projecto com 150 KVA
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
projecto com 150 KVA
Bom dia caros colegas,
Tenho em mãos a seguinte situação!
Projecto para Instalação Lar & creche, Potencia 172 KVA (possivelmente com PT privado), grupo gerador 150 KVA.
Alguém me sabe dizer o que eu faço com isto?? Ou melhor quem vai certificar este tipo de instalação! DGGE ou CERTIEL!!? Penso que será DGGE, se for o caso é a 1 vez que me aparece tal situação, alguém de pode elucidar de que forma se processa isto a nível de certificação de projecto!? Ou seja vai directo para a dgge ou vai 1º para a edp? Quantas cópias são necessárias? E outras coisas que achem relevantes
Se me poderem ajudar agradecia.
Tenho em mãos a seguinte situação!
Projecto para Instalação Lar & creche, Potencia 172 KVA (possivelmente com PT privado), grupo gerador 150 KVA.
Alguém me sabe dizer o que eu faço com isto?? Ou melhor quem vai certificar este tipo de instalação! DGGE ou CERTIEL!!? Penso que será DGGE, se for o caso é a 1 vez que me aparece tal situação, alguém de pode elucidar de que forma se processa isto a nível de certificação de projecto!? Ou seja vai directo para a dgge ou vai 1º para a edp? Quantas cópias são necessárias? E outras coisas que achem relevantes
Se me poderem ajudar agradecia.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2008, 19:56
- Been thanked: 1 time
Re: projecto com 150 KVA
em termos de envio, mandas a EDP e eles entregam a DGE, em termos de n.º de cópias penso que continuam a ser 5, pois vai a DGE
o resto do procedimento é do mesmo modo que na certiel
o resto do procedimento é do mesmo modo que na certiel
- Edgar_Franco
- Curioso
- Registado: 18 abr 2008, 11:42
Projecto com 150 kVA
Boa tarde,
Á partida será um projecto tipo B com um PT Privado e um projecto tipo A para o grupo gerador, dado que excede os 100kVA.
De qualquer modo, recomendo a estabelecer um contacto preliminar com a EDP a informar que será necessário o fornecimento dessa potência e questionar as condições técnicas em que esse fornecimento pode ser efectuado, nomeadamente o nível de tensão eléctrica do abastecimento e a potência de curto-circuito do local. No fim deverão ser enviadas as 5 cópias para a EDP que as encaminhará para a DGEG.
Como se trata de um Lar e uma Cresce, não sei ao certo se necessitará de instalações de segurança, nomeadamente central de desenfumagem, central de bombagem para a alimentação de eventuais spriklers que venha a levar, etc, que também deverá ser alimentada pelo grupo gerador em caso de falha de energia através de um módulo de inversão, por exemplo.
Caso se verifique essa necessidade deverá ser criado um regime de terras IT apenas para essas instalações, através com um transformador de isolamento, por exemplo.
Cumps
Á partida será um projecto tipo B com um PT Privado e um projecto tipo A para o grupo gerador, dado que excede os 100kVA.
De qualquer modo, recomendo a estabelecer um contacto preliminar com a EDP a informar que será necessário o fornecimento dessa potência e questionar as condições técnicas em que esse fornecimento pode ser efectuado, nomeadamente o nível de tensão eléctrica do abastecimento e a potência de curto-circuito do local. No fim deverão ser enviadas as 5 cópias para a EDP que as encaminhará para a DGEG.
Como se trata de um Lar e uma Cresce, não sei ao certo se necessitará de instalações de segurança, nomeadamente central de desenfumagem, central de bombagem para a alimentação de eventuais spriklers que venha a levar, etc, que também deverá ser alimentada pelo grupo gerador em caso de falha de energia através de um módulo de inversão, por exemplo.
Caso se verifique essa necessidade deverá ser criado um regime de terras IT apenas para essas instalações, através com um transformador de isolamento, por exemplo.
Cumps
Viva,
caso se trate de um projecto financiado pela Segurança Social existem formas de contornar a questão do PT privativo, caso não seja possível fornecimento em BT.
Caso contrário o encaminhamento é o anteriormente descrito!!!
Cumprimentos...
caso se trate de um projecto financiado pela Segurança Social existem formas de contornar a questão do PT privativo, caso não seja possível fornecimento em BT.
Caso contrário o encaminhamento é o anteriormente descrito!!!
Cumprimentos...
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Re: Projecto com 150 kVA
Qual é exactamente as funções do transformador de isolamento no regime IT? Evitar o corte ao primeiro defeito?Edgar_Franco Escreveu:Boa tarde,
Cumps
Ou será que para a alimentação normal existe regime TT e na instalação do grupo regime IT, cuja separação é através do transformador de isolamento?
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
obrigado caros colegas.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- Edgar_Franco
- Curioso
- Registado: 18 abr 2008, 11:42
Projecto com 150 KVA
Boas
Quando se trata de uma instalação de segurança é necessária a criação de um regime IT para que não haja o corte da energia ao primeiro defeito à terra, ou então nem sequer a cortar - sinalizando apenas.
O resto da instalação deverá ser executada com um regime TT.
Cumps.
Quando se trata de uma instalação de segurança é necessária a criação de um regime IT para que não haja o corte da energia ao primeiro defeito à terra, ou então nem sequer a cortar - sinalizando apenas.
O resto da instalação deverá ser executada com um regime TT.
Cumps.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Isso já foi discutido no fórum e pode sim!!! E é realmente o que tem de ser feito (obrigatório)!!! As instalações de segurança dos edifícios recebendo público devem ser alimentadas em regime IT podendo a restante instalação não afecta aos serviços de segurança estar em esquema de ligação à terra TT ou TN.Duzia12 Escreveu:Desde quando um regime IT, possa "o resto ser regime TT"
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=6788
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=29&t=5828
-
- Velha Guarda
E é o transformador que faz a interface entre os dois regimes?joaoosvaldo Escreveu:Isso já foi discutido no fórum e pode sim!!! E é realmente o que tem de ser feito (obrigatório)!!! As instalações de segurança dos edifícios recebendo público devem ser alimentadas em regime IT podendo a restante instalação não afecta aos serviços de segurança estar em esquema de ligação à terra TT ou TN.Duzia12 Escreveu:Desde quando um regime IT, possa "o resto ser regime TT"
-
- Velha Guarda
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
No sistema IT neutro impedante