que se puder e começar a torcer a guia, com a esperança que fique enrolada no cabo, em espiral. Depois é tentar rebocar o cabo usando esta técnica. Mas como digo, se ele ficar lá dentro, o tubo fica inutilizado e terá que fazer como o colega anterior sugeriu, arranjar outro caminho.
Tenta utilizar um arame com a ponta em forma de gancho, no sentido contrario ao que puxaste o cabo. Utiliza o jeito e não a força
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 ago 2010, 19:09
Obrigado a todos os que responderam até agora com as vossas sugestões e pela rapidez como as fizeram!
decidamente este é um bom forúm com pessoas bastante válidas. obrigado uma vez mais. Vou tentar aplicar as vossas sugestões o quanto antes e depois dar-vos-ei o respectivo feedback.
Até breve e meus melhores cumprimentos,
Nelson

Até breve e meus melhores cumprimentos,
Nelson