BOTONEIRA DE CORTE GERAL DE CORRENTE

Responder
Isaías Esteves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jul 2010, 18:38

BOTONEIRA DE CORTE GERAL DE CORRENTE

Mensagem por Isaías Esteves »

Boa tarde.
Sou novo nisto e então gostaria de saber se alguem me pode ajudar!!!
Constou-me que existe uma legislação que dá referencia ao uso obrigatório de Botoneira de corte geral de corrente para lojas comerciais a partir de determinada área.
Isto é verdade? Se sim gostaria que alguem me ajuda-se em qual é essa legislação.
Um muito obrigado

Sem mais de momento, atenciosamente
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: BOTONEIRA DE CORTE GERAL DE CORRENTE

Mensagem por Varejo »

Boas, a legislação é a que está na RTIEBT.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Mensagem por Nelson_1492 »

Boas.

Varejo Escreveu:Boas, a legislação é a que está na RTIEBT.
Qual é o artigo em questão ?

Encontro no 801.2.7.1.2.1 (para as instalações no interior das salas ou recintos de exibição)

Mas como o colega perguntou em relação às outras lojas comerciais em que artigo está isso referido ?.

Obrigado
Cumprimentos
Nelson
Jorze
Curioso
Curioso
Registado: 20 jul 2010, 18:59

Mensagem por Jorze »

Isaías Esteves Escreveu:Boa tarde.
Sou novo nisto e então gostaria de saber se alguem me pode ajudar!!!
Constou-me que existe uma legislação que dá referencia ao uso obrigatório de Botoneira de corte geral de corrente para lojas comerciais a partir de determinada área.
Isto é verdade? Se sim gostaria que alguem me ajuda-se em qual é essa legislação.
Um muito obrigado

Sem mais de momento, atenciosamente
se o quadro electrico nao estiver perto da porta de entrada/saida, sei que tem que levar uma botoneira,( na secçao 536.4.3 despositivos de corte de emergência) por disparo por falta de tensão, bobina MN
acompanhado de uma dupla sinalizaçao aberto fechado, que comprove o seu funcionamento.
disparo por emissão de corte utiliza uma bolina MX.
mais esclarecimentos CERTIEL. 213183200
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Mensagem por Nelson_1492 »

Boas,

A obrigatoriedade da botoneira de corte de emergência quando o quadro não está junto à entrada está
mencionada no 801.1.1.5, faz parte de um conjunto de regras comuns, em relação à questão de abertura
do tópico que se prende com uso obrigatório de botoneira de corte geral para lojas comerciais a partir de determinada área, não encontro nada sobre essa obrigatoriedade, parece depender somente da localização do quadro de entrada, alguém que comente caso esteja errado.

Cumprimentos.
Cumprimentos
Nelson
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Nelson_1492 Escreveu:Boas,

A obrigatoriedade da botoneira de corte de emergência quando o quadro não está junto à entrada está
mencionada no 801.1.1.5, faz parte de um conjunto de regras comuns, em relação à questão de abertura
do tópico que se prende com uso obrigatório de botoneira de corte geral para lojas comerciais a partir de determinada área, não encontro nada sobre essa obrigatoriedade, parece depender somente da localização do quadro de entrada, alguém que comente caso esteja errado.

Cumprimentos.
A obrigatoriedade só se impõe quando por razões técnicas, ou de arquitectura não é possível instalar o quadro geral junto à entrada da instalação.

Cpm.
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 jan 2011, 22:15
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por scconduto20c »

Boas,
Devo representar a botoneira de dupla sinalização para corte das ups, em que planta? apenas esquema unifilar?
Visualizando a imagem, que é uma botoneira de incêndio, como represento uma botoneira de dupla sinalização?
obrigado pela atenção
Cumprimentos, Sérgio Conduto
Anexos
botoneira de incendio.png
botoneira de incendio.png (71.05 KiB) Visto 3421 vezes
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Has thanked: 36 times
Been thanked: 29 times

Mensagem por Pedro Barradas »

scconduto20c Escreveu:Boas,
Devo representar a botoneira de dupla sinalização para corte das ups, em que planta? apenas esquema unifilar?
Visualizando a imagem, que é uma botoneira de incêndio, como represento uma botoneira de dupla sinalização?
obrigado pela atenção
Cumprimentos, Sérgio Conduto
Está escrever sobre uma botoneira deste tipo?
http://docdif.fr.grpleg.com/general/leg ... 388-06.pdf

Nas peças desenhadas do Projecto coloque a menção "UPS", para corte de energia da UPS ( se realmente existir uma UPS central).
Nas peças escritas descreve as funcionalidades da botoneira.
Quem cria renasce todos os dias...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”