Verificar Telefone de Intercomunicador

Responder
nielsky
Curioso
Curioso
Registado: 12 abr 2008, 21:49

Verificar Telefone de Intercomunicador

Mensagem por nielsky »

Boa Tarde,

Gostaria de saber alguem me pode explicar como verificar se um telefone de intercomunicador está a funcionar perfeitamente.

O problema é o seguinte.
Um predio com um sistema VIDEX com abertura de duas portas e apenas uma campainha por casa.
De todas as casas apenas numa casa nao está a funcionar perfeitamente, nao se ouve a campainha a tocar nem abre as portas.

Penso que seja do telefone visto que as outras casas estão a funcionar perfeitamente.

Todas as explicaçoes serão bem vindas.

Edit:
Aqui fica uma imagem tirada do telefone.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Re: Verificar Telefone de Intercomunicador

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas
Se e só um que não funciona pode ser do telefone como diz mas tambem pode ser problema nas cablagens tais como: algum fio desligado ou trocado ou poderá ainda estar partido em algum sitio que não seja visivel.
A melhor forma para solucionar o problema será por partes.

1- verificar se a sequência de cores dos fios no telefone é a mesma que a de outro vizinho.
2- verificar se a tensão entre fios e igual no telefone de outro vizinho.
3- pode ainda testar o seu telefone na casa de um vizinho ou vice versa e ver se hà alguma alteração(cuidado para os fios não se tocarem pode haver curto circuito) etc...
nielsky
Curioso
Curioso

Mensagem por nielsky »

Obrigado pela pronta resposta.

Eu parto do principio que seja do telefone visto que ha dois anos atras trabalhava bem.
O ano passado ja nao trabalhava, mas so me disseram este ano.
A casa é utilizada apenas no período de férias.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Alguns telefones porteiro, usam fichas rj6 para ligar o micro-auscultador à base, e por vezes essa ficha salta do sitio. Se for o caso desse, verifique a ligação das fichas do cordão do micro-auscultador.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas
Apos voltar a olhar para a imagem do telefone reparei em dois promenores:

1- será que o telefone não foi retirado para pintar a parede e com isso ter havido troca de fios digo isso porque ao haver cores de fios iguais na chegada e no telefone essas cores não coicidem (mas pode estar bem ligado )

2- não existe na base do telefone o comutador que faz o corte de intercomunicação quando se pousa o auscutador so se vê o de abertura da porta eu não conheço o telefone em causa mas leva me a pensar que exista um contacto dentro do auscutador que pode ser do tipo magnético e pode ter isolado mas isto só ia impedir a intercomunicação porque o besouro de toque e a abertura da porta têm que funcionar porque estão ligados diretamente aos fios de entrada.
nielsky
Curioso
Curioso

Mensagem por nielsky »

Narciso Ferreira Escreveu:1- será que o telefone não foi retirado para pintar a parede e com isso ter havido troca de fios digo isso porque ao haver cores de fios iguais na chegada e no telefone essas cores não coicidem (mas pode estar bem ligado ).
A foto em questão foi retirada de um telefone a trabalhar correctamente.

Narciso Ferreira Escreveu:2- não existe na base do telefone o comutador que faz o corte de intercomunicação quando se pousa o auscutador so se vê o de abertura da porta eu não conheço o telefone em causa mas leva me a pensar que exista um contacto dentro do auscutador que pode ser do tipo magnético e pode ter isolado mas isto só ia impedir a intercomunicação porque o besouro de toque e a abertura da porta têm que funcionar porque estão ligados diretamente aos fios de entrada.
Existe.
neste telefone situa-se no auscultador do telefone.

A minha ideia é (mas me falta conhecimentos que espero adquirir aqui), com o multimetro, medir a chegada de sinal na campainha.

Outra questão que só agora me lembrei é:
Caso seja o telefone a causa da avaria, posso substitui-lo por uma marca qualquer ou existe a necessidade de verificar a compatibilidade?

Pergunto isso porque nao vejo no mercado ( refiro-me leroy) material da Videx à venda.
nielsky
Curioso
Curioso

Mensagem por nielsky »

patinhofeio Escreveu:Boas.
Alguns telefones porteiro, usam fichas rj6 para ligar o micro-auscultador à base, e por vezes essa ficha salta do sitio. Se for o caso desse, verifique a ligação das fichas do cordão do micro-auscultador.
Abraço
Esta parte não sabia, vou verificar.
Obrigado.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas

Em relação a dita ficha no caso de existir tambem so podia fazer com que não houve se intercomunicação mas o toque de chamada e a abertura da porta têm que funcionar no caso de estas duas funções tambem não funcionarem o problema deve estar na instalação e não no telefone.

No caso de não funcionar nada confirme as ligações na caixa de derivação que deve estar na caixa de escadas e pode ter a ver com o fio que chega em laranja ao telefone que é o comum das trêz funções: intercomunicação, toque e abertura da porta.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Narciso Ferreira Escreveu:Boas

Em relação a dita ficha no caso de existir tambem so podia fazer com que não houve se intercomunicação mas o toque de chamada e a abertura da porta têm que funcionar no caso de estas duas funções tambem não funcionarem o problema deve estar na instalação e não no telefone.
...
Nem sempre.
Alguns telefones, usam o auscultador para fazer a melodia de chamada, logo se houver problema na ficha, nada funciona.
Neste caso não deve ter ficha, pois na imagem o cabo entra directamente para a base do telefone.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Eu conheço algumas marcas de telefones em que o toque e feito no altifalante do auscutador atravez de um sinal digital mas neste caso julgo que o besouro de toque está na base do telefone em baixo a esquerda e funciona com tensão alterna mas a bobinagem do besouro pode estar queimada.
nielsky
Curioso
Curioso

Mensagem por nielsky »

Narciso Ferreira Escreveu:Eu conheço algumas marcas de telefones em que o toque e feito no altifalante do auscutador atravez de um sinal digital mas neste caso julgo que o besouro de toque está na base do telefone em baixo a esquerda e funciona com tensão alterna mas a bobinagem do besouro pode estar queimada.
Boas,

estive a fazer a medição da corrente.
o circuito apresenta a mesma voltagem tanto em um ponto que está bom, como no ponto de distribuição para a casa onde o telefone nao funciona, portanto concluo que o circuito esta bom.
Agora so falta testar junto ao telefone.

Caro narciso, o besouro da campainha é mesmo esse da esquerda, na parte debaixo da foto. Poderia me explicar como verificar se a bobinagem do besouro está queimada?
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Para conseguir ver se está boa tanto pode medir a resistência da bobinagem e comparar a medida com outro(têm que desligar um dos fios do besouro para fazer esta medição) ou ainda pode confirmar se quando tocam na porta de entrada chega alimentação ao besouro que será pelos 12 v~ (isto na maioria dos telefones)
nielsky
Curioso
Curioso

Mensagem por nielsky »

Problema parcialmente resolvido.
O resultado final foi:
1. Fio laranja ligado no sitio errado.
2. Bezouro queimado. (porque tem os mesmos valores que outro telefone a funcionar correctamente)

Já se ouve as vozes no telefone e tambem é possivel abrir a porta.

Portanto só falta substituir o besouro e esperar que seja so isso.

Gostaria de saber onde comprar apenas o besouro, caso seja possivel essa venda.

Quero agradecer a todos os que ajudaram a resolver este problema.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas
Se ja funciona a intercomunicação e a abertura da porta o problema pode ser so o besouro isto se esta a chegar alimentação ao mesmo quando pulsa a tecla correspondente na entrada da porta.
A alimentação que têm que chegar ao mesmo deve ser na ordem dos 12v~ e se isto se verifica tente encontrar numa loja de componentes eletronicos algo que possa substituir o besouro outra forma de resolver o problema e colocar um telefone novo que não deve sair muito caro e pode ser de marca diferente so têm que saber a equivalência dos bornes de ligação mas as lojas de venda normalmente têm a tabela.
nielsky
Curioso
Curioso

Mensagem por nielsky »

Já está.

comprei um bezouro, nao chegou aos 2,00€.
substituí e ficou a trabalhar que é uma beleza.

obrigado a todos, em especial ao patinhofeio e ao Narciso Ferreira.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”