Boa noite a todos,
Gostaria de colocar aqui algumas dúvidas.
Brevemente vou adquirir um fogão novo, em principio com forno eléctrico. Na loja disseram-me que a ligação deveria ser feita a uma tomada com linha de terra.
Sendo eu um leigo em electricidade, apenas sei dizer que atrás do meu actual fogão (todo a gás) existe uma tomada antiga que servia para ligar um antigo fogão eléctrico que tinha em casa. É uma tomada diferente das normais, grande, onde se encaixava uma ficha também grande.
A minha questão é: já tenho um esquentador que é alimentado por essa tomada, pois o electricista fez uma "ligação" um bocado aldrabada por tás dela para o fornecer de energia. O que posso fazer no caso do fogão? Será que esta tomada pode ser facilmente substituida por uma normal com terra?
Tenho, não muito longe, uma tomada com terra do frigorífico. Será que ligando extensão poderia levar energia segura ao fogão?
Agradeço a vossa ajuda! Obrigado
PS. Lamentavelmente não encontrei nenhuma imagem ilustrativa da actual tomada antiga que tenho por detrás do fogão.
Ligação de Fogão e Esquentador
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 04 jul 2010, 19:20
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Ligação de Fogão e Esquentador
1º Verificar se a tomada é monofásica ou trifásica. (Tomada monofásica 3 Pólos=Fase Neutro Terra. Trifásica= 3F+N+T)
2º Verificar qual o disjuntor de protecção.
3º Verificar secção dos condutores de alimentação.
4º Verificar potência do fogão.
Coloque aqui estes dados no caso de precisar de mais algum esclarecimento.
Resolução retirar tomada e efectuar ligação com ligadores apropriados metidos dentro de caixa de derivação ou utilizando o espaço ocupado pela tomada no caso desta ser do tipo encastrada na parede, depois utiliza tampa aparafusada a tapar ligações.
Mas isto é um trabalho que deve ser executado por técnico habilitado, porque este tipo de equipamento como qualquer um mesmo, que a funcionar isso não quer dizer que esteja bem executado.
Cpm.
2º Verificar qual o disjuntor de protecção.
3º Verificar secção dos condutores de alimentação.
4º Verificar potência do fogão.
Coloque aqui estes dados no caso de precisar de mais algum esclarecimento.
Resolução retirar tomada e efectuar ligação com ligadores apropriados metidos dentro de caixa de derivação ou utilizando o espaço ocupado pela tomada no caso desta ser do tipo encastrada na parede, depois utiliza tampa aparafusada a tapar ligações.
Mas isto é um trabalho que deve ser executado por técnico habilitado, porque este tipo de equipamento como qualquer um mesmo, que a funcionar isso não quer dizer que esteja bem executado.
Cpm.
-
Boa tarde,
Muito agradeço a sua resposta. No entanto, visto ser um leigo, a poucos dos pontos que referiu posso dar resposta.
Apenas posso verificar na loja a potencia do fogão.
Caso alguém consiga dar-me uma explicação um pouco menos técnica sobre as opções que posso ter, agradecia.
Muito agradeço a sua resposta. No entanto, visto ser um leigo, a poucos dos pontos que referiu posso dar resposta.
Apenas posso verificar na loja a potencia do fogão.
Caso alguém consiga dar-me uma explicação um pouco menos técnica sobre as opções que posso ter, agradecia.
- hum_ana
- Registado: 19 jul 2010, 11:14
Não dá para tirar uma fotografia da sua tomada antiga e por aqui? Talvez consigamos ajudar melhor assim
-
Olá novamente,
Aqui fica uma fotografia, onde para além da tomada, é visivel a ligação que existe actualmente e que alimenta o esquentador e o actual fogão (apenas precisa de alimentação à iluminação do forno).

Recapitulando, o que se pretendia era ficar com uma ligação de terra quer para o esquentador quer para o novo fogão. As hipoteses são conseguir modificar eventualmente esta tomada, ou então trazer extensão desde uma tomada com terra até ao local, penso eu!
Aguardo as vossas respostas e agradeço mais uma vez.
Aqui fica uma fotografia, onde para além da tomada, é visivel a ligação que existe actualmente e que alimenta o esquentador e o actual fogão (apenas precisa de alimentação à iluminação do forno).

Recapitulando, o que se pretendia era ficar com uma ligação de terra quer para o esquentador quer para o novo fogão. As hipoteses são conseguir modificar eventualmente esta tomada, ou então trazer extensão desde uma tomada com terra até ao local, penso eu!
Aguardo as vossas respostas e agradeço mais uma vez.
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Diz que esteve ai um electricista a fazer uma ligação manhosa para o esquentador, desculpe mas não devia ser electricista, para aceitar executar um trabalho com a instalação no estado que a foto mostra, não o ter alertado para o perigo que corre com uma tomada nesse estado numa cozinha. Um conselho, chame urgentemente um electricista para lhe corrigir a instalação e ver a viabilide de ligação do fogão com segurança, mas atenção chame um ELECTRICISTA.