Automação/Controlador
Re: Automação/Controlador
Sim o que eu queria dizer é que nesta situação que descrevi (um botão que controla todas as portadas) só irei utilizar uma entrada/saída do automato, correc to?
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Sobre o numero de saídas necessárias, tens a resposta no meu anterior post.
Para cada função de abrir/fechar portada, tens de ter um fio. Se tens uma portada, tens de ter 2 fios(2 saídas), se tens 2 portadas tens de ter quatro fios(quatro saídas(abre + fecha * 2))
Os interruptores ou botões de pressão é que podem ser ligados às entradas. Depois por programação(software) podes programar tipo:
toque rápido = Portadas abrem
toque prolongado = portadas fecham
2 toques seguidos = acende a luz
etc etc
Basicamente, o autómato vai substituir os botões que tens para controlar as portadas/luzes. Se para comandar a portada tens 2 botões, precisas de 2 saídas para a portada.
Em termos de interruptores de entrada, é que podes reduzir o numero de botões, pois podes fazer por software combinações de toques para controlar varias saídas.
Abraço
Sobre o numero de saídas necessárias, tens a resposta no meu anterior post.
Para cada função de abrir/fechar portada, tens de ter um fio. Se tens uma portada, tens de ter 2 fios(2 saídas), se tens 2 portadas tens de ter quatro fios(quatro saídas(abre + fecha * 2))
Os interruptores ou botões de pressão é que podem ser ligados às entradas. Depois por programação(software) podes programar tipo:
toque rápido = Portadas abrem
etc etc
Basicamente, o autómato vai substituir os botões que tens para controlar as portadas/luzes. Se para comandar a portada tens 2 botões, precisas de 2 saídas para a portada.
Em termos de interruptores de entrada, é que podes reduzir o numero de botões, pois podes fazer por software combinações de toques para controlar varias saídas.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
hummm acho que agora entendi.
Ou seja, se eu tiver 5 portadas, tenho de "ocupar" 5 saídas no automato.
O que posso depois fazer é ter apenas um botão para as controlar e nesse caso apenas preciso de "ocupar" uma entrada do autómato.
É isto?
Pode-se por exemplo também definir que um determinado circuito de iluminação com um toque liga por 15seg. (por exemplo), com 2 toques fica sempre ligado e com 3 toques desliga? Dá para fazer coisas deste género?
Ou seja, se eu tiver 5 portadas, tenho de "ocupar" 5 saídas no automato.
O que posso depois fazer é ter apenas um botão para as controlar e nesse caso apenas preciso de "ocupar" uma entrada do autómato.
É isto?
Isto é muito interessante, nunca tinha pensado nisto! Isto pode-se fazer com qualquer botão ou têm de ser botões "especiais". É que eu na minha suite estava a contar com cerca de 17 interruptores e sendo assim...toque rápido = Portadas abrem
Pode-se por exemplo também definir que um determinado circuito de iluminação com um toque liga por 15seg. (por exemplo), com 2 toques fica sempre ligado e com 3 toques desliga? Dá para fazer coisas deste género?
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
A ideia de multiplexar os botões com códigos de toques é boa, mas complica muita coisa. Alem disso, os autómatos por norma têm sempre mais entradas que saídas, por isso não terás problema em ligar entradas.
Abraço
Presta mais atenção ao que te dizem.Hugo RSF Escreveu:hummm acho que agora entendi.
Ou seja, se eu tiver 5 portadas, tenho de "ocupar" 5 saídas no automato....
Ora 5 portadas * 2 fios(um para subir outro para descer) tens quantas saídas???patinhofeio Escreveu:Boas.
...
...
Por programação pode fazer-se praticamente tudo, mas isso implica saber programar, e depois respeitar o programa.o toque rápido ou prolongado são banais de programar(mas implicam conhecimento de programação, óbvio) Os vários toques já implicam mais complexidade na programação e na operação. Por exemplo: dizes que se clicar 4 vezes em 3 segundos liga a luz; Mas se entretanto nesses 3 segundos a pessoa clicar mais lentamente e só clicar 3 vezes???nem todas as pessoas têm a mesma cadencia ao clicar em botões.Hugo RSF Escreveu:Isto é muito interessante, nunca tinha pensado nisto! Isto pode-se fazer com qualquer botão ou têm de ser botões "especiais". É que eu na minha suite estava a contar com cerca de 17 interruptores e sendo assim...patinhofeio Escreveu: toque rápido = Portadas abrem
A ideia de multiplexar os botões com códigos de toques é boa, mas complica muita coisa. Alem disso, os autómatos por norma têm sempre mais entradas que saídas, por isso não terás problema em ligar entradas.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Mas o problema das saídas do atómato resolve-se com.... mais saídas, coorecto? Ou seja há automatos que se podem juntar saídas e mais saídas não há? Eu não percebo muito disto...
A programação não é problema, nisso derrenras-mo bem. Na electricidade é que já não, mas também nao quero ser eu a montar isto tudo, terá de ser um electricista, mas quero perceber o mínimo porque acho que não um electriista de vão de escada que sab montar este sistema... sigo eu...
Para a iluminaão também são precisos 2 fios por lampada (digamos assim)?

A programação não é problema, nisso derrenras-mo bem. Na electricidade é que já não, mas também nao quero ser eu a montar isto tudo, terá de ser um electricista, mas quero perceber o mínimo porque acho que não um electriista de vão de escada que sab montar este sistema... sigo eu...
Para a iluminaão também são precisos 2 fios por lampada (digamos assim)?
Peço desculpa por voltar a este tema mas queria mesmo perceber como isto funciona.
Para o efeito fiz um "boneco" para me dizerem se será esta a ideia:

Ou seja, se quiser comandar o que está no desenho precisarei de um automato com 30 saídas, correcto? Depois definir as entradas e nofinal programa-se "a coisa" para dizer que a entrada Ix quando pressionada por 3seg. liga o circuito de iluminação Y e fecha a portada Z e por aí fora.
Será isto?
Para o efeito fiz um "boneco" para me dizerem se será esta a ideia:

Ou seja, se quiser comandar o que está no desenho precisarei de um automato com 30 saídas, correcto? Depois definir as entradas e nofinal programa-se "a coisa" para dizer que a entrada Ix quando pressionada por 3seg. liga o circuito de iluminação Y e fecha a portada Z e por aí fora.
Será isto?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Se forem portadas, é possivel que só precises de uma saída. On portada queres aberta, Off portada fechada. Se forem estores, aí sim é obrigatório teres duas saídas, porque em qualquer momento podes colocar o estore à altura que quizeres. Nas portadas, o normal é estarem ou abertas ou fechadas. Um sinal digital ON/OFF serve bem para as utilizações.
Para as restantes utilizações só precisas de uma saída. Para uma tomada, uma saída. Para iluminação, uma saída. No screen a mesma coisa. Ou queres o screen aberto ou queres o screnn fechado, logo uma saída.
Reduzes logo para metade das saídas que pretendes.
Para as restantes utilizações só precisas de uma saída. Para uma tomada, uma saída. Para iluminação, uma saída. No screen a mesma coisa. Ou queres o screen aberto ou queres o screnn fechado, logo uma saída.
ahhh boa!!!nelmindo Escreveu:Se forem portadas, é possivel que só precises de uma saída. On portada queres aberta, Off portada fechada. Se forem estores, aí sim é obrigatório teres duas saídas, porque em qualquer momento podes colocar o estore à altura que quizeres. Nas portadas, o normal é estarem ou abertas ou fechadas. Um sinal digital ON/OFF serve bem para as utilizações.
Mas as portadas são mesmo de 2 fios porque podem estar abertas a 50% por exemplo. No screen, na iluminação e nas tomadas é que podem então ser só uma saída o que realmente diminui bastante as saídas!

E relativamente à iluminação, eu posso colocar numa única saída um circuito de iluminação, certo? Ou seja, mais que um ponto de luz, ou preciso de ter um ponto de luz para casa saída?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O que consideras ponto de Luz? Um conjunto de lâmpadas a ligarem/desligarem ao mesmo tempo? Se sim, cada ponto de luz então uma saída.Hugo RSF Escreveu:ahhh boa!!!nelmindo Escreveu:Se forem portadas, é possivel que só precises de uma saída. On portada queres aberta, Off portada fechada. Se forem estores, aí sim é obrigatório teres duas saídas, porque em qualquer momento podes colocar o estore à altura que quizeres. Nas portadas, o normal é estarem ou abertas ou fechadas. Um sinal digital ON/OFF serve bem para as utilizações.
Mas as portadas são mesmo de 2 fios porque podem estar abertas a 50% por exemplo. No screen, na iluminação e nas tomadas é que podem então ser só uma saída o que realmente diminui bastante as saídas!![]()
E relativamente à iluminação, eu posso colocar numa única saída um circuito de iluminação, certo? Ou seja, mais que um ponto de luz, ou preciso de ter um ponto de luz para casa saída?
Sim era isso... Por exemplo no hall de entrada, poss ter 5 luzes (vamos supor) e contorlar essas 5 luzes ao mesmo tempo usando apenas um saída...nelmindo Escreveu:O que consideras ponto de Luz? Um conjunto de lâmpadas a ligarem/desligarem ao mesmo tempo? Se sim, cada ponto de luz então uma saída.Hugo RSF Escreveu:ahhh boa!!!nelmindo Escreveu:Se forem portadas, é possivel que só precises de uma saída. On portada queres aberta, Off portada fechada. Se forem estores, aí sim é obrigatório teres duas saídas, porque em qualquer momento podes colocar o estore à altura que quizeres. Nas portadas, o normal é estarem ou abertas ou fechadas. Um sinal digital ON/OFF serve bem para as utilizações.
Mas as portadas são mesmo de 2 fios porque podem estar abertas a 50% por exemplo. No screen, na iluminação e nas tomadas é que podem então ser só uma saída o que realmente diminui bastante as saídas!![]()
Não é possível?

há oito entradas digitais (para receber sinais discretos como os provenientes de chaves auxiliares, relés, botões, sensores de proximidades, chaves de fim de curso etc. há também 4 saídas que produzem o mesmo tipo de sinal, por contato "seco" de relés internos.Hugo RSF Escreveu:Boas!
Gostaria de saber se alguém aqui sabe como funciona o controlador LOGO! da Siemens. Pelo que sei tem 8 entradas e pode-se programar "à medida".
Este tipo de controladores como funcionam? Se tem 8 entradas significa basicamente que eu posso lá ligar "coisas" (aparelhos, interruptores, etc) e depois, via programação posso controlá-los? É para isto que serve este género de coisas?
Obrigado!
As saídas irão ser atuadas ou não em função da condição dos elementos ligados às entradas e da programação feita no controlador.
Então o que se controla pelo controlador são as coisas ligadas às suas saída, a partir das coisas ligadas às suas entradas.
profranco