Estou presentemente a desenvolver um projecto final em Engª Electrotécnica na área de fortes, que consiste na implementação duma instalação eléctrica num edifico de habitação colectiva. Implementação essa que prevê no local, um sistema de aproveitamento de energia solar, como medida de racionalização energética.. Venho então por este meio solicitar-lhes uma ajuda
A ideia era ter um sistema fotovoltaico (de ligação a rede eléctrica) que racionaliza-se a energia electrica despendida no EHC ( edifício de habitação colectiva). neste caso seria so para os serviços comuns ( que vão andar a volta dos 17.25 kVA ou possivelmente 13.80 kVA)
Mas basicamente o que eu pretendia saber era:
- Qual de equipamento utilizado e as suas funções;
- Esquema de ligação do respectivo equipamento;.
-Tipo de cabos e protecções;
-Local onde possivelmente será instalado num EHC;
-Modo como o sistema se comporta com as necessidades energéticas do EHC.
- Ter acumuladores para reserva de energia Vs injectar direcatmente o exceso direcatmente na rede para venda a EDP
- como iria ser dimensionado o sistema referido
- Orçamento que iria rondar todo o equipamento.
de referir que este EHC e de 3 andares com garagem na cave e q em cada andar temos 4 fracções autónomas ( 1xT3,1xT2,2xT1).
desde já os meus sinceros agradecimentos.
sem mais assunto de momento despeço-me com os melhores cumprimentos.
Paineis Fotovoltaicos
Re: Paineis Fotovoltaicos
Olá
Isso é muita areia para a minha camioneta, mas um pesquisa na net deve encontrar-se alguma coisa
Um abraço
Isso é muita areia para a minha camioneta, mas um pesquisa na net deve encontrar-se alguma coisa
Um abraço
boas
acho que nao podes ligar energias alternativas as linhas da edp!
ou utilizas para consumo ou para venda directa.
...ou uma para venda e outra para consumo.
acho que nao podes ligar energias alternativas as linhas da edp!
ou utilizas para consumo ou para venda directa.
...ou uma para venda e outra para consumo.
Viva...tens que olhar para esse tipo de alimentação como se fosse um simples gerador.
Ao quereres ligá-lo á instalação terias que colocar um inversor de rede.
Arranjar muuuuuuiiiiiiito espaço para as baterias...colectores etc
Sim poderias fazer um contrato com a EDP para forneceres, mas a instalação e ramal tal como existe noutros edicifios continuaria a existir.
Um contador para as vendas e o grupo de contagem para as compras.
Em relação ao orçamento.....MUITAS mas MUITAS notas gordas, apesar de em menos de 10 anos(dependendo da zona, e da instalação) o investimento estar pago...o prazo médio de vida dos paineis anda á volta de 25 anos.
Cumprimentos
Ao quereres ligá-lo á instalação terias que colocar um inversor de rede.
Arranjar muuuuuuiiiiiiito espaço para as baterias...colectores etc
Sim poderias fazer um contrato com a EDP para forneceres, mas a instalação e ramal tal como existe noutros edicifios continuaria a existir.
Um contador para as vendas e o grupo de contagem para as compras.
Em relação ao orçamento.....MUITAS mas MUITAS notas gordas, apesar de em menos de 10 anos(dependendo da zona, e da instalação) o investimento estar pago...o prazo médio de vida dos paineis anda á volta de 25 anos.
Cumprimentos
Recomendo que dês uma vista de olhos ao programa SOLTERM5 do INETI. É o programa oficial para projectos do tipo solar térmico e fotovoltaico, e responde a todas as questões (financeiras inclusivé).
Recomendo a leitura do Decreto-Lei nº. 363/2007 de 2 de Novembro que estabelece o regime jurídico aplicável à produção de electricidade por intermédio de instalações de pequena potência (até 5.75 kW).
http://www.forumdourbanismo.info/images ... 807984.pdf
Cumprimentos,
Miguel
Recomendo a leitura do Decreto-Lei nº. 363/2007 de 2 de Novembro que estabelece o regime jurídico aplicável à produção de electricidade por intermédio de instalações de pequena potência (até 5.75 kW).
http://www.forumdourbanismo.info/images ... 807984.pdf
Cumprimentos,
Miguel
Última edição por Miguel P. em 22 jan 2008, 06:06, editado 1 vez no total.
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
O manual do SOLTERM5 pode ser consultado aqui:
http://www.ineti.pt/projectos/descricao ... d=13812&t=
Já dá para ter uma ideia da utilidade.
Bom trabalho
Miguel
http://www.ineti.pt/projectos/descricao ... d=13812&t=