Secção de Cabos

Responder
pmedronho
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2010, 19:11

Secção de Cabos

Mensagem por pmedronho »

Boas.

Tenho de dimensionar um cabo para um disjuntor de 630A. A canalização tem que ser enterrada. Nas regras técnicas a máxima secção de cabos que existe é 300mm^2 para uma corrente máxima admissível de 565A. Onde posso ver ou como fazer os cálculos para esta corrente?
Alguém consegue ajudar neste campo?

Cumps,
Pedro
NunoBlop
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 set 2008, 20:47

Re: Secção de Cabos

Mensagem por NunoBlop »

Cabos ou condutores em paralelo.
pmedronho
Curioso
Curioso

Mensagem por pmedronho »

cabos
ruimeo
Curioso
Curioso
Registado: 08 abr 2010, 16:00

Mensagem por ruimeo »

Fundamental saber:

Comprimento
Método de referência ( tipo de instalação, enterrado, entubado etc)

A montagem entubada é penalizada com um factor de correcção K=0,8, mas pode ser vantajosa em termos de manutenção.

Para além da intensidade do cabo será necessário calcular a queda de tensão existente, para tal é necessário informar do comprimento da canalização.

Quanto ao aspecto económico, não há dúvida que se deverá optar opor cabos de aluminio e cabos em paralelo.

Assim deverá utilizar as Tabelas das Regras Técnicas e os respectivos factores de utilização, de acordo com o nº de cabos dispostos em paralelo.

Quanto á protecção deverá utilizar as regras
I2« 1,45 Iz e Ib « In « Iz

caso isto não lhe diga nada, informe do comprimento da canalização e método de referência, ou melhor como está instalado ( enterrado directamente em vala ou entubado) e talvez o possa ajudar.

Cumps
R O
pmedronho
Curioso
Curioso

Mensagem por pmedronho »

Boas, desde já agradeço a ajuda.

Eu já tenho a protecção estipulada. Tente-me ajudar em relação à queda de tensão. As canalização é enterrada e tem um comprimento de 60m.
Que cálculos fazer?

Cumps,
Pedro
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”