quadro parcial...

Responder
karlito
Curioso
Curioso
Registado: 26 nov 2007, 23:41

quadro parcial...

Mensagem por karlito »

Estou a fazer uma instalação de 30 apartamentos,
e vou por un sistema inteligente da Legrand galea Life, já instalei os quadros de 24 modulos a entrada, e vou por outro de 12 na despensa, para por modulos de domotico da Legrand.
A minha pergunta é se posso de acordo com as novas regras tecnicas por um quadro parcial??? a minha ideia era por no quadro parcial uns disjuntores da cozinha e o resto os modulos de domotica.

Já agora aproveita para fazer outra pergunta, como é que fazem a ligação equipotencial duma casa de banho? posso ligar o corpo da banheira ao condutor de terra da tomada da casa de banho?

Obrigado, preciso saber rapidemente porque estou na fase da colocação das caixas
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Re: quadro parcial...

Mensagem por Fernando »

Quanto aos disjuntores da cozinha ou outros quais queres ficarem no sub-quadro da que vais colocar na dispensa, não me parece de todo prático, no entanto desde que respeites as normas referentes ás dimensões, alturas e secções de cabos, penso que não te crie problemas.

Quanto á terra da banheira e janelas "se em alumínio" da casa de banho, deves de levar um circuito independente de terra apenas para esse efeito.

Cps
sesitagus
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 14:15

Re: quadro parcial...

Mensagem por sesitagus »

Boas, até podes colocar tudo no quadro Geral desde que pertença ao mesmo piso.
Se fosse um duplex, aí sim, terias que colocar obrigatoriamente um QP no 2º piso.
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”