Problema em instalação electrica
Problema em instalação electrica
Tenho um problema numa instalação electrica composta por uma sala tipo escritório com iluminação executada com luminárias fluorescentes 2x58W (balastros ferromagnéticos) comandadas por comutador de lustre. Possui uma televisão ligada a um dos vários circuitos de tomadas. O Problema surge quando se liga o interruptor de comando da iluminação a televisão desliga por breves momentos e torna a ligar. Verifiquei se havia algum abaixamento da tensão nessa tomada, mas está tudo ok. Existem diferenciais separados para os circuitos de tomadas e iluminação no quadro eléctrico. qual poderá ser a razão deste fenomeno?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Problema em instalação electrica
Pelo que aqui relata é provável que o problema tenha origem nas linhas de distribuição, que fazem a alimentação ao equipamento de protecção portanto dentro do quadro eléctrico que alimenta esses circuitos.hugobm Escreveu:Tenho um problema numa instalação electrica composta por uma sala tipo escritório com iluminação executada com luminárias fluorescentes 2x58W (balastros ferromagnéticos) comandadas por comutador de lustre. Possui uma televisão ligada a um dos vários circuitos de tomadas. O Problema surge quando se liga o interruptor de comando da iluminação a televisão desliga por breves momentos e torna a ligar. Verifiquei se havia algum abaixamento da tensão nessa tomada, mas está tudo ok. Existem diferenciais separados para os circuitos de tomadas e iluminação no quadro eléctrico. qual poderá ser a razão deste fenomeno?
Cumprimentos,
J. Calado
Boa tarde, eu já tive um problema parecido, o que acontecia era que quando ligavam a iluminação da divisão tinham um video-porteiro nessa mesma divisão que tocava , neste caso resolvi o problema subtituindo o balastro ferromagnético por balastro electrónico.
Boa noite.
Já tenho alguns anos, não como proficional mas lidei com alguns problemas de electridade
mas destes nunca observei complicação, possivelmente outros tempos,desenrascanço.
Já tenho alguns anos, não como proficional mas lidei com alguns problemas de electridade
mas destes nunca observei complicação, possivelmente outros tempos,desenrascanço.

travisco
hugobm Escreveu:Tenho um problema numa instalação electrica composta por uma sala tipo escritório com iluminação executada com luminárias fluorescentes 2x58W (balastros ferromagnéticos) comandadas por comutador de lustre. Possui uma televisão ligada a um dos vários circuitos de tomadas. O Problema surge quando se liga o interruptor de comando da iluminação a televisão desliga por breves momentos e torna a ligar. Verifiquei se havia algum abaixamento da tensão nessa tomada, mas está tudo ok. Existem diferenciais separados para os circuitos de tomadas e iluminação no quadro eléctrico. qual poderá ser a razão deste fenomeno?
Boas, nao sei se o problema tá resolvido, mas verifica no Q.G os apertos do barramento neutro.
- Ricardo.Conceição
- Curioso
- Registado: 01 jul 2010, 12:07
Boas
Quase de certeza absoluta que é um problema de falta de neutro...
Cmpts
Quase de certeza absoluta que é um problema de falta de neutro...
Cmpts
Boas,
Já pensaste em ligar um candeeiro com lampada incandescente na tomada da TV de forma a observar se a luminosidade oscila no arranque do balastro?
Fman
Já pensaste em ligar um candeeiro com lampada incandescente na tomada da TV de forma a observar se a luminosidade oscila no arranque do balastro?
Fman
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Não há duvida que este Forum é um local, onde se pode contar com ajuda senão vejamos, este amigo coloca aqui um problema a pedir ajuda, no dia 09-06-2010, não diz mais nada, no entanto tem uma quantidade de respostas a tentar ajudar a solucionar o problema.hugobm Escreveu:Tenho um problema numa instalação electrica composta por uma sala tipo escritório com iluminação executada com luminárias fluorescentes 2x58W (balastros ferromagnéticos) comandadas por comutador de lustre. Possui uma televisão ligada a um dos vários circuitos de tomadas. O Problema surge quando se liga o interruptor de comando da iluminação a televisão desliga por breves momentos e torna a ligar. Verifiquei se havia algum abaixamento da tensão nessa tomada, mas está tudo ok. Existem diferenciais separados para os circuitos de tomadas e iluminação no quadro eléctrico. qual poderá ser a razão deste fenomeno?
Bem Hajam!
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.xtemas Escreveu:Boa tarde, eu já tive um problema parecido, o que acontecia era que quando ligavam a iluminação da divisão tinham um video-porteiro nessa mesma divisão que tocava , neste caso resolvi o problema subtituindo o balastro ferromagnético por balastro electrónico.
Em situações dessas, basta colocar um condensador de filtro no circuito de iluminação. Aconteceu-me algo parecido mas quando ligava a luz de um corredor através de telerruptor. O filtro resolveu o problema(de induções da bobine do telerruptor)
Fica a dica para quem possa vir a ter o mesmo problema, muito usual nos vídeo-porteiros das lojas de bricolage.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto