Ligação em Sistema TN-S

Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Ligação em Sistema TN-S

Mensagem por Rocha_28359 »

Boa tarde pessoal mais uma vez venho aqui solicitar a vossa ajuda,

Na minha empresa pediram me para instalar uma maquina nova, telefonei para o representante da maquina em portugal e ele deu me as caractristicas da maquina, mas disse que para instalar a maquina na nossa oficina nos tinhamos de ter um sistema de ligação em TN-S, já tive a pesquisar na net e o sistema TN_s e o neutro está ligado directamente a terra de serviço...

Como faço para saber que tipo de sistema de ligação tenho nas oficinas???

Posso mudar o sistema de ligação para colocar este equipamento a trabalhar???

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Ligação em Sistema TN-S

Mensagem por joaoosvaldo »

Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde pessoal mais uma vez venho aqui solicitar a vossa ajuda,

Na minha empresa pediram me para instalar uma maquina nova, telefonei para o representante da maquina em portugal e ele deu me as caractristicas da maquina, mas disse que para instalar a maquina na nossa oficina nos tinhamos de ter um sistema de ligação em TN-S, já tive a pesquisar na net e o sistema TN_s e o neutro está ligado directamente a terra de serviço...

Como faço para saber que tipo de sistema de ligação tenho nas oficinas???

Posso mudar o sistema de ligação para colocar este equipamento a trabalhar???

Cumprimentos
Rocha
Não vejo razão nenhuma para uma máquina funcionar no esquema de ligação à terra TN-S e não funcionar no TT!!! :? Alguma coisa deve estar a escapar! Que máquina é que é?

Para ver se a instalação é TN veja se nos quadros eléctricos o barramento de neutro está "shuntado" com o de protecção.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Tens de desligar o "shunt" neutro-terra e colocar um diferencial regulável até 2 A

Se a máquina tiver uma "fuga" superior ao normal ´só instalando sistema TN

Mas na prática há diferencias reguláveis até 20 A é uma questão do valor da resistência de terra.
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Boa tarde Osvaldo,

Desde já agradeço a sua disponibilidade para responder aos meus post's, a máquina é um torno de fosso.

A maquina vem directamente da Alemanha, penso que esse seja o motivo pelo qual a instalação tem de ser TN-S.
Cumprimentos
Rocha
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Duzia 12 tenho de desligar o Shunt aonde??? PT ou quadro??? Coloco o diferencial aonde??

Desculpa Duzia mas fiquei um bocado confuso, nunca tive de fazer nada assim.........
Cumprimentos
Rocha
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O que eu quero dizer é que há máquinas com muitas fugas e se forem muitas máquinas, como numa tinturaria, pode usar-se o Sistema TN, que é o mais indicado e mais barato

Tens de medir na máquina se há "shunt" entre neutro e terra.

No sistema TN a partir de certas secções o c ondutor terra/neutro é o mersmo, daí o "shunt" no quadro da máquina
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde Osvaldo,

Desde já agradeço a sua disponibilidade para responder aos meus post's, a máquina é um torno de fosso.

A maquina vem directamente da Alemanha, penso que esse seja o motivo pelo qual a instalação tem de ser TN-S.
Para já veja nos quadros eléctricos tal como referi se existe ou não nos quadros shunt entre barramentos de neutro e terra! Se existir é mais simples porque cumpre o requisito do fabricante. Se não existir (caso do esquema de ligação à terra TT) pode ser que essa máquina tenha elevadas correntes de fuga tal como já foi referido e aí nesse caso a protecção diferencial deve ser correctamente dimensionada para evitar disparos intempestivos, mas ter em atenção que o valor da sensibilidade do dispositivo diferencial em conjunto com a resistência de terra devem ter valores de forma que não seja ultrapassada a tensão limite convencional de contacto UL.

UL = RT x sensibilidade do dispositivo diferencial.

Penso ser esta a solução!!!

TN-S: condutor de terra e de neutro separados (normalmente apenas nos circuitos finais é que é utilizado este esquema de ligação ao nível do quadro é que os barramentos de neutro e terra ficam shuntados). Neste esquema de ligação também são utilizados diferenciais.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Outro caso que fica Terra e neutro é quando a potencia da máquina é grande e tem que ter neutro para funcionar. O fabricante em vez de por transformador de 400/230V faz a ligação terra/neutro.

A vantagem é que passas "cabo" 3+terra e não 3+T+N, dado que o custo de mais um condutor em "neutro" pode ser elevado, tambem no transformador pode ser elevado o seu custo dada a sua potencia.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso não está muito claro
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Mário Escreveu:Boas

Outro caso que fica Terra e neutro é quando a potencia da máquina é grande e tem que ter neutro para funcionar. O fabricante em vez de por transformador de 400/230V faz a ligação terra/neutro.

A vantagem é que passas "cabo" 3+terra e não 3+T+N, dado que o custo de mais um condutor em "neutro" pode ser elevado, tambem no transformador pode ser elevado o seu custo dada a sua potencia.

Esse é o caso de ser utilizado condutor PEN (função de protecção e neutro no mesmo condutor). Mas volto a afirmar que em circuitos finais normalmente é TN-S (condutores de protecção e neutro separados) e neste caso utilizam-se diferenciais. Ter muita atenção aos comprimentos máximos!!!

Mas tal como o colega Mário disse às vezes pode ser vantajoso utilizar o PEN a nível económico devido às elevadas secções que possam estar envolvidas. E neste caso os dispositivos de protecção têm de ser tripolares porque não se pode "cortar o PEN" porque senão fica-se sem condutor de protecção no equipamento, sendo que esta também é uma vantagem em termos económicos visto que os dispositivos de protecção tripolares são geralmente mais baratos face aos tetrapolares (isto para o caso de alimentações trifásicas, para as monofásicas o raciocínio é idêntico).

Cump.
Mário
*a vermelho
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Salvo algum excepção, normalmente as instalações com esquema de ligação à terra TN são instalações TN-C-S, em que numa parte da instalação é TN-C (normalmente entre quadros eléctricos) e TN-S (nos circuitos finais).

Ter em atenção que no caso de utilização do PEN (esquema TN-C) este deve ter uma secção mínima de 10mm2 se de cobre e de 16mm2 se de alumínio.

Esta secção pode ser reduzida em casos especiais ver ponto seguinte das RTIEBT:

"546.2.1 No esquema TN, quando, nas instalações fixas, o condutor de protecção tiver uma secção não inferior a 10 mm², se de cobre, ou a 16 mm², se de alumínio, as funções de condutor de protecção e de condutor de neutro podem ser combinadas desde que a parte da instalação comum não esteja localizada a jusante de um dispositivo diferencial.
No entanto, a secção de um condutor PEN pode ser reduzida a 4 mm² desde que o cabo seja do tipo concêntrico obedecendo à respectiva Norma e que as ligações que garantem a continuidade sejam duplicadas em todos os pontos de ligação no percurso do condutor periférico. O condutor PEN concêntrico deve ser utilizado a partir do transformador e deve ser limitado às instalações que utilizem acessórios adequados a este tipo de cabo."

Sugiro a leitura do documento em anexo para outras eventuais dúvidas em relação ao TN.
Anexos
TN.pdf
(391.21 KiB) Transferido 346 vezes
Última edição por joaoosvaldo em 23 dez 2010, 18:29, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

E já agora como é que funciona, fase á massa, curto-circuito???????
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Duzia12 Escreveu:E já agora como é que funciona, fase á massa, curto-circuito???????
É isso mesmo. Ler documento em anexo do meu post anterior. :wink:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Não era nada disso. Como é que há perigo!! Qual a tensão a que ficam as massas supondo secção neutro= secção da fase

400= V, 230 V, 500 V, 35 V
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Duzia12 Escreveu:Não era nada disso. Como é que há perigo!! Qual a tensão a que ficam as massas supondo secção neutro= secção da fase

400= V, 230 V, 500 V, 35 V
Acho que a maior parte das vezes ninguém o percebe mesmo!!! E foi o que aconteceu mais uma vez não percebi a questão :? !!!

Se a pergunta é qual a tensão entre fase e massa são 230V em condições de funcionamento normais (mas não percebo onde quer chegar com isto!). Se a dúvida é em relação a como se consegue/garante a protecção neste esquema de ligação à terra o documento apresentado anteriormente é bem explicito e já agora deixo também o link para os documentos apresentados neste post realizado aqui no fórum:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=22&t=7842

E já agora em situação de defeito fase-massa com secções das fases iguais às do neutro a tensão de defeito é de 115V. Exemplo:
Anexos
TN defeito.jpg
TN defeito.jpg (32.27 KiB) Visto 5481 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Dúvidas”