Transformadores...

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Transformadores...

Mensagem por Electro 99 »

Meus caros:

Falar-se dum transformador seco e falar-se de um transformador hermético, está-se a falar da mesma coisa?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Transformadores...

Mensagem por nelmindo »

Seco, significa que não tem óleo.
Hermético, significa que tem óleo, mas este não entra em contacto com o ar.

Um é barato e possibilidade de reparação
O outro tem como vantagem não aumentar o risco de incendio.

http://www.efacec.pt/PresentationLayer/ ... 809b21.pdf

Copiar e colar no browser e colocar parênteses rectos a rodear o último 1, porque não dá para fazer hiperligação, devido aos parênteses rectos.
Última edição por nelmindo em 23 jul 2010, 00:44, editado 1 vez no total.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Transformadores secos e herméticos são diferentes.
Os herméticos, basicamente são como os convencionais, só que são blindados e por isso não são susceptíveis de ter fugas de óleo, dispensando assim o reservatório.(transformadores herméticos não têm deposito de óleo, mas estão cheios de óleo na mesma)
Transformadores secos, são um tipo de transformados que normalmente são construídos em 3 cilindros(cada um para sua fase) e as ligações são todas visíveis no exterior, incluindo a ligação entre enrolamentos.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo 3 imagens. Por quantas palavras valerão???lol

Transformador convencional(julgo que estejam fora de circulação, pois novos já não vejo nada disto
Imagem

Transformador herméticoSão os mais usados no geral
Imagem

Transformador secoJulgo ser obrigatório deste tipo em edifícios que recebam publico(Tenho visto em escolas, hotéis)
Imagem
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que há de "gel de silicone" para não haver risco de incêndio.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

patinhofeio Escreveu: Transformador seco Julgo ser obrigatório deste tipo em edifícios que recebam publico(Tenho visto em escolas, hotéis)
Imagem
Num edifício recebendo público se o PT estiver instalado não incluído no respectivo edifício, ou seja, se estiver isolado em construção própria, não é obrigatório que seja seco. Mas se estiver integrado no edifício sim já é obrigatório desde que:

"0 emprego de equipamentos eléctricos contendo líquidos isolantes inflamáveis em quantidade superior a 25 l apenas é permitido em estabelecimentos industriais ou em locais afectos a serviços técnicos, nas condições indicadas na secção 422.5." (Ponto 801.1.1.9 das RTIEBT).

Isto em termos práticos obriga praticamente sempre, salvo raras excepções, ao uso de transformadores secos, porque normalmente os transformadores herméticos têm um volume de óleo superior aos 25 litros.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Dúvidas”