Correntes parasitas?

S Brás
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 14:56

Re: Correntes parasitas?

Mensagem por S Brás »

Viva.
A EDP factura a energia que consome, ou seja, se não houver passagem de corrente não o contador não roda. Não é devido aos 3V neutro-terra que vem o consumo.
Se é como indica "QUANDO DESLIGO O NEUTRO o problema cessa" continuo a achar que o problema pode estar nos interruptores/comutadores (ainda não percebi muito bem que tipo interruptores tem), pois ao desligar o neutro não está mais do que a fazer a vez de um interruptor.
Ajudava ainda se conseguisse colocar um esquema do circuito.
Portanto penso que o problema estará numa passagem ao neutro na instalação colectiva ou mesmo na rede de distribuição. Será possível ser a rede a introduzir estes valores na instalação?
Não estou a ver como problemas no resto da instalação podem acender lâmpadas. Ainda que o neutro estivesse com tensão um circuito aberto nunca acende lâmpadas.
Sem a lâmpada no circuito ainda tem essa tensão? Qual a corrente do circuito?
Coisas a fazer: trocar a lâmpada e ver se o problema se mantém. Trocar o interruptor e ver se o problema se mantém.
Pode disponibilizar um esquema do circuito.
pirilampo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jul 2010, 00:04

Mensagem por pirilampo »

Viva S Brás! Parece impossível não é???, :D mas não é!!!! Isto é uma cena de loucos! Nunca tinha ouvido falar destes problemas em instalações civis.
Mesmo retirando a lâmpada essa tensão mantêm-se e varia como AFIRMA o Kirchhoff :lol:
Estas tensões aparecem entre o sinal e o neutro.... com o comutador DESLIGADO. Relativamente ao esquema do circuito é uma comutação de escada simples. Entretanto a alimentação deste circuito também alimenta outras divisões da casa, mas os testes que tenho efectuado são totalmente isolados, tal como o Kirchhoff fez directamente do diferencial da companhia, eu também liguei os led's dessa forma e o fenómeno continua a acontecer.
Os comutadores são da Efapel, mas já testei o isolamento dos mesmos com um mega ohmímetro e estão SUPER BONS, até eu fiquei admirado porque os tinha como "Murraça".
Enfim, na Segunda-feira vou novamente partir a cabeça com este problema, mas já pedi ajuda a um profissionalão "reformado" que também me diz que não é possível isto estar a acontecer e afirma que o problema terá que estar na instalação... :wink:
A ver vamos, e até lá darei notícias.
Muito obrigado pela disponibilidade e desde já quero também manifestar a minha satisfação pelo interesse que este problema suscitou.
Bom Fim de Semana :wink: !!!
Kirchhoff
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 fev 2010, 21:31

Mensagem por Kirchhoff »

pirilampo Escreveu:Viva S Brás! Parece impossível não é???, :D mas não é!!!! Isto é uma cena de loucos! Nunca tinha ouvido falar destes problemas em instalações civis.
Mesmo retirando a lâmpada essa tensão mantêm-se e varia como AFIRMA o Kirchhoff :lol:
Estas tensões aparecem entre o sinal e o neutro.... com o comutador DESLIGADO. Relativamente ao esquema do circuito é uma comutação de escada simples. Entretanto a alimentação deste circuito também alimenta outras divisões da casa, mas os testes que tenho efectuado são totalmente isolados, tal como o Kirchhoff fez directamente do diferencial da companhia, eu também liguei os led's dessa forma e o fenómeno continua a acontecer.
Os comutadores são da Efapel, mas já testei o isolamento dos mesmos com um mega ohmímetro e estão SUPER BONS, até eu fiquei admirado porque os tinha como "Murraça".
Enfim, na Segunda-feira vou novamente partir a cabeça com este problema, mas já pedi ajuda a um profissionalão "reformado" que também me diz que não é possível isto estar a acontecer e afirma que o problema terá que estar na instalação... :wink:
A ver vamos, e até lá darei notícias.
Muito obrigado pela disponibilidade e desde já quero também manifestar a minha satisfação pelo interesse que este problema suscitou.
Bom Fim de Semana :wink: !!!

Exactamente o mesmo problema do pirilampo.
Comutador de escada simples (as ligações já foram todas refeitas e verificadas) e apenas alimenta estes led's. Interruptores Legrand em bom estado. Vários tipos e marcas de lampadas diferentes. A cablagem já foi toda substituida (inicialmente condutor H07V, e agora cabo VV). Eu já acho quase impossivel o problema ser da instalação.

Acho muito estranho a flutuação da tensão(19V, 31V, 49V). Para mim deve ser flutuações no neutro da instalação colectiva. O facto da tensão variar com o arranque do elevador intrigou-me. Para a semana vou investigar a instalações colectiva. Suspeito de defeitos à massa e possivelmente até no motor do elevador. Para a semana dou mais noticias.

Até lá, agradeço a ajuda de todos, e bom fim de semana.
pirilampo
Curioso
Curioso

Mensagem por pirilampo »

Olá a todos e boa semana de trabalho para quem o tem.
Estou a passar por aqui, só para dizer que só na quarta feira e que poderei ter alguma compreensão deste problema, assim espero.
Até lá ! :wink:
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Tens de ir á bruxa
Jorze
Curioso
Curioso
Registado: 20 jul 2010, 18:59

Mensagem por Jorze »

pirilampo Escreveu:Obrigado Josecalado e todos quantos participam neste tópico pelo interesse demonstrado por este assunto.
A alimentação é monofásica, os disjuntores são unipolares, está protegida com um diferencial 300ma, já experimentei também ligar com um diferencial de 30ma e como, depois de todas as medições efectuadas, fios substituídos, comutadores trocados, e circuito completamente isolado o problema continua a acontecer, eu questiono-me se não haverá alguma "CORRENTE DE FUGA" e facturação ao negro :shock: , no contador da EDP, ou até se o problema não estará nas lâmpadas de "led's" poderem ter algum problema de baixa impedância que resulte num desequilíbrio. "In Wikipédia" - A impedância de entrada , é o valor igual à diferença de potencial alternado aplicado na entrada de um circuito ou dispositivo electro-electrónico, dividida pela corrente alternada resultante. Agora pergunto-me, será possível isto acontecer com o interruptor desligado. Como aparecem 21, 25 ou 27 volt's se a fase está no interruptor e o mesmo desligado. Cheguei ao ponto de passar o neutro e a fase por fora do quadro para ver se evitava correntes de (indução electromagnética), mas o problema continua a acontecer. Ontem, com o quadro completamente desfiado montei a comutação por fora dos tubos e o problema desaparece o que me leva a pensar que o problema poderá estar nas lâmpadas, mas não me posso esquecer que o cliente tem pago enormidades de luz e que da EDP também podemos esperar deficiências nestes novos equipamentos digitais.
Não sei!!! Continuo à espera de resultados concretos que me dêem alguma indicação sobre o problema e agradeço desde já a TODOS, a vossa participação e experiência pessoal porque já me apercebi que afinal este não é um problema único.
Muito obrigado!
com a terra tambem se acende lampadas, bem pode ser N de coisas.
Jorze
Curioso
Curioso

Mensagem por Jorze »

Jorze Escreveu:
pirilampo Escreveu:Obrigado Josecalado e todos quantos participam neste tópico pelo interesse demonstrado por este assunto.
A alimentação é monofásica, os disjuntores são unipolares, está protegida com um diferencial 300ma, já experimentei também ligar com um diferencial de 30ma e como, depois de todas as medições efectuadas, fios substituídos, comutadores trocados, e circuito completamente isolado o problema continua a acontecer, eu questiono-me se não haverá alguma "CORRENTE DE FUGA" e facturação ao negro :shock: , no contador da EDP, ou até se o problema não estará nas lâmpadas de "led's" poderem ter algum problema de baixa impedância que resulte num desequilíbrio. "In Wikipédia" - A impedância de entrada , é o valor igual à diferença de potencial alternado aplicado na entrada de um circuito ou dispositivo electro-electrónico, dividida pela corrente alternada resultante. Agora pergunto-me, será possível isto acontecer com o interruptor desligado. Como aparecem 21, 25 ou 27 volt's se a fase está no interruptor e o mesmo desligado. Cheguei ao ponto de passar o neutro e a fase por fora do quadro para ver se evitava correntes de (indução electromagnética), mas o problema continua a acontecer. Ontem, com o quadro completamente desfiado montei a comutação por fora dos tubos e o problema desaparece o que me leva a pensar que o problema poderá estar nas lâmpadas, mas não me posso esquecer que o cliente tem pago enormidades de luz e que da EDP também podemos esperar deficiências nestes novos equipamentos digitais.
Não sei!!! Continuo à espera de resultados concretos que me dêem alguma indicação sobre o problema e agradeço desde já a TODOS, a vossa participação e experiência pessoal porque já me apercebi que afinal este não é um problema único.
Muito obrigado!
com a terra tambem se acende lampadas, bem pode ser N de coisas.
já exprimenraram lampadas normais de filamento para ver o que dá, porque os componetes electronicos dentro das lampadas ainda é uma coisa muito resente.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Não será fluorescência ou fosforescência das lâmpadas

http://intra.vila.com.br/revista2003/da ... encia.html
pirilampo
Curioso
Curioso

Mensagem por pirilampo »

Obrigado pela participação e quase que definitivamente se poderá dizer que o problema aparece e acontece, devido a um problema existente nas lâmpadas. Ao que tudo indica elas criam um campo electro magnético muito forte que faz com que elas próprias se acendam e se auto-alimentem "passo a redundância" e passo a compreensão exaustiva do problema que também deve incluir algum condensador mal dimensionado.
Este é um problema novo e recente e por isso relatei hoje ao revendedor que entretanto vai informar o vendedor de lâmpadas de marca Magnum Europe e "JBL salvo o erro". Tenho aqui as referências da lâmpada Magnum (MG28BR) GU10 1 W 240V 28 LED 7000K 60 Lumens e esta é a única ficha técnica que tenho. Já andei pela NET à procura disto e parece-me que isto é chinatanga, tal como me disse o revendedor... :lol:
Nesta loja e para lâmpadas desta marca é a primeira reclamação que acontece e embora ainda não tenha experimentado com novas lâmpadas que vou receber em troca, depois de mais um dia exaustivo de testes, a nossa compreensão vai no sentido deste acessório, MARTELADO :D .
Amanhã logo se verá e quando puser lâmpadas novas voltarei aqui para tentar perceber e também ajudar a esclarecer melhor esta cena.
P.S. Estou curioso para saber como é que o nosso amigo :!: Kirchhoff está a resolver o problema e espero novidades suas... :wink:
Um abraço :wink:
Jorze
Curioso
Curioso

Mensagem por Jorze »

pirilampo Escreveu:Obrigado pela participação e quase que definitivamente se poderá dizer que o problema aparece e acontece, devido a um problema existente nas lâmpadas. Ao que tudo indica elas criam um campo electro magnético muito forte que faz com que elas próprias se acendam e se auto-alimentem "passo a redundância" e passo a compreensão exaustiva do problema que também deve incluir algum condensador mal dimensionado.
Este é um problema novo e recente e por isso relatei hoje ao revendedor que entretanto vai informar o vendedor de lâmpadas de marca Magnum Europe e "JBL salvo o erro". Tenho aqui as referências da lâmpada Magnum (MG28BR) GU10 1 W 240V 28 LED 7000K 60 Lumens e esta é a única ficha técnica que tenho. Já andei pela NET à procura disto e parece-me que isto é chinatanga, tal como me disse o revendedor... :lol:
Nesta loja e para lâmpadas desta marca é a primeira reclamação que acontece e embora ainda não tenha experimentado com novas lâmpadas que vou receber em troca, depois de mais um dia exaustivo de testes, a nossa compreensão vai no sentido deste acessório, MARTELADO :D .
Amanhã logo se verá e quando puser lâmpadas novas voltarei aqui para tentar perceber e também ajudar a esclarecer melhor esta cena.
P.S. Estou curioso para saber como é que o nosso amigo :!: Kirchhoff está a resolver o problema e espero novidades suas... :wink:
Um abraço :wink:
desliga todos os equipamentos das tomadas e virifica se o problema ainda resiste.
pirilampo
Curioso
Curioso

Mensagem por pirilampo »

Viva Jorze e 24 / Dúzia!
Ainda não respondi propositadamente porque se vocês lessem os postes desde o inicio teriam percebido melhor a questão e não teriam repetido as questões já apresentadas e esmiuçadas.
Neste momento o assunto parece arrumado, embora ainda sem resultados práticos porque também ainda não tive possibilidades de experimentar outras lâmpadas de led's que o fornecedor ficou de arranjar, mas começo a ficar convencido que o problema se encontra nas lâmpadas.
Não me perguntem como é que elas geram 21/25/27 Volt's e pelo que diz o Kirchhoff, no caso dele, ainda geram mais, mas espero que o fornecedor me arranje dados técnicos que possam validar o problema.
O problema da fosforescência não se põe, mas agradeço a dica. Obrigado!
Este é efectivamente um problema novo que terá que ser explicado e resolvido pelo fabricante.
Mais uma vez o assunto fica adiado mais uma semana, esperando que na próxima semana haja novidades concretas.
Tenham um Bom Fim de Semana :wink: !
Fman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 ago 2010, 14:19

Mensagem por Fman »

Boas noite,

Já ouviram falar em "witricity", ....

Quem tiver curiosidade faça uma pesquisa no google..

Abraços,
Ajuda e serás ajudado...

:) :) :)
Fman
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Mensagem por PauloMalas »

Devido ao baixissimo consumo das lampadas LED, e tambem devido á "radiação" electromagnetica gerada pelos fios condutores, as ditas lampadas ficam parcialmente acesas. Portanto há consumo, indirecto.
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Jony
Curioso
Curioso
Registado: 01 out 2008, 22:58

Mensagem por Jony »

Boas caros colegas, eu nunca apanhei uma situação dessas mas ao ler este problema estava a pensar se não poderá ser indução no proprio tubo onde passa a cablagem, porque mesmo com o interruptor desligado a instalação tem corrente. Como é corrente alterna pode estar criar uma certa indução no fio de retorno e uma vez que o led é sensivel pode ficar ligeiramente aceso.
É uma opinião espero que ajude.
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Mensagem por PauloMalas »

sim, pode ser isto que esteja a acontecer, solução para isto nao há, so mesmo metendo resistencias de carga.
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”