Estou de acordo com este comentário. Mas queria só tirar a dúvida se a CERTIEL exige que nas caixas de coluna existam as 3 bases de fusíveis por cada saída?Mário Escreveu:Boas
Na portinhola ou caixa de coluna tem que ter os corta-circuitos (base de fusíveis) em trifásico e ligado electricamente. Ponto acente. Fica só um fusível.
Da saída dos corta-circuitos (base de fusíveis) se for monofásico é permitido o enfiamento de dois condutores, mas podem enfiar em trifásico.
Cump.
Mário
caixas coluna devem estar preparadas para saídas trifásicas?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: caixas coluna devem estar preparadas para saídas trifási
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Creio que sim, dado que "ligado electricamente" temos que ter as bases, mas basta um fusível se mono.
Cump.
Mário
Creio que sim, dado que "ligado electricamente" temos que ter as bases, mas basta um fusível se mono.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joaoosvaldo Escreveu:Estou de acordo com este comentário. Mas queria só tirar a dúvida se a CERTIEL exige que nas caixas de coluna existam as 3 bases de fusíveis por cada saída?Mário Escreveu:Boas
Na portinhola ou caixa de coluna tem que ter os corta-circuitos (base de fusíveis) em trifásico e ligado electricamente. Ponto acente. Fica só um fusível.
Da saída dos corta-circuitos (base de fusíveis) se for monofásico é permitido o enfiamento de dois condutores, mas podem enfiar em trifásico.
Cump.
Mário
A certiel não exige que tenhas seccionadores ou bases fusiveis trifásicos nas caixas de coluna (a não ser como é obvio que esteja indicado em projecto).
Em relação ás portinholas penso que é a mesma coisa. No entanto confesso que tenho algumas duvidas pois são situações muito mais raras (instalações antigas com baixadas mono ou baixadas aéreas mono).
Para baixada enterradas novas não á duvida que tens de ter seccionador trifásico pois o que chega é trifasico. Para linhas aéreas a terminar em portinhola "acho" que o seccionador pode ser monofásico (talvez exista alguma DMA da EDP a falar sobre o assunto).