Quanto às CEE acho que é designação utilizada para as industriais correcto?
BOra lá aprender mais um pouco

Quanto às CEE, parece que sabes são aquelas vermelhas para trifásico e azuis para mono. Existem outras cores para tensão diferente da rede. As tomadas tipo "shuko" têm contacto de terra mas as normais não.zuga Escreveu:Mas afinal qual a diferença entre estes tres tipos de tomadas? Estive a ver o catalogo da Legrand e eles fazem referencia a monofásicas tipo Shucko e normais! mas nas fotos parecem-me todas iguais!
Quanto às CEE acho que é designação utilizada para as industriais correcto?
BOra lá aprender mais um pouco
Sim Sr. Gostei da explicação e fiquei completamente esclarecido acerca da dúvida que tinha.nelmindo Escreveu:Estavas mesmo a pedi-las... LOLOLOLOL (...) (normais para mim são todas...)
ou não. A algumas fichas francesas são também do tipo E, logo não são compativeis as tomadas com o tipo F, porque a gola é redonda e não deixa passar os pinos metálicos do terra da tomada do tipo F (é preciso ter dois canais).zuga Escreveu:Sim Sr. Gostei da explicação e fiquei completamente esclarecido acerca da dúvida que tinha.nelmindo Escreveu:Estavas mesmo a pedi-las... LOLOLOLOL (...) (normais para mim são todas...)
Agora surgiu-me outra dúvida, se dizes que as fichas "F" são utilizadas em França e em Portugal, porque raio é que não consigo utilizar aparelhos franceses em Portugal?! Parece-me que é o pino de "Terra" que tem diferenças...
A tomada é fixa (pode ser macho ou fêmea) e a ficha é amovível (também pode ser macho ou fêmea).
Por favor, não use o titulo o qual não exerço.jacc123456 Escreveu:E agora queria pedir ao eng.º nelmindo para explicar qual a diferença entre fixa e amovivel...A tomada é fixa (pode ser macho ou fêmea) e a ficha é amovível (também pode ser macho ou fêmea).