Electricidade Estatica
Electricidade Estatica
Boas pessoal.
Existe um posto de combustível que tem as terras todas com bons valores, anéis bem dispostos, tudo conforme.
No entanto existe esta situação:
Uma pessoa chega para abastecer, abastece o seu veiculo, entra no carro e dirige-se ate uma cabine para fazer o pagamento (dentro do carro). Quando toca na cabine onde está a pessoa que recebe o dinheiro, apanha um choque. Perante esta situação, reforçou-se a terra da cabine. Pior!!!Muito pior!! Como existe menos resistência para a terra, a pessoa que está no veiculo quando toca na cabine apanha um choque maior.
Que pergunto, é se têm alguma ideia como resolver esta situação? Porque isto acontece?
Agradeço opiniões...
Cumps
Existe um posto de combustível que tem as terras todas com bons valores, anéis bem dispostos, tudo conforme.
No entanto existe esta situação:
Uma pessoa chega para abastecer, abastece o seu veiculo, entra no carro e dirige-se ate uma cabine para fazer o pagamento (dentro do carro). Quando toca na cabine onde está a pessoa que recebe o dinheiro, apanha um choque. Perante esta situação, reforçou-se a terra da cabine. Pior!!!Muito pior!! Como existe menos resistência para a terra, a pessoa que está no veiculo quando toca na cabine apanha um choque maior.
Que pergunto, é se têm alguma ideia como resolver esta situação? Porque isto acontece?
Agradeço opiniões...
Cumps
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Electricidade Estatica
Boas
1º Prenche o perfil "Profile"
Cump.
Mário
1º Prenche o perfil "Profile"
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Então e que tal evitar tocar na cabine?
Agora a sério, onde é que as pessoas tocam exactamente que provoca a descarga?
Uma solução passaria por isolar essas "zonas" acessíveis, evitando assim o choque.
Então e que tal evitar tocar na cabine?

Agora a sério, onde é que as pessoas tocam exactamente que provoca a descarga?
Uma solução passaria por isolar essas "zonas" acessíveis, evitando assim o choque.
- Mário
- Team Apoio
Não está faltam dados.pmedronho Escreveu:Boas.
Eu tenho o perfil preenchido..
Cumps,
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas "pmedronho"
E quem é que diz que o problema é da instalação eléctrica?
Cump.
Mário
E quem é que diz que o problema é da instalação eléctrica?
Cump.
Mário
Boas pessoal.
Eu não estou a dizer que o problema está na instalação eléctrica. O que é facto é que temos outros postos onde não existem queixas e neste existem.
As pessoas estão dentro do carro, e apanham choque quando tocam com o braço ou mão para dar o dinheiro ou cartão para pagar o combustível.
Cumps,
Pedro
Eu não estou a dizer que o problema está na instalação eléctrica. O que é facto é que temos outros postos onde não existem queixas e neste existem.
As pessoas estão dentro do carro, e apanham choque quando tocam com o braço ou mão para dar o dinheiro ou cartão para pagar o combustível.
Cumps,
Pedro
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Bom dia.
E são todas as pessoas ou só algumas?
Isso é quase inevitável...se a pessoa está "carregada" e toca num objecto condutor, vai "apanhar" um choque.
Acho que só mesmo isolando essas partes da cabine que a pessoa pode tocar.
E são todas as pessoas ou só algumas?
Isso é quase inevitável...se a pessoa está "carregada" e toca num objecto condutor, vai "apanhar" um choque.
Acho que só mesmo isolando essas partes da cabine que a pessoa pode tocar.
- Mário
- Team Apoio
Boas "pmedronho"
Tenta saber se o pavimento dos outros locais é igual a esse, se não houve alteração no composto do acabamento de rodagem (do tipo de esferas de aço, por esferas de polietileno), dado que as de aço com o tempo começavam a ter oxidação e fazia pequenas fissuras no cimento composto.
O que tens é que há viaturas e pessoas que carregam a "estática" mais que outras, a propria roupa carrega.
Eles que molhem o chão nessa zona e verifiquem se minimiza a situação.
Cump.
Mário
Tenta saber se o pavimento dos outros locais é igual a esse, se não houve alteração no composto do acabamento de rodagem (do tipo de esferas de aço, por esferas de polietileno), dado que as de aço com o tempo começavam a ter oxidação e fazia pequenas fissuras no cimento composto.
O que tens é que há viaturas e pessoas que carregam a "estática" mais que outras, a propria roupa carrega.
Eles que molhem o chão nessa zona e verifiquem se minimiza a situação.
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
O problema pode estar é nas próprias bombas de abastectimento que não devem estar bem equipotencializadas e a pessoa quando abastece fica ao mesmo potencial que estas e quando vai pagar "descarrega" quando toca na cabine de pagamento.
Boas,
Tenho a mesma opinião do amigo amfys.
O problema deverá de estar mesmo nas bombas, porque aí é que devem de estar mal isoladas, e que estará a provocar a carga de electricidade estatica nas pessoas.
Quando as pessoas tocam na cabine, e sentem o choque, o que está a acontecer é uma descarga da electricidade estatica que foi acumulada no corpo dessas pessoas.
Abraço
Tenho a mesma opinião do amigo amfys.
O problema deverá de estar mesmo nas bombas, porque aí é que devem de estar mal isoladas, e que estará a provocar a carga de electricidade estatica nas pessoas.
Quando as pessoas tocam na cabine, e sentem o choque, o que está a acontecer é uma descarga da electricidade estatica que foi acumulada no corpo dessas pessoas.
Abraço
- DomingosX
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2009, 23:28
- Been thanked: 1 time
Boas "pmedronho"
Já falaram em equipotencialidade, significa mesmo potencial, logo se não disparam os diferenciais que no posto devem ser de 30mA não é contacto directo nem indirecto, logo não é falha da instalação eléctrica, é simples muito simples....
Todas as estruturas metálicas devem estar ligadas à terra, a terra de Protecção das bombas deverá estar interligada com as terras dos módulos de pagamento com ligações próprias das partes metálicas à rede de Terras.
Estas faíscas electrostáticas podem induzir incêndios...
Se necessitarem de análise e relatório técnico eu posso elaborar contacte-me DomingosX@gmail.com
Já falaram em equipotencialidade, significa mesmo potencial, logo se não disparam os diferenciais que no posto devem ser de 30mA não é contacto directo nem indirecto, logo não é falha da instalação eléctrica, é simples muito simples....
Todas as estruturas metálicas devem estar ligadas à terra, a terra de Protecção das bombas deverá estar interligada com as terras dos módulos de pagamento com ligações próprias das partes metálicas à rede de Terras.
Estas faíscas electrostáticas podem induzir incêndios...
Se necessitarem de análise e relatório técnico eu posso elaborar contacte-me DomingosX@gmail.com
- DomingosX
- Velha Guarda
Deixo aqui um Link para um ficheiro sobre equipotencialidade da ANACOM, muito interressante.
https://www.wetransfer.com/downloads/f4 ... 125/df9fc8
Espero ter ajudado!
DM
https://www.wetransfer.com/downloads/f4 ... 125/df9fc8
Espero ter ajudado!

DM
- DomingosX
- Velha Guarda
OU quem conseguir tem o ficheiro directamente em anexo.
Mas acho que posso abrir um post para partilhar o ficheiro.
Mas acho que posso abrir um post para partilhar o ficheiro.