O que fazer por não poder estar numa inspecção da Certiel?

Responder
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

O que fazer por não poder estar numa inspecção da Certiel?

Mensagem por CAOR »

Boas a todos os colegas, gostaria que alguêm me esclarecesse se já aconteceu ao mesmo?de não poder estar numa inspecção no dia que a certiel marcou por motivos pessoais o que foi necessário para que estivesse outro tecnico presenteem vez do T.R. telefonei para a Certiel e dizem que não fazem alterações de do Dia da Certificação ( ao contrário já me aconteceu ir a Barrancos i telefonarem a dizerem que não podiam comparecer) alguêm dá uma dica? Cumprimentos.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: O que fazer por não poder estar numa inspecção da Certie

Mensagem por Josecalado »

Nesta situação é possível não estar presente, desde que esteja outro técnico habilitado, e desde que o TR que pediu a certificação da instalação passe uma declaração por si assinada, a autorizar a sua substituição.
Nessa declaração deve constar o nome do técnico e o seu nº de inscrição na DGE.

Cpm.
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva

Retirado do site da Certiel

P: Que documento deverá ser apresentado pelo Técnico Responsável que se apresenta na inspecção em substituição do Técnico Responsável pela execução da instalação?

R: O Técnico Responsável que se apresenta em substituição do Técnico Responsável pela execução da instalação deverá apresentar uma credencial por ele passada para acompanhar aquela inspecção.

Decreto-Lei 272/92, artigo 8º, ponto 2.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Na carta que enviam para casa, a marcar a data e a hora costuma ter as instruções para como fazer.
Por outro lado, quando fazemos o pedido de inspecção, logo após (por exemplo no 2º dia seguinte) é possivel negociar o dia de inspecção ou com a Certiel ou com a entidade inspectoda designada para o local. Agora , logo no dia anterior ou até mesmo na mesma semna é um pouco mais dificil, pela organização daquilo. Ao criarmos um buraco no plano deles, eles precisam de o ocupar com outra inspecção e daqui um pouco se eles fosse flexiveis a esse ponto era uma rebaldaria. Se o facto de termos uma inspecção marcada, já por si é um "morre de amores" pelos inspectores, imaginem o pessoal deste lado a "tentar" facilitar a vida às entidades inspectoras...
Já quando eles se atrasam 1/2h, os empreiteiros começam a bufar e nós no meio...
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Mensagem por Pollux »

Recentemente um colega meu, tentou adiar assim que recebeu a carta em casa e não conseguiu.
Teve que levar com uma reinspecção porque não conseguiu mandar ninguém em lugar dele.
No entanto, com uma procuração é possível enviar substituto.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Sim, após termos recebido a carta, desconheço alguma vez terem sido flexiveis.
Agora como eu disse, se mandarmos a carta e logo de seguida tentar negociar a data, isso é possivel, porque já fiz. Nestas alturas das férias ou em alturas de trabalhos programados fora, podemos prever com alguma precisão, que não vamos estar nas próximas semanas ou em determinados dias. Agora se acontecer um imprevisto e logo no dia da inspecção, muito dificilmente será trocado. Tentem colocar-se no papel deles e façam uma reflexão.
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36
Has thanked: 3 times

Mensagem por nsilva »

Boas pessoal.

Não tenho bem a ideia dos colegas.

Já por várias vezes fui abordado pelas entidades certificadoras a alterar datas da inspecção. Outras vezes tenho sido eu a solicitar alteração de datas e quer o LIQ, quer o ISQ até á data tem sido bastante flexiveis.

Cumprimentos.
ferralhas
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 14:58

Mensagem por ferralhas »

Concordo com o colega nsilva e nelmindo.

Já troquei algumas inspecções em que não podia estar presente, mas não é do tipo - peço inspecção e como vou de férias não posso estar presente (quem o faz parece estar a jogar na "lotaria" - pode ser que seja aprovada directa), ou então estar constantemente a pedir para alterar, ou pedir para alterar um dia ou dois antes da inspecção, ou no próprio dia - e nunca me foi rejeitado.

Há que ter bom senso, sabemos que ao pedir uma inspecção, à partida será vistoriada, e temos que estar preparados para estar presentes. Se pensarmos um bocadinho, eles tem que planear o trabalho deles, assim como nós planeamos o nosso...

Podemos sempre pedir a alguém para nos sbstituir, o que e muito estranho, logo nesse dia, não ter ninguém que nos faça esse favor....
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Mensagem por Pollux »

No caso que referi era uma situação de casamento.
Quem pediu e quem podia substituir foram a casamentos diferentes no mesmo dia, que era o da vistoria (isto sim é uma coincidência!).
O meu colega após ter recebido o aviso pediu para alterar a data mas, a boa vontade ficou-se pelo papel.
Felizmente não acontece o mesmo a todos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”