Ligação em Sistema TN-S
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Ligação em Sistema TN-S
Boa tarde pessoal mais uma vez venho aqui solicitar a vossa ajuda,
Na minha empresa pediram me para instalar uma maquina nova, telefonei para o representante da maquina em portugal e ele deu me as caractristicas da maquina, mas disse que para instalar a maquina na nossa oficina nos tinhamos de ter um sistema de ligação em TN-S, já tive a pesquisar na net e o sistema TN_s e o neutro está ligado directamente a terra de serviço...
Como faço para saber que tipo de sistema de ligação tenho nas oficinas???
Posso mudar o sistema de ligação para colocar este equipamento a trabalhar???
Cumprimentos
Rocha
Na minha empresa pediram me para instalar uma maquina nova, telefonei para o representante da maquina em portugal e ele deu me as caractristicas da maquina, mas disse que para instalar a maquina na nossa oficina nos tinhamos de ter um sistema de ligação em TN-S, já tive a pesquisar na net e o sistema TN_s e o neutro está ligado directamente a terra de serviço...
Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Ligação em Sistema TN-S
Não vejo razão nenhuma para uma máquina funcionar no esquema de ligação à terra TN-S e não funcionar no TT!!!Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde pessoal mais uma vez venho aqui solicitar a vossa ajuda,
Cumprimentos
Rocha

Para ver se a instalação é TN veja se nos quadros eléctricos o barramento de neutro está "shuntado" com o de protecção.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Tens de desligar o "shunt" neutro-terra e colocar um diferencial regulável até 2 A
Se a máquina tiver uma "fuga" superior ao normal ´só instalando sistema TN
Mas na prática há diferencias reguláveis até 20 A é uma questão do valor da resistência de terra.
Se a máquina tiver uma "fuga" superior ao normal ´só instalando sistema TN
Mas na prática há diferencias reguláveis até 20 A é uma questão do valor da resistência de terra.
-
- Velha Guarda
Boa tarde Osvaldo,
Desde já agradeço a sua disponibilidade para responder aos meus post's, a máquina é um torno de fosso.
A maquina vem directamente da Alemanha, penso que esse seja o motivo pelo qual a instalação tem de ser TN-S.
Desde já agradeço a sua disponibilidade para responder aos meus post's, a máquina é um torno de fosso.
A maquina vem directamente da Alemanha, penso que esse seja o motivo pelo qual a instalação tem de ser TN-S.
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Velha Guarda
Duzia 12 tenho de desligar o Shunt aonde??? PT ou quadro??? Coloco o diferencial aonde??
Desculpa Duzia mas fiquei um bocado confuso, nunca tive de fazer nada assim.........
Desculpa Duzia mas fiquei um bocado confuso, nunca tive de fazer nada assim.........
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Oficial
O que eu quero dizer é que há máquinas com muitas fugas e se forem muitas máquinas, como numa tinturaria, pode usar-se o Sistema TN, que é o mais indicado e mais barato
Tens de medir na máquina se há "shunt" entre neutro e terra.
No sistema TN a partir de certas secções o c ondutor terra/neutro é o mersmo, daí o "shunt" no quadro da máquina
Tens de medir na máquina se há "shunt" entre neutro e terra.
No sistema TN a partir de certas secções o c ondutor terra/neutro é o mersmo, daí o "shunt" no quadro da máquina
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Para já veja nos quadros eléctricos tal como referi se existe ou não nos quadros shunt entre barramentos de neutro e terra! Se existir é mais simples porque cumpre o requisito do fabricante. Se não existir (caso do esquema de ligação à terra TT) pode ser que essa máquina tenha elevadas correntes de fuga tal como já foi referido e aí nesse caso a protecção diferencial deve ser correctamente dimensionada para evitar disparos intempestivos, mas ter em atenção que o valor da sensibilidade do dispositivo diferencial em conjunto com a resistência de terra devem ter valores de forma que não seja ultrapassada a tensão limite convencional de contacto UL.Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde Osvaldo,
UL = RT x sensibilidade do dispositivo diferencial.
Penso ser esta a solução!!!
TN-S: condutor de terra e de neutro separados (normalmente apenas nos circuitos finais é que é utilizado este esquema de ligação ao nível do quadro é que os barramentos de neutro e terra ficam shuntados). Neste esquema de ligação também são utilizados diferenciais.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Outro caso que fica Terra e neutro é quando a potencia da máquina é grande e tem que ter neutro para funcionar. O fabricante em vez de por transformador de 400/230V faz a ligação terra/neutro.
A vantagem é que passas "cabo" 3+terra e não 3+T+N, dado que o custo de mais um condutor em "neutro" pode ser elevado, tambem no transformador pode ser elevado o seu custo dada a sua potencia.
Cump.
Mário
Outro caso que fica Terra e neutro é quando a potencia da máquina é grande e tem que ter neutro para funcionar. O fabricante em vez de por transformador de 400/230V faz a ligação terra/neutro.
A vantagem é que passas "cabo" 3+terra e não 3+T+N, dado que o custo de mais um condutor em "neutro" pode ser elevado, tambem no transformador pode ser elevado o seu custo dada a sua potencia.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- joaoosvaldo
- Team Apoio
*a vermelhoMário Escreveu:Boas
Esse é o caso de ser utilizado condutor PEN (função de protecção e neutro no mesmo condutor). Mas volto a afirmar que em circuitos finais normalmente é TN-S (condutores de protecção e neutro separados) e neste caso utilizam-se diferenciais. Ter muita atenção aos comprimentos máximos!!!
Mas tal como o colega Mário disse às vezes pode ser vantajoso utilizar o PEN a nível económico devido às elevadas secções que possam estar envolvidas. E neste caso os dispositivos de protecção têm de ser tripolares porque não se pode "cortar o PEN" porque senão fica-se sem condutor de protecção no equipamento, sendo que esta também é uma vantagem em termos económicos visto que os dispositivos de protecção tripolares são geralmente mais baratos face aos tetrapolares (isto para o caso de alimentações trifásicas, para as monofásicas o raciocínio é idêntico).
Cump.
Mário
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Salvo algum excepção, normalmente as instalações com esquema de ligação à terra TN são instalações TN-C-S, em que numa parte da instalação é TN-C (normalmente entre quadros eléctricos) e TN-S (nos circuitos finais).
Ter em atenção que no caso de utilização do PEN (esquema TN-C) este deve ter uma secção mínima de 10mm2 se de cobre e de 16mm2 se de alumínio.
Esta secção pode ser reduzida em casos especiais ver ponto seguinte das RTIEBT:
"546.2.1 No esquema TN, quando, nas instalações fixas, o condutor de protecção tiver uma secção não inferior a 10 mm², se de cobre, ou a 16 mm², se de alumínio, as funções de condutor de protecção e de condutor de neutro podem ser combinadas desde que a parte da instalação comum não esteja localizada a jusante de um dispositivo diferencial.
No entanto, a secção de um condutor PEN pode ser reduzida a 4 mm² desde que o cabo seja do tipo concêntrico obedecendo à respectiva Norma e que as ligações que garantem a continuidade sejam duplicadas em todos os pontos de ligação no percurso do condutor periférico. O condutor PEN concêntrico deve ser utilizado a partir do transformador e deve ser limitado às instalações que utilizem acessórios adequados a este tipo de cabo."
Sugiro a leitura do documento em anexo para outras eventuais dúvidas em relação ao TN.
Ter em atenção que no caso de utilização do PEN (esquema TN-C) este deve ter uma secção mínima de 10mm2 se de cobre e de 16mm2 se de alumínio.
Esta secção pode ser reduzida em casos especiais ver ponto seguinte das RTIEBT:
"546.2.1 No esquema TN, quando, nas instalações fixas, o condutor de protecção tiver uma secção não inferior a 10 mm², se de cobre, ou a 16 mm², se de alumínio, as funções de condutor de protecção e de condutor de neutro podem ser combinadas desde que a parte da instalação comum não esteja localizada a jusante de um dispositivo diferencial.
No entanto, a secção de um condutor PEN pode ser reduzida a 4 mm² desde que o cabo seja do tipo concêntrico obedecendo à respectiva Norma e que as ligações que garantem a continuidade sejam duplicadas em todos os pontos de ligação no percurso do condutor periférico. O condutor PEN concêntrico deve ser utilizado a partir do transformador e deve ser limitado às instalações que utilizem acessórios adequados a este tipo de cabo."
Sugiro a leitura do documento em anexo para outras eventuais dúvidas em relação ao TN.
- Anexos
-
- TN.pdf
- (391.21 KiB) Transferido 347 vezes
Última edição por joaoosvaldo em 23 dez 2010, 18:29, editado 1 vez no total.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
É isso mesmo. Ler documento em anexo do meu post anterior.Duzia12 Escreveu:E já agora como é que funciona, fase á massa, curto-circuito???????

-
- Oficial
Não era nada disso. Como é que há perigo!! Qual a tensão a que ficam as massas supondo secção neutro= secção da fase
400= V, 230 V, 500 V, 35 V
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Acho que a maior parte das vezes ninguém o percebe mesmo!!! E foi o que aconteceu mais uma vez não percebi a questãoDuzia12 Escreveu:Não era nada disso. Como é que há perigo!! Qual a tensão a que ficam as massas supondo secção neutro= secção da fase

Se a pergunta é qual a tensão entre fase e massa são 230V em condições de funcionamento normais (mas não percebo onde quer chegar com isto!). Se a dúvida é em relação a como se consegue/garante a protecção neste esquema de ligação à terra o documento apresentado anteriormente é bem explicito e já agora deixo também o link para os documentos apresentados neste post realizado aqui no fórum:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=22&t=7842
E já agora em situação de defeito fase-massa com secções das fases iguais às do neutro a tensão de defeito é de 115V. Exemplo:
- Anexos
-
- TN defeito.jpg (32.27 KiB) Visto 5487 vezes