Problema com circuitos de diferentes voltagens - Ajuda
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 jul 2010, 11:18
Problema com circuitos de diferentes voltagens - Ajuda
Antes de mais o meu background é de desenvolvimento de software, os meus conhecimentos de electrónica são básicos, mas nos meus tempos livres estou a desenvolver uma aplicação para o meu hobby que é rádio modelismo. Assim sendo na app que estou a fazer eu tenho a capacidade de poder mandar sinais através da porta paralela do pc, com isto eu consigo controlar um semáforo tipo F1, fiz um "proof of concept" com leds que funcionava, até aqui, tudo muito bem, depois quis aumentar as escala da coisa, passei a utilizar tiras de led de 12v o que descobri foi que estes semáforos deixaram de funcionar, após medir a tensão na fim do cabo que liga aos semáforos descobri que só tinha 3,30v, não era capaz de acender os leds. Após andar a vasculhar na net descobri uma solução possível que passava por ter um relé que quando tivesse corrente na bobina de 3v accionava o circuito de 12v. O problema é que aqui, Porto, não consigo encontrar esse tipo de relés. Será que posso resolver o problema de outra forma? ou tenho de deitar os semáforos que fiz ao lixo?
Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda que me possa levar a resolver este problema.
Ruben Monteiro
Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda que me possa levar a resolver este problema.
Ruben Monteiro
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Problema com circuitos de diferentes voltagens - Ajuda
Bom dia.
Não conhecendo o circuito, arrisco a dizer que o problema que estás a enfrentar é que os semáforos com tiras de leds não estão a receber a tensão correcta, isto porque a saída que está a alimentar os mesmos, não consegue fornecer a corrente exigida pelos leds, provocando por isso um abaixamento na tensão de alimentação.
A solução é simples. Precisas de um "driver". A solução que mencionaste serve perfeitamente, pois o que vai acontecer é que o relé vai servir de "driver" (um "driver" é um dispositivo que fornece a corrente necessária para alimentar determinado circuito ou parte de um circuito, sem alterar a tensão de alimentação). No entanto, existem no mercado, circuitos integrados que tem a mesma finalidade. É uma questão de procurares ou falares com alguém entendido, para te dar uma referência.
Não conhecendo o circuito, arrisco a dizer que o problema que estás a enfrentar é que os semáforos com tiras de leds não estão a receber a tensão correcta, isto porque a saída que está a alimentar os mesmos, não consegue fornecer a corrente exigida pelos leds, provocando por isso um abaixamento na tensão de alimentação.
A solução é simples. Precisas de um "driver". A solução que mencionaste serve perfeitamente, pois o que vai acontecer é que o relé vai servir de "driver" (um "driver" é um dispositivo que fornece a corrente necessária para alimentar determinado circuito ou parte de um circuito, sem alterar a tensão de alimentação). No entanto, existem no mercado, circuitos integrados que tem a mesma finalidade. É uma questão de procurares ou falares com alguém entendido, para te dar uma referência.
-
Obrigado pela resposta, o problema é que não conheço ninguém que tenha conhecimentos de electrónica que me possa ajuda, e nas lojas me que vou, não me ajudam, eu explico o problema, mas só me dizem que não tem o relé que preciso, mas também não mostram disponibilidade para me apresentar soluções alternativas, parece que não estão interessadas em vender produto.... É também por isso que estou a recorrer a este fórum
O circuito é muito básico, cada luz do semaforo tem uma ligação a um dos pinos da porta paralela, não existe PCB's nem chips nem nada, todo o control é feito através de chamadas de baixo nível na app, que basicamente "abre ou fecha" a corrente num determinado pino, ligando ou desligando a luz do semaforo
Cumps
O circuito é muito básico, cada luz do semaforo tem uma ligação a um dos pinos da porta paralela, não existe PCB's nem chips nem nada, todo o control é feito através de chamadas de baixo nível na app, que basicamente "abre ou fecha" a corrente num determinado pino, ligando ou desligando a luz do semaforo
Cumps
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Bem, uma vez que não tens PCB, se calhar, a melhor solução seria mesmo o relé. No entanto, tens de saber de a tal "app" conseguiria comutar o relé, ou seja, se conseguiria fornecer corrente suficiente (e lá estamos nós de volta ao mesmo problema
).
Já agora e apenas por curiosidade, o que é uma app?
Bem, uma vez que não tens PCB, se calhar, a melhor solução seria mesmo o relé. No entanto, tens de saber de a tal "app" conseguiria comutar o relé, ou seja, se conseguiria fornecer corrente suficiente (e lá estamos nós de volta ao mesmo problema

Já agora e apenas por curiosidade, o que é uma app?
- asena
- Velha Guarda
- Registado: 26 abr 2008, 19:00
- Contacto:
Olá Ruben,
é uma questão pertinente, aquela que coloca.
Os lojistas nem sempre sabem como fazer, ou então não querem perder tempo com isso.
Também há casos contrários, onde os mesmos são de uma mais valia incrivel.
Mas estamos cá para dar uma ajuda.
Veja este link, que tem 3 circuitos de exemplo.
http://www.antoniosergiosena.com/files/ ... r+rele.pdf
Penso que a partir daí já poderá dar um impulso para a solução.
é uma questão pertinente, aquela que coloca.
Os lojistas nem sempre sabem como fazer, ou então não querem perder tempo com isso.
Também há casos contrários, onde os mesmos são de uma mais valia incrivel.
Mas estamos cá para dar uma ajuda.
Veja este link, que tem 3 circuitos de exemplo.
http://www.antoniosergiosena.com/files/ ... r+rele.pdf
Penso que a partir daí já poderá dar um impulso para a solução.
Última edição por asena em 21 dez 2010, 16:38, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
Instagram
LinkedIn
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Como foi dito, para esse projecto, precisas de um driver. Algo que possa receber o sinal da porta paralela, e excite os led's através de uma tensão externa. A porta paralela tem uma corrente muito baixa, e por motivos de segurança, não deve ser usada para comandar cargas(led's ou seja o que for). A solução passa então por usar um driver. Poderás usar um chip como o asena colocou, ou podes consultar ESTE SITE que tem muitos esquemas de driver, tanto para entrada, como para saídas em porta paralela, porta serie, usb, etc etc. Tem também dicas de programação para quem quer fazer as app de comando.
Nesse caso em concreto, alem dos semáforos, podes adaptar sensores tipo feixe para detectar a passagem do modelo, e com isso fazer contagem de voltas, cronometragem de tempos, etc.
Em tempos fiz algo desse tipo, mas foi apenas para testes. Agora estou a desenvolver algo parecido, mas estou a tentar reduzir o numero de linhas(em vez de 17 linhas da porta paralela, usar apenas 2 em BUS rs485, e posteriormente via RF)
Qualquer duvida, dispõe.
Abraço
Como foi dito, para esse projecto, precisas de um driver. Algo que possa receber o sinal da porta paralela, e excite os led's através de uma tensão externa. A porta paralela tem uma corrente muito baixa, e por motivos de segurança, não deve ser usada para comandar cargas(led's ou seja o que for). A solução passa então por usar um driver. Poderás usar um chip como o asena colocou, ou podes consultar ESTE SITE que tem muitos esquemas de driver, tanto para entrada, como para saídas em porta paralela, porta serie, usb, etc etc. Tem também dicas de programação para quem quer fazer as app de comando.
Nesse caso em concreto, alem dos semáforos, podes adaptar sensores tipo feixe para detectar a passagem do modelo, e com isso fazer contagem de voltas, cronometragem de tempos, etc.
Em tempos fiz algo desse tipo, mas foi apenas para testes. Agora estou a desenvolver algo parecido, mas estou a tentar reduzir o numero de linhas(em vez de 17 linhas da porta paralela, usar apenas 2 em BUS rs485, e posteriormente via RF)
Qualquer duvida, dispõe.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
Antes de mais, queira agradecer a dicas e possíveis caminhos a seguir, mas não tive tempo para voltar a pegar no que pretendo construir e como tal não voltei aqui ao forúm. Assim que tiver mais desenvolvimentos eu "posto" aqui.
Mas o link do site brasileiro o circuito um é o exemplo que eu tinha já tinha implementado para testes com leds, eu quis foi fazer o mesmo com tiras de led de 12v.
Mais um vez muito obrigado pelas dicas.
"App" - é o diminutivo de application, coisa de programador que escrever muito em inglês
Mas o link do site brasileiro o circuito um é o exemplo que eu tinha já tinha implementado para testes com leds, eu quis foi fazer o mesmo com tiras de led de 12v.
Mais um vez muito obrigado pelas dicas.
"App" - é o diminutivo de application, coisa de programador que escrever muito em inglês