Boas,
não se percebe o que vai fazer o neutro, se a bobine do contactor for como disseram de 380V.
Acho que só será possível fazer um diagnóstico em face do esquema do que está realmente montado, pois vê-se na foto que foi apresentada que a bóia não deve estar a atacar o contactor mas sim um relé de ..."nível"???
ohmico
Boia de nivel de electrobomba
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 abr 2010, 17:30
Re: Boia de nivel de electrobomba
A boia está ligada atraves dos bornes press
onde se pode ligar tambem o pressostato.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
pfred Escreveu:A boia está ligada atraves dos bornes press
Boas,
nesse caso a bóia mantém a bomba a trabalhar pelo contacto fechado, devendo parar quando o nível provocar a abertura do contacto da bóia.
Estando tudo bem ligado como parece, acho que, conforme já alguém disse, devia ser explorada a eventualidade da existência de indução no cabo.
Já agora..., o trajecto do cabo é aéreo, subterrâneo...? Será que é aéreo e existem linhas de AT nas imediações.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Pelo que percebi a bomba não desliga quando o cabo tem 150 metros, mas quando tem menos distancia, já desliga.
Se é isto que se passa e o comando do contactor é efectuado com o neutro no comando, para mim o disjuntor diferencial não funciona ou não está instalado, dado que tens o contactor a receber o "terra" o que faz de neutro e dá-te a condição de funcionamento.
Cump.
Mário
Pelo que percebi a bomba não desliga quando o cabo tem 150 metros, mas quando tem menos distancia, já desliga.
Se é isto que se passa e o comando do contactor é efectuado com o neutro no comando, para mim o disjuntor diferencial não funciona ou não está instalado, dado que tens o contactor a receber o "terra" o que faz de neutro e dá-te a condição de funcionamento.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Mário, não há neutro nem terra. Apenas as 3 fases. Não baralhes mais as cabeças à malta.
Quando falei no neutro, é a solução de poder ser colocado no quadro. Se tiver neutro lá, muda-se a bobine para 230, faz-se passar o neutro na bóia, e quando esta abrir, obrigatoriamente terá de desligar o contactor(já que o neutro no cabo de comando com 150mt não faz indução).
O problema, para mim está mais que diagnosticado. Resolvam como entenderem.
Abraço
Mário, não há neutro nem terra. Apenas as 3 fases. Não baralhes mais as cabeças à malta.

Quando falei no neutro, é a solução de poder ser colocado no quadro. Se tiver neutro lá, muda-se a bobine para 230, faz-se passar o neutro na bóia, e quando esta abrir, obrigatoriamente terá de desligar o contactor(já que o neutro no cabo de comando com 150mt não faz indução).
O problema, para mim está mais que diagnosticado. Resolvam como entenderem.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
só há indução quando há corrente e como o contacto da bóia não depende de induções, ao abrir deixa de haver corrente a circular no cabo portanto não não há condições para permanecer alguma auto-indução e o contactor cairia.
A existir indução terá que ser externa ao cabo.
Continuo a pensar que o contacto da bóia não estará a atacar directamente a bobine do contactor.
ohmico
só há indução quando há corrente e como o contacto da bóia não depende de induções, ao abrir deixa de haver corrente a circular no cabo portanto não não há condições para permanecer alguma auto-indução e o contactor cairia.
A existir indução terá que ser externa ao cabo.
Continuo a pensar que o contacto da bóia não estará a atacar directamente a bobine do contactor.
ohmico
ha cerca de um ano fiz um serviço em que alimentava uma bomba trifasica a cerca de 200 metros de distançia da habitação e a pedido do cliente fiz passar tambem um comando pelo mesmo cabo...
ou seja...
o cliente queria ligar e desligar a a bomba a partir de casa....
até aqui nada de extraordinario porque bastou usar um condutor de comando ao contactor e funcionava na perfeição...
um belo dia um familiar do cliente lembrou-se de abrir uma vala e acidentalmente atingiu o cabo mas de forma ligeira....
resultado....
mesmo sendo uma bobine a 380v, o contacto do condutor de comando com a terra fez accionar o contactor e a bomba esteve uns dois dias a tirar agua...
tambem fiquei baralhado com a situação e só depois de investigar o trajecto do cabo é que percebi o que se tinha passado e posso vos garantir que a bobine accionou mesmo sendo de 380v, mas o contacto com a terra serviu de neutro e o misterio era mesmo isso...
ou seja...
o cliente queria ligar e desligar a a bomba a partir de casa....
até aqui nada de extraordinario porque bastou usar um condutor de comando ao contactor e funcionava na perfeição...
um belo dia um familiar do cliente lembrou-se de abrir uma vala e acidentalmente atingiu o cabo mas de forma ligeira....
resultado....
mesmo sendo uma bobine a 380v, o contacto do condutor de comando com a terra fez accionar o contactor e a bomba esteve uns dois dias a tirar agua...
tambem fiquei baralhado com a situação e só depois de investigar o trajecto do cabo é que percebi o que se tinha passado e posso vos garantir que a bobine accionou mesmo sendo de 380v, mas o contacto com a terra serviu de neutro e o misterio era mesmo isso...
É linguagem corrente chamar-se indução à passagem de corrente entre dois condutores próximos.ohmico Escreveu:Boas,
...
ohmico
Maior ou menor há sempre alguma corrente de fuga entre dois conductores paralelos, pois formam um capacitor por onde a corrente alterna flui. Maior área das placas do capacitor=maior capacidade, logo menor resistividade à passagem da corrente alterna. Neste caso, um maior comprimento do cabo=maior capacidade.
Assim com o contacto da boia aberto ainda passa alguma corrente que alimenta um eventual contactor.
Por outro lado, um contactor ou relé, tem uma corrente de atraque superior à corrente de manutenção. Esta por sua vez tem que ser superior à corrente máxima de desactivação. Existe uma histérese.
No problema em análise poderá ser que, devido ao comprimento do cabo, exista corrente de fuga suficiente para manter o contactor atracado, mesmo depois da boia 'abrir'.
O teste sugerido da aplicação duma pequena lâmpada em paralelo ao contactor será elucidativo. (Eventualmente talvez se possa usar um condensador de 10 µF).
Mario escreveu: ''' o disjuntor diferencial não funciona ou não está instalado, dado que tens o contactor a receber o "terra" '''...
A corrente do (pequeno) contactor pode não ser suficiente para actuar o diferencial. Depende dos parâmetros respectivos.
mig666