caixas coluna devem estar preparadas para saídas trifásicas?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
caixas coluna devem estar preparadas para saídas trifásicas?
Boas.
As caixas de coluna devem estar preparadas para saídas trifásicas, isto que dizer que mesmo que a saída para um apartamento seja monofásica deve ser instalado na saída respectiva três bases de fusíveis e respectivos fusíveis sendo que apenas uma das bases será utilizada???
As caixas de coluna devem estar preparadas para saídas trifásicas, isto que dizer que mesmo que a saída para um apartamento seja monofásica deve ser instalado na saída respectiva três bases de fusíveis e respectivos fusíveis sendo que apenas uma das bases será utilizada???
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Re: caixas coluna devem estar preparadas para saídas trifási
Pois era a ideia que tinha embora não ande muito nas obras!!! É que tenho visto instaladores a colocar apenas uma base para as saídas monofásicas, enfimnelmindo Escreveu:Sim

Se podrem exclarecer isso agradecia, obrigado
Eu so tenho visto monofasico so com uam base fusivel.
Abraço
Abraço
Basta teres uma base ou seccionador fusivel mono conforme o ano do projecto. A caixa por norma tem que estar preparada (fabricada) para suportar saidas trifásicas mas não és obrigado a colocar bases ou seccionadores trifásicos (excepto se estiver no projecto9 quando apenas existem saidas monofásicas.guillaume Escreveu:Se podrem exclarecer isso agradecia, obrigado
Abraço
Precisas sempre de base ou seccionador.Duzia12 Escreveu:Se obedecer à regra do triângulo, nem precisa de bases fusíveis.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 set 2008, 22:27
Coma anulação da NP 1271 e 1272, as caixas de coluna são aquilo que o projectista entender, em função das caracteristicas e necessidades da sua instalação.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Isso não é bem assimantonio1969pt Escreveu:Coma anulação da NP 1271 e 1272, as caixas de coluna são aquilo que o projectista entender, em função das caracteristicas e necessidades da sua instalação.

Quando existe legislação o melhor é guiar-se por ela.
Este ponto esta bem explicito (ou não) no regulamento.
O regulamento diz e passo a citar:
803.4.6 Dimensionamento das colunas
803.4.6.1 A secção nominal das colunas deve ser determinada em função da potência a
fornecer às instalações eléctricas (de utilização) por elas alimentadas e dos respectivos factores
de simultaneidade, tendo em atenção as quedas de tensão, as intensidades de corrente
máximas admissíveis na canalização e a selectividade das protecções.
803.4.6.2 A secção nominal das colunas deve ser, pelo menos, igual à das entradas que delas
derivam.
803.4.6.2 As colunas devem ser trifásicas e não devem ter secção nominal inferior a 10 mm2.
803.4.6.3 As colunas devem ter, em regra, o mesmo número de condutores e a mesma secção
nominal ao longo de todo o seu percurso.
(....).
Devem não é o mesmo que obrigatório.
Na minha opinião devemos seguir o projecto aprovado, caso exista gralhas, erros ou não exista projecto é boa pratica dimensinar trifásico.
Este ponto esta bem explicito (ou não) no regulamento.
O regulamento diz e passo a citar:
803.4.6 Dimensionamento das colunas
803.4.6.1 A secção nominal das colunas deve ser determinada em função da potência a
fornecer às instalações eléctricas (de utilização) por elas alimentadas e dos respectivos factores
de simultaneidade, tendo em atenção as quedas de tensão, as intensidades de corrente
máximas admissíveis na canalização e a selectividade das protecções.
803.4.6.2 A secção nominal das colunas deve ser, pelo menos, igual à das entradas que delas
derivam.
803.4.6.2 As colunas devem ser trifásicas e não devem ter secção nominal inferior a 10 mm2.
803.4.6.3 As colunas devem ter, em regra, o mesmo número de condutores e a mesma secção
nominal ao longo de todo o seu percurso.
(....).
Na minha opinião devemos seguir o projecto aprovado, caso exista gralhas, erros ou não exista projecto é boa pratica dimensinar trifásico.
Mais um ponto que vale a pena sitar:
803.4.10 Caixas de coluna
As caixas de coluna devem satisfazer às regras indicadas nas secções 803.4.10.1 a 803.4.10.3.
803.4.10.1 As caixas de coluna devem ser instaladas nos andares correspondentes às
instalações eléctricas (de utilização) servidas pelas entradas que delas derivam e devem ser
dotadas de tampa com dispositivo de fecho que garanta a sua inviolabilidade.
803.4.10.2 As caixas de coluna devem ser previstas para a derivação de entradas trifásicas,
mesmo que, quando do seu estabelecimento, delas sejam derivadas apenas entradas
monofásicas.
Tal como no outro ponto aparece o "devem"
803.4.10 Caixas de coluna
As caixas de coluna devem satisfazer às regras indicadas nas secções 803.4.10.1 a 803.4.10.3.
803.4.10.1 As caixas de coluna devem ser instaladas nos andares correspondentes às
instalações eléctricas (de utilização) servidas pelas entradas que delas derivam e devem ser
dotadas de tampa com dispositivo de fecho que garanta a sua inviolabilidade.
803.4.10.2 As caixas de coluna devem ser previstas para a derivação de entradas trifásicas,
mesmo que, quando do seu estabelecimento, delas sejam derivadas apenas entradas
monofásicas.
Tal como no outro ponto aparece o "devem"
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Segundo o Dicionário