Narciso Ferreira Escreveu:1- será que o telefone não foi retirado para pintar a parede e com isso ter havido troca de fios digo isso porque ao haver cores de fios iguais na chegada e no telefone essas cores não coicidem (mas pode estar bem ligado ).
A foto em questão foi retirada de um telefone a trabalhar correctamente.
Narciso Ferreira Escreveu:2- não existe na base do telefone o comutador que faz o corte de intercomunicação quando se pousa o auscutador so se vê o de abertura da porta eu não conheço o telefone em causa mas leva me a pensar que exista um contacto dentro do auscutador que pode ser do tipo magnético e pode ter isolado mas isto só ia impedir a intercomunicação porque o besouro de toque e a abertura da porta têm que funcionar porque estão ligados diretamente aos fios de entrada.
Existe.
neste telefone situa-se no auscultador do telefone.
A minha ideia é (mas me falta conhecimentos que espero adquirir aqui), com o multimetro, medir a chegada de sinal na campainha.
Outra questão que só agora me lembrei é:
Caso seja o telefone a causa da avaria, posso substitui-lo por uma marca qualquer ou existe a necessidade de verificar a compatibilidade?
Pergunto isso porque nao vejo no mercado ( refiro-me leroy) material da Videx à venda.