Transformador Video-Porteiro

Responder
Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Transformador Video-Porteiro

Mensagem por Luisgomes »

estou com umas duvidas se alguem me puder ajudar agradecia

1ª Duvida - Será que me podes dizer se é ou não autorizado a colocação do transformador para um video-porteiro no quadro electrico ou tem que se colocar um quadro só pro efeito?

2ª Duvida - Outra duvida, o dijuntor diferencial da EDP tem obrigatoriamente que ficar no quadro junto a entrada principal da Habitação ou pode considerar-se como quadro principal um que esteja numa garagem e colocar ai o dijuntor da EDP'

3ª Duvida - Sei que se deve respeitar a distancia de 1 m de qualquer ponto de Agua pra aparelhagem electrica. A minha questão é que tenho um estoro electrico numa casa de banho e a ninha duvida é se posso deixar o interruptor de comando dentro do WC é que se for respeitar essa norma vou ter que o colocar no exterior e esteticamente não fica lá muito bem.

Espero ter-me explicado bem mas caso surjam algumas duvidas não exitem em perguntar
bruno costa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 jul 2010, 16:43

Re: Transformador Video-Porteiro

Mensagem por bruno costa »

1º desde que respeites os 30% de espaço livre não há problema
2º o disjuntor da edp tem ficar sempre no quadro principal ou seja ou quadro proxima da entrada principal da habitação.
3º para não existir embirrices por parte dos inspectores (certiel) toda a aparelhagem eléctrica coloco fora da casa de banho (excepto as tomadas), mas tem tudo a ver com os volumes da casa de banho.

Por isso nada melhor que ponhas alguém a fazer o trabalho que seja um técnico responsável, não te aventures e depois fazes asneira, e depois toca a partir ou nunca mais apareces na obra (conheço alguns) :)

espero que não sejas electricista, se fores consulta as regras técnicas.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”