Luz da entrada do prédio sempre acesa
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 ago 2010, 07:18
- Contacto:
Luz da entrada do prédio sempre acesa
Bom dia a todos.
Encontrei este fórum ao fazer uma pesquisa sobre o meu problema e decidi registar-me de modo a tentar arranjar solução e pelo que já naveguei será muito útil para outras situações!
Como tenho alguns conhecimentos de electricidade tem-me "calhado" a mim alguns trabalhos relacionados com a áerea no prédio onde sou administrador e após terem danificado um botão de ligar a luz da entrada comum do prédio fui comprar outro para substituir.
O botão danificado era da Legrand ( gama Decor ) mas não encontrei em lado nenhum e após me terem informado que já não era comercializado optei por comprar um Botão simples luminoso com símbolo “Lâmpada” da gama Suno.
Olhando para o esquema de ligação na parte de trás de ambos os botões são exactamente iguais e religuei os fios exactamente como estavam no anterior ( vem um fio azul e um castanho do botão anterior e posterior e os castanhos ligam no símbolo de "entrada" enquanto os azuis na "saída").
O problema é que agora a luz da entrada está sempre ligada!
Além dos 4 botões para acender a luz há também 2 detectores de movimento/presença que activam a luz mas já testei e mesmo sem haver detecção a luz não apaga e está sempre a actuar um relé de comando...
Muito provavelmente a solução será "básica" mas já testei trocando ( liguei os azuis na "entrada" e castanhos na "saida" ) e o problema mantém-se.
Caso alguém me possa ajudar desde já agradeço.
Encontrei este fórum ao fazer uma pesquisa sobre o meu problema e decidi registar-me de modo a tentar arranjar solução e pelo que já naveguei será muito útil para outras situações!
Como tenho alguns conhecimentos de electricidade tem-me "calhado" a mim alguns trabalhos relacionados com a áerea no prédio onde sou administrador e após terem danificado um botão de ligar a luz da entrada comum do prédio fui comprar outro para substituir.
O botão danificado era da Legrand ( gama Decor ) mas não encontrei em lado nenhum e após me terem informado que já não era comercializado optei por comprar um Botão simples luminoso com símbolo “Lâmpada” da gama Suno.
Olhando para o esquema de ligação na parte de trás de ambos os botões são exactamente iguais e religuei os fios exactamente como estavam no anterior ( vem um fio azul e um castanho do botão anterior e posterior e os castanhos ligam no símbolo de "entrada" enquanto os azuis na "saída").
O problema é que agora a luz da entrada está sempre ligada!
Além dos 4 botões para acender a luz há também 2 detectores de movimento/presença que activam a luz mas já testei e mesmo sem haver detecção a luz não apaga e está sempre a actuar um relé de comando...
Muito provavelmente a solução será "básica" mas já testei trocando ( liguei os azuis na "entrada" e castanhos na "saida" ) e o problema mantém-se.
Caso alguém me possa ajudar desde já agradeço.
Re: Luz da entrada do prédio sempre acesa
Procura por esquemas de automático de escadas e revê as ligações.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Uma das possíveis causas da avaria, é o facto de o botão ser luminoso(ter a lâmpada interna)
Quando os automáticos de escada são electrónicos, alguns não permitem essas lâmpadas nos botões, poir através dela há passagem de alguma corrente e o automático detecta como se continuasse o botão pressionado.
Nesse botão, julgo que se retirar a tecla da frente, dá para retirar a lâmpada, mantendo o restante botão. Experimente e poste o resultado
Abraço
Uma das possíveis causas da avaria, é o facto de o botão ser luminoso(ter a lâmpada interna)
Quando os automáticos de escada são electrónicos, alguns não permitem essas lâmpadas nos botões, poir através dela há passagem de alguma corrente e o automático detecta como se continuasse o botão pressionado.
Nesse botão, julgo que se retirar a tecla da frente, dá para retirar a lâmpada, mantendo o restante botão. Experimente e poste o resultado
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Contacto:
O botão anterior já era luminoso como este mas irei testar pois o tipo de ligação interna poderá ser diferente.patinhofeio Escreveu:Boas.
Abraço
Desde já obrigado
Não estará o automatico de escada queimado?
Às vezes acontece.
Às vezes acontece.
Acho que deves começar por verificar se as ligações estão correctas.lmcmil Escreveu:O botão anterior já era luminoso como este mas irei testar pois o tipo de ligação interna poderá ser diferente.patinhofeio Escreveu:Boas.
Abraço
Desde já obrigado
No prédio dos meus pais, existe um temporizador que permite escolher o tempo em que a luz das escadas fica acesa após o accionamento do interreptor. É claro que o prédio já tem uns 25 anos.
Ele avariou uma vez o que fazia com que a luz das escadas estive-se sempre ligada.
JTS - Transformadores Eléctricos
Telf. 21 9883059
Telf. 21 9883059
-
- Contacto:
Shuntei ontem os castanhos e azuis entre si no local da tomada que instalei e ficou tudo a funcionar normalmente por isso só pode ser um problema de ligação no botão.
Vou tentar arranjar o esquema dos próprios botões ( não deve ter grande ciência mas...) de modo a compara-los.
Vou tentar arranjar o esquema dos próprios botões ( não deve ter grande ciência mas...) de modo a compara-los.
-
- Curioso
- Registado: 02 set 2010, 00:44
- Has thanked: 1 time
boas.
tipo do botão?
Normalmente aberto ou normalmente fechado.
Pode ter a ver com isso.
Cumprimentos
Tiago Santos
tipo do botão?
Normalmente aberto ou normalmente fechado.
Pode ter a ver com isso.
Cumprimentos
Tiago Santos
Com os melhores cumprimentos,
Engº. Tiago Santos
Engº. Tiago Santos