Colocar disjuntores ou fusíveis em paralelo

Responder
vassili
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 mai 2010, 11:28

Colocar disjuntores ou fusíveis em paralelo

Mensagem por vassili »

Gostaria que me esclarecessem se é permitido legalmente utilizar disjuntores com as mesmas caracteristicas em paralelo, aplico a mesma pergunta para os fusíveis, pois se é permitido o uso de cabos em paralelo, também poderá fazer sentido que o uso de disjuntores ou de fusíveis, pois existirá uma divisão de correntes.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Colocar disjuntores ou fusíveis em paralelo

Mensagem por Duzia12 »

O corte tem de ser omnipolar

Dada a gama de disjuntores até 2500 A ou mais isso não se justifica. Até que fica mais caro.

Admito que dois fusíveis de 1000A em paralelo, seja uma solução económica, mas...aplicação...prática
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

será que faz algum sentido esta pergunta?

a que propósito se haviam de instalar disj. ou fusíveis em paralelo?

ohmico
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

Mensagem por jose cardoso »

ate eu ja me perguntei muitas vezes o porque de usar 2 fusiveis em paralelo, e por experiencia propria continuo na duvida.
é assim, trabalho com material de som e luz profissional, robos dimers amplificadores etc, e temos uns robos que importamos da china, que na 1º serie oa suportes de fusivel aqueciam e derretiam a solda e soltavam-se, apos termos reclamado com o fabricante, e depois de eu ter trocado n deles da placa para o chacis, eles na serie seguinte mandaram as mesmas placas mas com 2 fusiveis em paralelo, na altura eu ate me ri, mas o facto é que ate agora nunca mais isso aconteceu.

e esta?
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Isso foi uma solução à chinês. É evidente que ao colocar dois fusíveis em paralelo, a corrente divide-se pelos dois logo menos corrente a circular, menor aquecimento; mas o mal era e continua a ser um erro de calculo, quando se projecta uma placa ou um circuito temos que atender ás correntes que por ele vão circular e adequar os componentes a esses mesmos valores. Essa 1ª placa tinha bases de fusíveis inadequadas para a corrente que nelas passava logo aqueciam. A solução não é 2 fusíveis em paralelo mas sim adequar a base à corrente que nela circula. Deixou de ter aquecimento mas perdeu segurança de corte. O tempo de corte fica completamente alterado, nunca teremos a certeza que as correntes que estão a passar pelos fusíveis é igual, se houver um desequilíbrio e um fundir, o outro pode ainda demorar alguns segundos a fundir também o que equivale a comprometer a segurança do equipamento.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”