Simbologia e Calculos de FO - ITED 2
Simbologia e Calculos de FO - ITED 2
Boa Noite,
Que simbologia e esquema de cabos se devem apresentar para a Fibra óptica!?
Quais são os valores a Considerar no calculo da rede!?
Onde se pode arranjar os valores de atenuação do cabo, RC-FO e coectores!?
Obrigado
Que simbologia e esquema de cabos se devem apresentar para a Fibra óptica!?
Quais são os valores a Considerar no calculo da rede!?
Onde se pode arranjar os valores de atenuação do cabo, RC-FO e coectores!?
Obrigado
Re: Simbologia e Calculos de FO - ITED 2
A atenuação do cabo é 0.4dB/km. Nas ligações por conector poderá considerar 0.5dB por ligação. Deverá considerar duas ligações, uma no ATI e a outra na tomada. Os conectores a utilizar terão que ser do tipo SC/APC.
Obrigado pela informação,
Já agora se não for pedir muito seria possível arranjar a tabela técnica dos cabos e conectores do fabricante que utiliza.
Quanto à simbologia, para a representação da TT e RC-FO estou a pensar utilizar a simbologia do anterior manual. No entanto para a TT e para a representação do esquema de cabos, o símbolo do conversor óptico electrónico será o mais adequado, ou deverá ser outro simbolo!?
Cumprimentos
Já agora se não for pedir muito seria possível arranjar a tabela técnica dos cabos e conectores do fabricante que utiliza.
Quanto à simbologia, para a representação da TT e RC-FO estou a pensar utilizar a simbologia do anterior manual. No entanto para a TT e para a representação do esquema de cabos, o símbolo do conversor óptico electrónico será o mais adequado, ou deverá ser outro simbolo!?
Cumprimentos
Gostava de saber se é necessário apresentar cálculos para a rede de fibra óptica, e se sim onde se encontra escrito no manual (apenas para confirmar).
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, a fibra OS1 perde 1dB/km a OS2 é que perde 0.4dB/km, classe de ligação OF300!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Como ainda não consegui resposta à minha questão volto a colocá-la: Gostava de saber se é necessário apresentar cálculos para a rede de fibra óptica, e se sim onde se encontra escrito no manual (apenas para confirmar).
Se em caso afirmativo, para que comprimentos de onda os calculam (1310 ou 1550nm ou os dois) caros colegas.
Se em caso afirmativo, para que comprimentos de onda os calculam (1310 ou 1550nm ou os dois) caros colegas.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, páginas 124 e 125 do manual, o valor das atenuações do cabo nos comprimentos de onda são idênticos 1dB/km OS1, 0.4dB/km OS2, o resto dos valores vais buscar aos fabricantes, mas por norma são:
Conector mecânico (manual): 0.5db
Conector de fábrica(já cravado com pigtail): 0.2db
Junção mecânica: 0.3db
Junção por fusão: 0.01 db
Cabo OS1: 1dB/km
Cabo OS2: 0.4dB/km
Cabos pré-conectorizados com medidas standard, a melhor solução em termos de obra e menos percas, já agora não metam no projecto fusões só porque apetece, muitas vezes na prática são impraticáveis.
"As perdas totais poderão ser calculadas tendo em conta a estrutura adoptada para a rede
colectiva e individual, a forma de conectorização e de ligação de fibras, somando todas as fontes
de atenuação, desde o conector do secundário do RG-FO, a considerar:"
"Os valores típicos de atenuação, a considerar em cada um dos casos, devem ser obtidos junto
dos fabricantes que se enquadram na solução definida pelo projectista."
"Deve considerar-se sempre o valor indicado pelo fabricante e só em caso de inexistência do
mesmo, justificada, deve considerar-se 0,5dB como perda máxima."
p.s Lê o manual, que foi o que tive de fazer por ti!
Conector mecânico (manual): 0.5db
Conector de fábrica(já cravado com pigtail): 0.2db
Junção mecânica: 0.3db
Junção por fusão: 0.01 db
Cabo OS1: 1dB/km
Cabo OS2: 0.4dB/km
Cabos pré-conectorizados com medidas standard, a melhor solução em termos de obra e menos percas, já agora não metam no projecto fusões só porque apetece, muitas vezes na prática são impraticáveis.
"As perdas totais poderão ser calculadas tendo em conta a estrutura adoptada para a rede
colectiva e individual, a forma de conectorização e de ligação de fibras, somando todas as fontes
de atenuação, desde o conector do secundário do RG-FO, a considerar:"
"Os valores típicos de atenuação, a considerar em cada um dos casos, devem ser obtidos junto
dos fabricantes que se enquadram na solução definida pelo projectista."
"Deve considerar-se sempre o valor indicado pelo fabricante e só em caso de inexistência do
mesmo, justificada, deve considerar-se 0,5dB como perda máxima."
p.s Lê o manual, que foi o que tive de fazer por ti!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Boas, já que se falou dos cálculos para FO
O cálculo que está representado na pág 129 não vos parece estar incoerente?
E aquele valor máximo para perda por junta 0,3dB, não deveria estar no manual um valor para junta mecânica e outro para junta por fusão? O que vos parece?
O cálculo que está representado na pág 129 não vos parece estar incoerente?
E aquele valor máximo para perda por junta 0,3dB, não deveria estar no manual um valor para junta mecânica e outro para junta por fusão? O que vos parece?
- Varejo
- Team Apoio
Boas, não existe nada de incoerente, porque junta por fusão tem de ter pigtail(conector mais ponta de fibra), em que o conector já cravado de fabrica perde 0.3db e a junta por fusão perde um máximo 0.1db, se bem que na fusão se der mais de 0.05db é para partir e fazer de novo.
Os conectores de campo, são cravados no local e não teem junta(junta mecânica é o próprio conector), são cravados no final da fibra, por isso teem atenuação de até 0.5db!
Pigtail (conector pronto, só falta fusão) até 0.3db mais perda da fusão
conector de campo antes de se cravar a fibra, até 0.5db montado (não leva fusão)
conector de campo montado (sem cabo)
Os conectores de campo, são cravados no local e não teem junta(junta mecânica é o próprio conector), são cravados no final da fibra, por isso teem atenuação de até 0.5db!

Sr. Varejo
A incoerência que falo tem a ver com (pág129)
PJ=NxAJF+MxAJM=1x0,1= (0,1dB)
E depois na fórmula final do cálculo da PT o valor passa a ser 0,05dB.
Quando falo em juntas mecânicas estou-me a referir às que estão na pág 128 figura 91 (já as ouvi chamar de fusões a frio).
Se lermos o manual nada nos diz que o valor de atenuação para fusão terá um máximo obrigatório de x que quanto a mim era muito mais correcto (apenas aparece no cálculo da pág 129, o valor 0,05dB, que em PJ é 0,1dB como referi em cima, mas não como valor máx. apenas como valor indicativo) .
Depois na pág. 185 diz-nos que os valores máximos para Pj(perdas associadas a junção por fusão ou mecânica[pág127]) será 0,3dB.
É disto que falo, não descrimina os 0,3dB para juntas mecânicas que quanto a mim poderá ser uma falha, visto que este valor para fusão é um exagero.
A incoerência que falo tem a ver com (pág129)
PJ=NxAJF+MxAJM=1x0,1= (0,1dB)
E depois na fórmula final do cálculo da PT o valor passa a ser 0,05dB.
Quando falo em juntas mecânicas estou-me a referir às que estão na pág 128 figura 91 (já as ouvi chamar de fusões a frio).
Se lermos o manual nada nos diz que o valor de atenuação para fusão terá um máximo obrigatório de x que quanto a mim era muito mais correcto (apenas aparece no cálculo da pág 129, o valor 0,05dB, que em PJ é 0,1dB como referi em cima, mas não como valor máx. apenas como valor indicativo) .
Depois na pág. 185 diz-nos que os valores máximos para Pj(perdas associadas a junção por fusão ou mecânica[pág127]) será 0,3dB.
É disto que falo, não descrimina os 0,3dB para juntas mecânicas que quanto a mim poderá ser uma falha, visto que este valor para fusão é um exagero.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, o valor que eles definiram para juntas seja por fusão ou mecânica é de máximo 0.1db, que por norma é o que perdem as juntas mecânicas, porque por fusão não vão alem dos 0.05db, eles podiam discriminar estas duas, mas julgo que meteram o total permitido não diferenciando a fusão da mecânica.
Em relação aos ensaios julgo ser um exagero aquele valor para juntas!
Em relação aos ensaios julgo ser um exagero aquele valor para juntas!
Boas, chegou a verificar aquele ponto que falei do cálculo (0,1 passa a 0,05dB)? É mesmo incoerência, certo?
Em relação ao valor que definem para juntas eu não vejo em lado nenhum a afirmação do valor máximo ser 0,1dB para qualquer um dos dois tipos de junta. Consegue-me ajudar a encontrar esse valor explícito?
Obrigado.
Em relação ao valor que definem para juntas eu não vejo em lado nenhum a afirmação do valor máximo ser 0,1dB para qualquer um dos dois tipos de junta. Consegue-me ajudar a encontrar esse valor explícito?
Obrigado.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, na formula pelo que vejo meteram o permitido 0.1db e depois nas contas meteram a junta por fusão 0.05db!