Protecção (disjuntor) para equipamento de Ar Condicionado
Protecção (disjuntor) para equipamento de Ar Condicionado
Olá !
Tenho um equipamento de ar condicionado que segundo as especificações consome uma corrente de 18 - 19A (conforme a tensão varia entre 220 ou 230 V)em regime normal (running).
No entanto não está nada nas especificações sobre o máximo de corrente que possa haver no arranque.
Gostaria de saber se existe aqui alguém com experiência em máquinas de ar condicionado para me dizer qual o valor de corrente de pico típica para uma máquina com corrente de funcionamento normal de 18A.
É que se for sempre 18A um disjuntor de 20A é suficiente, mas se há picos que possam ser de 2 A ou mais, então será melhor escolher um disjuntor de 25 A e inclusive aumentar a secção dos cabos para 4mm2 !
Obrigado desde já !
Tenho um equipamento de ar condicionado que segundo as especificações consome uma corrente de 18 - 19A (conforme a tensão varia entre 220 ou 230 V)em regime normal (running).
No entanto não está nada nas especificações sobre o máximo de corrente que possa haver no arranque.
Gostaria de saber se existe aqui alguém com experiência em máquinas de ar condicionado para me dizer qual o valor de corrente de pico típica para uma máquina com corrente de funcionamento normal de 18A.
É que se for sempre 18A um disjuntor de 20A é suficiente, mas se há picos que possam ser de 2 A ou mais, então será melhor escolher um disjuntor de 25 A e inclusive aumentar a secção dos cabos para 4mm2 !
Obrigado desde já !
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Protecção (disjuntor) para equipamento de Ar Condicionad
Boas "Pedro_RF"
1º Prenche o perfil "profile"
2º Faz a apresentação.
O disjuntor é para protecção dos condutores.
Cump.
Mário
1º Prenche o perfil "profile"
2º Faz a apresentação.
O disjuntor é para protecção dos condutores.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Eu sei que é para protecção dos condutores !
Mas os condutores são escolhidos em função do consumo do equipamento, certo ?
E se o equipamento tiver um valor nominal perto do limite de um dos valores normalizados de disjuntor, então convém saber valores típicos de pico para evitar que o disjuntor dispare, OK ?
Daí a minha dúvida para não ter que sobre-dimensionar sem necessidade.
Vou ver o que falta preencher no perfil.. supostamente tinha feito tudo quando me registei no forum !
Mas os condutores são escolhidos em função do consumo do equipamento, certo ?
E se o equipamento tiver um valor nominal perto do limite de um dos valores normalizados de disjuntor, então convém saber valores típicos de pico para evitar que o disjuntor dispare, OK ?
Daí a minha dúvida para não ter que sobre-dimensionar sem necessidade.
Vou ver o que falta preencher no perfil.. supostamente tinha feito tudo quando me registei no forum !
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas "Pedro_RF"
Já só falta o perfil.
Podes pôr 4mm (atenção ao comprimento dos condutores) e 25Amp no disjuntor. Se a unidade for inverter não tens problema, mas se for convencional e a tensão tiver quedas, e se houver mais situações contra, (do tipo temperatura ambiente) é possível que venha a desligar com 25Amp.
Cump.
Mário
Já só falta o perfil.
Podes pôr 4mm (atenção ao comprimento dos condutores) e 25Amp no disjuntor. Se a unidade for inverter não tens problema, mas se for convencional e a tensão tiver quedas, e se houver mais situações contra, (do tipo temperatura ambiente) é possível que venha a desligar com 25Amp.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Been thanked: 50 times
Por isso é que existem disjuntores com várias curvas de disparo, para o caso e na minha opinião o disjuntor a aplicar deverá ser um disjuntor de 20 Amp. curva D, no entanto como estes disjuntores são um pouco mais caros eu costumo utilizar com eficiência disjuntores da Merlin Gerin da gama C60N de curva C o seu funcionamento em correntes de pico é eficiente.
Cpm.
Cpm.
Obrigado desde já pelas respostas !
A unidade tem "inverter".
Em relação ao disjuntor utilizado será um C60H curva C.
A minha questão vem também em parte por ficar confuso quando olho as tabelas dos disjuntores e vejo, "Corrente de regulação", "Corrente de não Funcionamento" e "Corrente de Funcionamento".
Afinal para que serve a tabela do meio ? O primeiro valor não é a corrente nominal escrita no disjuntor e a de funcionamento o valor ao qual dispara ?
A minha questão vem também em parte por ficar confuso quando olho as tabelas dos disjuntores e vejo, "Corrente de regulação", "Corrente de não Funcionamento" e "Corrente de Funcionamento".
Afinal para que serve a tabela do meio ? O primeiro valor não é a corrente nominal escrita no disjuntor e a de funcionamento o valor ao qual dispara ?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Pedro_RF Escreveu:Obrigado desde já pelas respostas !
Consulte: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=2618
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Been thanked: 50 times
O Disjuntor que costumo utilizar não é o C60H mas sim o C60N refª 24404, que é de curva C, a diferença entre eles é o poder de corte e o preço, o C60H há para 10KA e 15KA, e o C60N há para 6KA e para 10KA.Pedro_RF Escreveu:Obrigado desde já pelas respostas !
Cpm.