Tilt & Pendente
Tilt & Pendente
Boas...
estou com uma dúvida relativamente a quando se deve calcular e ajustar os valores com a pendente... ao que eu entendo ao ler o manual este ajuste ao valores de sinal apenas é efectuado nos cálculos de uma rede de SMATV.
Nas redes de CATV e MATV não é necessário utilizar/verificar a pendente/tilt, apenas será necessário cumprir com os valores de atenuação e de sinal recomendados.
Atenção que estou a falar do caso de uma moradia unifamiliar.
Estou correcto?
Cumprimentos.
Pedro Neves
estou com uma dúvida relativamente a quando se deve calcular e ajustar os valores com a pendente... ao que eu entendo ao ler o manual este ajuste ao valores de sinal apenas é efectuado nos cálculos de uma rede de SMATV.
Nas redes de CATV e MATV não é necessário utilizar/verificar a pendente/tilt, apenas será necessário cumprir com os valores de atenuação e de sinal recomendados.
Atenção que estou a falar do caso de uma moradia unifamiliar.
Estou correcto?
Cumprimentos.
Pedro Neves
Eng. Electrotécnico
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Re: Tilt & Pendente
Penso que o tilt só se calcula para redes de S/MATV..
para CATV nao precisas de calcular isso, basta o operador saber as atenuçoes da tomada mais desfavoravel e se necessario, compensará o tilt com filtros indicados..
para CATV nao precisas de calcular isso, basta o operador saber as atenuçoes da tomada mais desfavoravel e se necessario, compensará o tilt com filtros indicados..
Eng. de electrónica e telecomunicações
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, no ITED2 Tilt já praticamente não existe, é calcular os valores das frequências (analógico) para RTP1 RTP2 SIC TVI da zona onde se vai construir o edifício, se na zona já houver TDT (digital) coloca-se antena de TDT e só se faz os cálculos para o canal 67!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Pode nao ser obrigado, mas o conceito de tilt está sempre presente. para ter os sinais nivelados na tomada é essencial compensar o tilt no amplificador a montante..
talvez na moradia nao seja notorio a diferença das baixas frequencias para as mais acima, mas num predio com splitters no ATE e ATI, vai se notar, e na minha opiniao, é importante ter esses calculos no projecto. e quando se fala em urbanizaçoes com amplificadores de distribuiçao, pior ainda..
sobre a TDT, epa, ainda nem todos tem TVs preparadas, nem sabem onde comprar os receptores, pessoalmente, e visto que as antenas sao basicamente as mesmas, misturava os sinais do analogico com o TDT, e depois era à vontade do fregues..
O manual ITED2 acho que nao tem muitas regras, nem "ensina" a projectar sistemas de recepçao. o pessoal que nao percebe muito disto talvez se sinta tentado a fazer um sistema muito rudimentar em projecto,quando obrigatorio, do tipo "poe-se uma antena e liga-se o fio ao Tap, com os calculos que o manual manda" o que legalmente ate pode estar correcto. mas tecnicamente está mal, e nao conseguem garantir os niveis minimos, nem a planicidade do espectro na tomada.
talvez na moradia nao seja notorio a diferença das baixas frequencias para as mais acima, mas num predio com splitters no ATE e ATI, vai se notar, e na minha opiniao, é importante ter esses calculos no projecto. e quando se fala em urbanizaçoes com amplificadores de distribuiçao, pior ainda..
sobre a TDT, epa, ainda nem todos tem TVs preparadas, nem sabem onde comprar os receptores, pessoalmente, e visto que as antenas sao basicamente as mesmas, misturava os sinais do analogico com o TDT, e depois era à vontade do fregues..
O manual ITED2 acho que nao tem muitas regras, nem "ensina" a projectar sistemas de recepçao. o pessoal que nao percebe muito disto talvez se sinta tentado a fazer um sistema muito rudimentar em projecto,quando obrigatorio, do tipo "poe-se uma antena e liga-se o fio ao Tap, com os calculos que o manual manda" o que legalmente ate pode estar correcto. mas tecnicamente está mal, e nao conseguem garantir os niveis minimos, nem a planicidade do espectro na tomada.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, o TILT no ITED2 já não são os tais 2db como no ITED1!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
nao estou a falar de haver limites, mas de calcular o tilt total, e ajustar o amplificador de mastro ou de cabeça para compensar o tilt calculado, e fazer com que o tilt seja o mais plano possivel na tomada.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, na pratica tens razão, mas eu estava a responder a nível de manual ITED2!carlos_cfr7 Escreveu:nao estou a falar de haver limites, mas de calcular o tilt total, e ajustar o amplificador de mastro ou de cabeça para compensar o tilt calculado, e fazer com que o tilt seja o mais plano possivel na tomada.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
sim eu percebi isso.. mas um bom projecto nao é so cumprir regras de obrigatoriedade.. é planear a melhor soluçao, ou ja que seja uma soluçao que funcione, já é bom.. 

- Varejo
- Team Apoio
Boas, no ITED2 tens de colocar os canais do emissor correspondente á zona e ai são baseados os cálculos nas frequências dos canais, se na pratica por exemplo o edifício é em Alenquer e metes para o emissor de Montejunto, que é o da zona, na pratica podes quase nem apanhar nada porque aquilo é um vale e pelo que a malta fala, é um bico de obra colocar lá MATV a funcionar em condições, por isso na pratica podemos ter os cálculos todos "bonitos", e na pratica mal se consegue ver o "bonecos" na TV!!