caixas coluna devem estar preparadas para saídas trifásicas?

nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: caixas coluna devem estar preparadas para saídas trifási

Mensagem por nelmindo »

Estavamos desgraçados se todos os "devem", das regras não fossem obrigatórios...

"Devem", é bem diferente dos "recomenda-se".

Por exemplo no código da estrada:
Art4
Ordens das autoridades
1 - O utente deve obedecer às ordens legítimas das autoridades com competência para regular e fiscalizar o trânsito, ou dos seus agentes, desde que devidamente identificados como tal.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.

Pois, o utente não é "obrigado", mas se o não o fizer paga uma coima. Porra então onde está a nossa liberdade?

Por isso cuidado com estes argumentos junto dos inspectores. Eles tiram logo a pinta ao pessoal
pjlcoelho
Curioso
Curioso
Registado: 19 jul 2010, 11:33

Mensagem por pjlcoelho »

ecastro Escreveu:Viva

Devem não é o mesmo que obrigatório.

Segundo o Dicionário

"DEVEM"
3ª pess. pl. pres. ind. de dever

v. tr.
1. Estar obrigado a.
2. Ser necessário
Tem razão.

Erro meu de português

Por isso é mesmo obrigatório estarem sempre equipadas com saída trifásica.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Que é obrigatório que as caixas de coluna estejam preparadas para derivações trifásicas penso que não existem dúvidas. Mas também é certo que as caixas de coluna que existem no mercado (pelo menos as que conheço!) são para 2 ou 4 saídas e já têm espaço para serem 2 ou 4 saídas trifásicas respectivamente, até aqui tudo bem.

Mas a dúvida que ainda persiste é se devem estar instaladas 3 bases de fusíveis por cada saída já com os respectivos fusíveis em cada uma delas?? Para que no caso de uma entrada passar a trifásica ser apenas necessário passar uma nova canalização desde a caixa de coluna (à excepção de outros pormenores necessários mas para não gerar mais confusão falemos só nesta parte da canalização)!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
pjlcoelho
Curioso
Curioso

Mensagem por pjlcoelho »

joaoosvaldo Escreveu:Que é obrigatório que as caixas de coluna estejam preparadas para derivações trifásicas penso que não existem dúvidas. Mas também é certo que as caixas de coluna que existem no mercado (pelo menos as que conheço!) são para 2 ou 4 saídas e já têm espaço para serem 2 ou 4 saídas trifásicas respectivamente, até aqui tudo bem.

Mas a dúvida que ainda persiste é se devem estar instaladas 3 bases de fusíveis por cada saída já com os respectivos fusíveis em cada uma delas?? Para que no caso de uma entrada passar a trifásica ser apenas necessário passar uma nova canalização desde a caixa de coluna (à excepção de outros pormenores necessários mas para não gerar mais confusão falemos só nesta parte da canalização)!!!
Segundo:

803.4.10.2 As caixas de coluna devem ser previstas para a derivação de entradas trifásicas,
mesmo que, quando do seu estabelecimento, delas sejam derivadas apenas entradas
monofásicas.

Eu entendo a caixa de coluna como um conjunto, logo na minha opinião devem possuir base de fusivel trifásicas.

Mas gostava de saber mais opiniões.

Tanto quanto sei a quitérios só tem bases equipadas com saidas trifásicas
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Mensagem por apb »

Boas, o estar preparado para saidas trifasicas tem haver com os bornes de derivação das caixas de coluna existirem em numero suficiente, por forma a que estas permitam num futuro aumento de potencia de monofasico para trifasico, sem ser necessário alterar o "miolo" (bornes de derivação ou placas de derivação). Como tal não é necessário estarem aplicados os seccionadores e/ou bases de fusiveis.

Cumprimentos
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Mas a dúvida que ainda persiste é se devem estar instaladas 3 bases de fusíveis por cada saída já com os respectivos fusíveis em cada uma delas?? Para que no caso de uma entrada passar a trifásica ser apenas necessário passar uma nova canalização desde a caixa de coluna (à excepção de outros pormenores necessários mas para não gerar mais confusão falemos só nesta parte da canalização)!!![/quote]

Viva

Quando refere canalização quererá dizer cablagem?
Se sim, penso que será tudo em trifásico, excepto com "os respectivos fusiveis", que serão colocados pelo fornecedor em consonância com o contrato feito com o utilizador.
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Mensagem por apb »

A quando da certificação das caixas de coluna estas já estão preparadas ( e certificadas) para alimentações trifasicas, sendo da responsabilidade do instalador a colocação das bases e/ou seccionadores 1 para alimentações mono e 3 para alimentações trifasicas (e obviamente o neutro). Como tal não é necessário equipa-las com seccionadores trifasicos quando a canalização de alimentação é monofasica.

Esta é a minha opnião

Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

ecastro Escreveu:Mas a dúvida que ainda persiste é se devem estar instaladas 3 bases de fusíveis por cada saída já com os respectivos fusíveis em cada uma delas?? Para que no caso de uma entrada passar a trifásica ser apenas necessário passar uma nova canalização desde a caixa de coluna (à excepção de outros pormenores necessários mas para não gerar mais confusão falemos só nesta parte da canalização)!!!
Viva

Quando refere canalização quererá dizer cablagem?

Sim é a cablagem!

Se sim, penso que será tudo em trifásico, excepto com "os respectivos fusiveis", que serão colocados pelo fornecedor em consonância com o contrato feito com o utilizador.[/quote]

Ou seja a sua ideia é passar nas entradas logo cabos/condutores trifásicos!?

Eu continuo sem estar bem esclarecido! Para o pessoal que anda nas obras e já foi alvo de inspecções da CERTIEL o que é que os inspectores dizem em relação a isto?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

[

Ou seja a sua ideia é passar nas entradas logo cabos/condutores trifásicos!?

Viva
Na minha opinião, sim.
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Mensagem por MIG666 »

ecastro Escreveu: Ou seja a sua ideia é passar nas entradas logo cabos/condutores trifásicos!?

Viva
Na minha opinião, sim.
Nunca fizemos tal. Passar cablagem para trifásica quando à partida só se pretende monofásica.
É uma ideia interessante: o cliente muda de ideias, é só chamar a EDP ou outra companhia fornecedora e não tem mais que se preocupar com o electricista instalador. Os dois fios lá estão à espera, isolados com uns 'FORBOX'. Só me preocupa o facto de muitas vezes a instalação da cablagem excedente fique 'ad eternum'. Isto é: dezenas de anos, talvez, 'x' metros de fio gastos sem qualquer utilidade previsível. Faz-me recordar a triste ideia dos doutores nos obrigarem a passar um cabo de cinco fios para um comando, quando só precisamos de três.
Parece que agora já admitem usar o fio azul. Li isso aquí no forum. Só tenho pena não consiga voltar a encontrar o tópico. Já fiz várias buscas e não dei com nada.
Penso que nos estamos a esquecer que os recursos deste planeta não são ilimitados!
Desculpem o aparte mas, embalado nesta onda de prever o futuro, já pensei se não deveria ser obrigatório passar três fios para um normal interruptor, não vá o utilizador querer uma ligação tipo 'lustre': uma lâmpada para economizar no dia-a-dia, e várias lâmpadas para os dias de festa ou para receber convidados...
mig666
pjlcoelho
Curioso
Curioso

Mensagem por pjlcoelho »

MIG666 Escreveu:
ecastro Escreveu: Ou seja a sua ideia é passar nas entradas logo cabos/condutores trifásicos!?

Viva
Na minha opinião, sim.
Nunca fizemos tal. Passar cablagem para trifásica quando à partida só se pretende monofásica.
É uma ideia interessante: o cliente muda de ideias, é só chamar a EDP ou outra companhia fornecedora e não tem mais que se preocupar com o electricista instalador. Os dois fios lá estão à espera, isolados com uns 'FORBOX'. Só me preocupa o facto de muitas vezes a instalação da cablagem excedente fique 'ad eternum'. Isto é: dezenas de anos, talvez, 'x' metros de fio gastos sem qualquer utilidade previsível. Faz-me recordar a triste ideia dos doutores nos obrigarem a passar um cabo de cinco fios para um comando, quando só precisamos de três.
Parece que agora já admitem usar o fio azul. Li isso aquí no forum. Só tenho pena não consiga voltar a encontrar o tópico. Já fiz várias buscas e não dei com nada.
Penso que nos estamos a esquecer que os recursos deste planeta não são ilimitados!
Desculpem o aparte mas, embalado nesta onda de prever o futuro, já pensei se não deveria ser obrigatório passar três fios para um normal interruptor, não vá o utilizador querer uma ligação tipo 'lustre': uma lâmpada para economizar no dia-a-dia, e várias lâmpadas para os dias de festa ou para receber convidados...
Caro amigo MIG666 aqui estamos a discutir a interpretação que cada um faz sobre o regulamento de instalações eléctricas no caso as caixas de coluna.

Se os regulamentos existem devem ser cumpridos e interpretados correctamente.

Quanto às duvidas que coloca aqui, aconselho a criar um tópico par tal, mas digo-lhe já não me recordo de nenhum "doutor" obrigar a passar o cabo de 5 linhas para comando quando apenas precisa de 3 linhas.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Caixas de coluna, com as saídas preparadas para trifásico, é uma coisa.
A canalização desde a caixa de coluna e o contador/quadro electrico do cliente em trifásico é outra.
Só é obrigatório a primeira.
guillaume
Curioso
Curioso
Registado: 09 mai 2010, 18:41

Mensagem por guillaume »

boa tarde

ja agora aproveito para perguntar, ter as saidas preparadas para trifasico é?

preciso ter os tres suporte de fusivel e respectivos fios ligados a coluna?

obrigado
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Mensagem por MIG666 »

pjlcoelho Escreveu: Quanto às duvidas que coloca aqui, aconselho a criar um tópico par tal, mas digo-lhe já não me recordo de nenhum "doutor" obrigar a passar o cabo de 5 linhas para comando quando apenas precisa de 3 linhas.
Ao referir os "doutores" (da Certiel) fi-lo fora de contexto, pelo que peço desculpa. A arrogância dos ditos já aqui foi amplamente debatida.

Até há bem pouco tempo, para fazer uma comutação a cabo com três fios, teríamos usar cabo trifásico eliminando o azul e terra, que não poderiam ser usados como retornos, ainda que pintados ou enfitados. Não sei o que estabelece o novo regulamento. Conforme sugestão criei novo tópico. Vou passar a estar mais atento.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=8605
mig666
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Na portinhola ou caixa de coluna tem que ter os corta-circuitos (base de fusíveis) em trifásico e ligado electricamente. Ponto acente. Fica só um fusível.

Da saída dos corta-circuitos (base de fusíveis) se for monofásico é permitido o enfiamento de dois condutores, mas podem enfiar em trifásico.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”