Comutação em 5 pontos
-
- Curioso
- Registado: 26 jan 2008, 10:47
- Been thanked: 1 time
Comutação em 5 pontos
Pessoal tudo bem!
Pessoal tenho aqui um caso fora um pouco do normal pelo menos para mim,que è acender um lampada em 5 pontos num corredor !
Acender em dois pontos è basico agora em 5 nunca fiz, pesquisei aqui no forum mas não encontrei nada è possivel fazer isto um amigo disse-me que sim mas nunca tinha feito !
Algem pode se tiver por disponibel o esquema da ligação?
Desde jà agradeço
Pessoal tenho aqui um caso fora um pouco do normal pelo menos para mim,que è acender um lampada em 5 pontos num corredor !
Acender em dois pontos è basico agora em 5 nunca fiz, pesquisei aqui no forum mas não encontrei nada è possivel fazer isto um amigo disse-me que sim mas nunca tinha feito !
Algem pode se tiver por disponibel o esquema da ligação?
Desde jà agradeço
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Comutação em 5 pontos
Isso faz-se com botões de pressão e telerruptor, liga-se como o automático de escada, só que os aparelhos são diferente
Isso há a versão a 3 e a 4 fios.
http://www.profelectro.info/?tag=telerruptor
Isso há a versão a 3 e a 4 fios.
http://www.profelectro.info/?tag=telerruptor
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
boas colegas,
E porque não usar 2 comutadores e 3 inversores.
Cumprimentos, Pedro Mendes
E porque não usar 2 comutadores e 3 inversores.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Ambas as soluções são viáveis. Ou usa botões de pressão e passa apenas 2 fios entre botões, ou então usa comutação de escada com inversor. Na comutação de escada com inversor, é quase a mesma coisa que as que diz já ter feito com 2 botões, só que nesse caso, vai adicionar "inversores de grupo" entre esses 2 comutadores. Os inversores de grupo funcionam com 4 fios(os vai-vem dos comutadores das pontas).
Julgo que na área de esquemas há la circuitos que explicam o funcionamento do inversor.
Deixo AQUI algo útil: Circuitos de comando de iluminação. A comutação com inversor, são os 2 últimos da página(sendo que no ultimo, ainda falta um comutador, para os 5 que necessitas)
Abraço
Ambas as soluções são viáveis. Ou usa botões de pressão e passa apenas 2 fios entre botões, ou então usa comutação de escada com inversor. Na comutação de escada com inversor, é quase a mesma coisa que as que diz já ter feito com 2 botões, só que nesse caso, vai adicionar "inversores de grupo" entre esses 2 comutadores. Os inversores de grupo funcionam com 4 fios(os vai-vem dos comutadores das pontas).
Julgo que na área de esquemas há la circuitos que explicam o funcionamento do inversor.
Deixo AQUI algo útil: Circuitos de comando de iluminação. A comutação com inversor, são os 2 últimos da página(sendo que no ultimo, ainda falta um comutador, para os 5 que necessitas)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
A instalação com telerruptor é bastante mais facilitada, com menos confusão nas ligações.
Cpm.
A instalação com telerruptor é bastante mais facilitada, com menos confusão nas ligações.
Cpm.
-
- Curioso
Pessoal
Agradeço as vossas prontas respostas, e vou optar pela comutação com inversor,e è mais um avanço no meu conhecimento e electricidade!
Um forte abraço
Agradeço as vossas prontas respostas, e vou optar pela comutação com inversor,e è mais um avanço no meu conhecimento e electricidade!
Um forte abraço
Boa tarde,
Na minha opinião (e a solução que adopto e que é concordante com o colega josé calado), o melhor é o teleruptor ou aproveitar até e colocar uns reguladores de fluxo que existem para colocar no fundo das caixas de aparelhagem ou caixas de derivação, pois não corremos o risco de enganar nas ligações nos inversores, e até porque o preço de um botão de pressão+regulador/teleruptor é inferior aos inversores, para além dos condutores que podemos poupar alguns metros de fio, dependendo da forma como se encontra entubada a instalação.
Na minha opinião (e a solução que adopto e que é concordante com o colega josé calado), o melhor é o teleruptor ou aproveitar até e colocar uns reguladores de fluxo que existem para colocar no fundo das caixas de aparelhagem ou caixas de derivação, pois não corremos o risco de enganar nas ligações nos inversores, e até porque o preço de um botão de pressão+regulador/teleruptor é inferior aos inversores, para além dos condutores que podemos poupar alguns metros de fio, dependendo da forma como se encontra entubada a instalação.
Não.
Pode ser com teleruptor ou regulador de fluxo
Eu costumo optar pelo regulador de fluxo, não se ouve o barulho do relé do teleruptor (porque é electrónico) e permite fazer regulação para circuitos com transformadores electronicos ou lampadas incandescentes (só não funcionam com lampadas económicas).
Os que eu uso costumam ser da CET, mas existem outras marcas.
Permitem ligar até 500W, o que é quase sempre suficiente para as mais diversas situações.
Pode ser com teleruptor ou regulador de fluxo
Eu costumo optar pelo regulador de fluxo, não se ouve o barulho do relé do teleruptor (porque é electrónico) e permite fazer regulação para circuitos com transformadores electronicos ou lampadas incandescentes (só não funcionam com lampadas económicas).
Os que eu uso costumam ser da CET, mas existem outras marcas.
Permitem ligar até 500W, o que é quase sempre suficiente para as mais diversas situações.
-
- Curioso
Amigos podem por favor por umas imagem ou fotos destes materiais que usam ?
Fiquei um pouco confuso com o material que o nosso amigo ferralhas indicou!
Desde jà agradeço
Fiquei um pouco confuso com o material que o nosso amigo ferralhas indicou!
Desde jà agradeço
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
e se fosse possivel o esquema multifilar ... bem isso é que era ...
obrigado ,
o vosso aluno
obrigado ,
o vosso aluno
Na minha opinião penso que os inversores se torna mais simples de fazer as ligações mas como ja alguem disse com o telerruptor gastas menos fio nas ligações. Tens que ver a tubagem lá tá.
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times