Telecontagem
-
- Curioso
- Registado: 29 abr 2007, 13:41
Telecontagem
Boas. Na instalação de dois blocos de apartamentos marca no projecto ITED 3 tubos de 25 a partir do ATI para os diversos contadores (água, Gás e Eléctricidade) mas num pormenpr tão pequeno que nem reparei pois as linhas a partir do ATI para as diversas tomadas estão bem visíveis e as linhas para a telecontagem estão num pormenor a parte, resumindo, eu não coloquei os ditos tubos para telecontagem e agora já não é possível pois os apartamentos estão em fase de acabamento. Consequências e solução ? Obrigado.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Telecontagem
Boas, não tem coluna colectiva??
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
A telecontagem nao é obrigatoria, mas recomendada.. A certificadora pode exigir essa tubagem por estar no projecto. Talvez o mais facil seja pedir essa alteraçao no projecto..
Está previsto ao longo do presente Manual, de uma forma opcional, a interligação das ITED a outros
serviços, nomeadamente aos de portaria e televigilância ou a instalação de tubagem para efeitos de telecontagem.
Para efeitos de tele-contagem, recomenda-se a interligação do ATE aos armários que contêm os
contadores de água, gás e electricidade.
Para efeitos de tele-contagem, recomenda-se que o ATI seja interligado aos armários que contêm os
contadores de água, gás e electricidade. Admite-se também que o ATI possa ser um ponto de interligação a
sistemas de videoportaria e televigilância.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Não tendo a certeza, penso que existem sistemas de telecontagem utilziando rede de telemoveis ou rede sem fios ja para os casos que nao haja ligação fisica
-
- Curioso
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
pele-vermelha Escreveu:Sim, tem coluna colectiva
e da coluna colectiva não consegues colocar os tubos para os contadores??
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
Já está tudo tapado. Mas já resolvemos a situação alterando o projecto uma vêz que ainda é uma opção. Obrigado a todos pela colaboração. 

Boas, aproveito o tópico para uma dúvida:
na ligação para telecontagem é possível usar a CEMU como caixa de passagem desses sinais?
n minha obra deixamos um tubo gris de 25 de cada caixa de contador até ao CEMU e deste, paralelo aos dois de 40 para PC, CC e FO colocamos outro de 40 para levar esses cabos até ao ATI (caso a interligação não se faça ao nível da CEMU). Podemos fazer isto ou terei de colocar um tubo paralelo de cada caixa de contador até ao ATI (sem passar pela CEMU).
Outra dúvida:
É obrigatório que da CEMU até ao ATI a conduta seja contínua e única? Posso colocar uma caixa de "visita" no percurso? Estava a pensar colocar uma caixa de apoio logo atrás do muro onde se situam as caixas de contadores e CEMU, onde iriam ter as tais 3 condutas de corrugado de 40, daí partiam para o ATI outros 2 de 40 (ou 50) e mais um de 63 para passar os tais eventuais de telecontagem mais os do video porteiro e controlo do portão. Posso fazer isto?
Desde já obrigado
na ligação para telecontagem é possível usar a CEMU como caixa de passagem desses sinais?
n minha obra deixamos um tubo gris de 25 de cada caixa de contador até ao CEMU e deste, paralelo aos dois de 40 para PC, CC e FO colocamos outro de 40 para levar esses cabos até ao ATI (caso a interligação não se faça ao nível da CEMU). Podemos fazer isto ou terei de colocar um tubo paralelo de cada caixa de contador até ao ATI (sem passar pela CEMU).
Outra dúvida:
É obrigatório que da CEMU até ao ATI a conduta seja contínua e única? Posso colocar uma caixa de "visita" no percurso? Estava a pensar colocar uma caixa de apoio logo atrás do muro onde se situam as caixas de contadores e CEMU, onde iriam ter as tais 3 condutas de corrugado de 40, daí partiam para o ATI outros 2 de 40 (ou 50) e mais um de 63 para passar os tais eventuais de telecontagem mais os do video porteiro e controlo do portão. Posso fazer isto?
Desde já obrigado
Boas, aproveito o tópico para uma dúvida:
Outra dúvida:
Desde já obrigado
Outra dúvida:
Desde já obrigado