Gerador com arranque automatico por falta de água

Responder
electronick
Curioso
Curioso
Registado: 13 ago 2008, 11:50
Been thanked: 2 times

Gerador com arranque automatico por falta de água

Mensagem por electronick »

Tenho um gerador num terreno horticula, porque não tenho EDP e gostava que ele arrancasse e parasse automaticamente, mas não por falta de electricidade, mas sim atravez da boia que tenho num deposito de 3.000 litros de água. Tenho um furo de captação de água que mete para esse deposito e como tem um boiador com ligaçao a bomba, gostava que o deposito quando pedisse para a bomba funcionar que arrancasse tambem com o gerador e quando a mesma boia desse indicação de paragem da bomba, desse o stop ao gerador através do selenoide, isto porque eu tenho rega automatica, com um programador a pilhas e atravez do depósito, que está num nivel mais alto em relaçao ao terreno a regar e não se encontra lá ninguem para meter o gerador a trabalhar quando acabar a água no depósito e também não dá para ir lá vários vezes no mês, por ser longe da minha residencia. Já ouvi falar de uns modulos MTA, MTR e MTE que creio são contactos secos e temporizados, só não sei em relação ao motor de arranque, como ele entende que o gerador arrancou para ser desligado, se é por temporizaçao ou por detecçao da tensao do alternador e gostava também de contemplar o circuito de varias tentativas, para o gerador arrancar se não pegar à primeira e ser inibido ao fim de 3 ou 4 tentativas de arranque, se houver problemas no motor. Sei que há centralinas que fazem a comutação de contactores com encravamento, por falta da EDP, mas aqui pretendo apenas uma ordem ao gerador, aproveitando o contacto do boiador para ligar e desligar a bomba em simultaneo com o gerador. Gostava que alguem me ajudasse com algum esquema, que eu podesse apenas retirar o circuito em questao e se me sabem dizer, onde poderei adquirir os modulos que referi atrás. Obrigado pela vossa atenção
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: Gerador com arranque automatico por falta de água

Mensagem por CF,Lda »

Amigo electronik
esclareça-me uma coisa que eu não entendi:
esse gerador não tem uma cordinha para puchar, de forma que o dito cujo entre em funcionamento?
Como pode ter motor de arranque se não dispõe de energia eléctrica (se tivesse não seria necessário o gerador)?
Cps
A.Castro
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Mensagem por Nelson_1492 »

......
Última edição por Nelson_1492 em 17 ago 2010, 20:20, editado 1 vez no total.
Cumprimentos
Nelson
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
CF,Lda Escreveu:
esclareça-me uma coisa que eu não entendi:
esse gerador não tem uma cordinha para puchar, de forma que o dito cujo entre em funcionamento?
Como pode ter motor de arranque se não dispõe de energia eléctrica (se tivesse não seria necessário o gerador)?
Cps
A.Castro
Pois bem, se tem motor de arranque tem uma bateria como nos veiculos que serve para por o motor térmico em marcha.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "electronick"

"Tenho um gerador num terreno horticula, porque não tenho EDP e gostava que ele arrancasse e parasse automaticamente, mas não por falta de electricidade, mas sim atravez da boia "

Se tem o motor de arranque, é possível fazer o queres.

"só não sei em relação ao motor de arranque, como ele entende que o gerador arrancou"

Se o que li no teu projecto de "eolico" é teu, então sabes que tens um sistema de carga para a bateria, e aí sabes que está em funcionamento.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
electronick
Curioso
Curioso

Boas amigo Mário, o gerador tem motor de arranque e selenoide para parar o motor, nao tenho centralina nem mais nenhum circuito electrónico para o comandar automaticamente, daí eu ter necessidade de encontrar um esquema para fazer arrancar automaticamente com o motor de arranque, mas que ele entenda que pegou para depois o motor de arranque ser desligado. Para o parar é simples, quando a bóia do depósito atingir o nivel para desligar a bomba do furo, também vai dar dar odem ao selenóide do motor para o fazer parar através de uma temporização que pode ser feita com um ic 555 durante 5 a 10 segundos.Para o arranque, também é usada a mesma bóia, mas aí nao se pode só dar ordem ao motor, mesmo com uma temporização, porque pode não pegar à primeira e ele tem de fazer pelo menos 3 tentativas de arranque e se nao pegar ao fim de 3 tentativas, ser inibido automaticamente para não haver mais ordem de arranque, isto para uma protecçao ao motor.Não queria instalar nenhuma centralina, porque não tenho EDP no terreno, apenas quero, quando o depósito peça água à bomba do furo, o motor entre em funcionamento para nunca faltar água.
Cumprimentos a todos
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "electronick"

Vamos por partes.

"o gerador tem motor de arranque"
E também tem alternador a 12V para cargar a bateria, correcto?

Cump.
Mário
electronick
Curioso
Curioso

Claro que tem alternador para carregar a bateria de arranque, motor de arranque e selenóide.
Cumprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
electronick Escreveu:Claro que tem alternador para carregar a bateria de arranque, motor de arranque e selenóide.
Cumprimentos
E quando o alternador começa a cargar a bateria (é como nos automoveis apaga a lampada de "ignição") ficas com o sinal que o motor está em funcionamento.

Cump.
Mário
electronick
Curioso
Curioso

Claro que sim, carrega como se fosse num carro.
Comprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Então tens 1 temporizador para dar ao arranque (creio que 2 a 3 segundos chega, (se for a diesel o motor tem que rodar 3 voltas e se for a gasolina 1,5)), depois tens o sinal (do alternador que carrega a bateria) a dizer que está em funcionamento. Também vais intercalar o contador de nº de arranques consecutivos que queres que ele tente.

Cump.
Mário
Fman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 ago 2010, 14:19

Mensagem por Fman »

Boas,

será que podes dizer a marca do gerador em questão?

normalmente um gerador tem esse tipo de comandos disponiveis... em bornes

:wink:

Fman
electronick
Curioso
Curioso

O gerador é da marca Ruggerini, mas é muito antigo, não tem qualquer circuito, apenas o alternador para carregar a bateria e o alternador de 220v AC de 32 Amperes. Como ninguem ainda me deu nenhum esquema para o que preciso, vou eu mesmo de ter de inventar o arranque com um IC contador e como medida de precaução um relé de 220v, para quando o gerador arrancar, ter tensao no relé e fazer também desligar a bobine de chamada do motor de arranque.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Não sei se percebeu a dica do Mario mas o que ele tenta explicar e que se o motor têm um alternador para fazer a carga de bateria por norma existe um sinalizador de carga que esta aceso quando o motor esta parado e apaga imediatamente apos a entrada em funcionamento do motor e é esta informação que pode usar para fazer desligar o motor de arranque mas mesmo assim será melhor usar outro dispositivo de proteção em conjunto porque no caso de rebentar a correia ou o alternador avariar não vai funcionar. Os motores de combustão normalmente tambem têm um sinalizador de pressão do oleo que tambem está aceso quando o motor esta parado e apaga logo que este entre em funcionamento penso que com estas duas informações que a maioria dos motores de combustão têm deve conseguir controlar o arranque.
electronick
Curioso
Curioso

Boas, o motor como é muito antigo não sensor de temperatura, mas há várias ipóteses de resolver a situação, alem da indicação do alternador quando começa a carregar a bateria e será sem duvida um sinal a retirar para fazer desligar o motor de arranque, vou ter de meter mais alternativas, um relé de 230V para atracar assim que o alternador de 230v começa a gerar corrente e ao atracar vai fazer também desligar a bobine de chamada do motor de arranque. A outra será por temporização, mas aqui vou ter de contemplar com 3 tentativas de arranque com temporização, porque o motor pode não pegar por qualquer razão à primeira, mas ao fim de 3 tentativas, tem de ficar inibido porque se ele não pega, vai estar sempre a tentar dar ao motor de arranque até esgotar a bateria. Pensei que alguem tivesse um esquema para facilitar o trabalho, mas se não encontrar vou ter de fazer um circuito electronico com contador e temporização.
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”